in

O perfil de quem viaja sozinho e a era do egocentrismo digital

Viajar sozinho é tudo de bom! - Foto: Edurado Guollo @liveloventravel

A prática do egocentrismo digital tem feito cada vez mais pessoas viajarem em busca de primeiras experiências pelo mundo afora. E qual o problema em viajar sozinho? Nenhum! Os benefícios são fantásticos. Uma nova pesquisa mundial encomendada pela Booking.com revela as principais tendências de viagem de quem planeja ampliar sua primeira experiência turística em 2017.

Viajar sozinho é tudo de bom!

A pesquisa, que entrevistou mais de 15.000 pessoas de 20 países, descobriu que, enquanto poucas pessoas (6%) no mundo disseram que viajaram sozinhas na primeira viagem da vida – a maioria viaja pela primeira vez com a família (52%), com amigos (11%) ou excursão da escola (10%) – a confiança que viajar dá às pessoas está criando uma nova tendência para aventuras individuais em 2017.

Apesar de viajar sozinho parecer algo assustador, dois terços (66%) acham que vale a pena conhecer um novo lugar, e três em cinco (61%) acham que a preocupação que sentiram antes de viajar para um lugar pela primeira vez foi desnecessária.

Yes, we love Selfies! - Foto: Zelinda @emcantosfotograficos
Yes, we love Selfies! – Foto: Zelinda @emcantosfotograficos

Mas para onde os viajantes individuais estão se aventurando? A pesquisa revela que 80% estão planejando uma viagem internacional para lugares mais longe.

LEIA TAMBÉM

Veja aqui a lista de países que não exigem visto para brasileiros

Rota perfeita para uma roadtrip nos EUA

7 aplicativos para ajudar quem viaja sozinho

Viajar sozinho é uma arte!

Os 10 principais destinos para as viagens planejadas de viajantes brasileiros sozinhos são:

Sempre aberto a novas oportunidades - Foto: Eduardo Guollo @liveloventravel
Sempre aberto a novas oportunidades – Foto: Eduardo Guollo @liveloventravel

E parece que estes marinhos de primeira viagem terão uma surpresa agradável, já que viajantes individuais mais experientes disseram se sentir livres (27%), animados (20%), felizes (12%) e apenas alguns (11%) disseram se sentir apreensivos ao viajarem sozinhos. Dicas importantes de viajantes individuais incluem:

  • Certifique-se de saber algumas frases básicas no idioma local (18%),
  • Leve menos do que você acha que precisa (18%),
  • Carregue seu passaporte com você (24%),
  • Reserve sua acomodação com antecedência (30%),
  • Mas o mais importante é: relaxar e aproveitar cada segundo! (40%)

A era do egocentrismo digital!

De águas azul-esmeralda, viagens em carro conversível e deliciosa comida – as redes sociais estão repletas de fantasias dos nossos sonhos de viagem. Então, não nos surpreende a revelação da pesquisa de que as redes sociais têm um papel muito importante na escolha de onde ir na primeira viagem, especialmente entre 18 a 24 anos pelo mundo. De fato, quase metade (44%) dos entrevistados da geração Y afirma que usa as redes sociais para escolher um destino de viagem, e mais da metade (55%) diz que as redes sociais servem de inspiração para tentar novas experiências de viagem.

Fotos: Eduardo Guollo @liveloventravel

E é a geração Y a mais afetada emocionalmente pelo conteúdo das redes sociais, com quase metade (45%) das pessoas entre 18 e 34 anos confirmando que o conteúdo das redes sociais faz com que elas sintam que todos viajam, menos elas, e 44% admitem que sentem que estão perdendo a chance de vivenciar novas viagens. A natureza competitiva desta geração é refletida nos resultados, com quase metade (46%) dizendo que eles sentem inveja das viagens postadas nas redes sociais, enquanto um terço (34%) diz que eles viajam mais e tentam ter mais primeiras experiências de viagem para postar novas fotos nas suas redes sociais.

De fato, pode ser a popularidade das redes sociais ou o medo de deixar de fazer algo que faz com que quase três em cinco (58%) das pessoas entre 18 e 34 anos achem que elas são mais aventureiras do que a geração anterior.

Fotos: Eduardo Guollo @liveloventravel

Esta é uma tendência que permeia diferentes gerações: a sensação de ser mais aventureiro do que as outras gerações anteriores é algo compartilhado por mais da metade (54%) das pessoas entre 35 e 54 anos e por metade (50%) das pessoas com idade igual ou superior a 55 anos.

Fonte: Assessoria do Booking.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Matéria perfeita, hoje infelizmente as pessoas estão focadas em viajam muitas vezes para ostentar nas rede sociais e não para realmente curtir o lugar na essência. Hoje o mostrar está muito mais importante. Outro dia durante uma viagem, vi pessoas tirando inúmeros selfies sem contemplar o lugar, tiravam o selfie e voltavam suas cabeças ao celular e assim vagavam até o próximo selfie, sem adimirar as atrações do local.
    O turismo ganha e o ser humano perde.

    • Vejo isso direto em minhas viagens tb. Eu tenho a “obrigação” de documentar tudo da melhor forma para poder contar a experiência e compartilhar as dicas, mas me policio para ser rápido e que eu possa de fato VIVER a experiência. Primeiro eu olho, vivo e fotografo… aí os posts ficam pra depois. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Passeios de balão na Capadócia, Turquia

10 passeios de balão mais incríveis do mundo e do Brasil

Casamento no Caribe

Casamento no Caribe – Unindo aventura e romance em San Andrés