in , , ,

Roteiro de 3 dias em Munique, na Alemanha

Oktoberfest em Munique - Foto: Paulo Basso Jr

Palco da Oktoberfest e de cenários de contos de fadas, Munique, na Alemanha, atrai turistas do mundo inteiro. A capital da região da Baviera encanta pela arquitetura charmosa, pela organização e pelas boas opções gastronômicas – quase sempre regadas a uma boa cerveja. O Rota de Férias, parceiro do portal Trilhas e Aventuras, foi conferir tudo de perto e dá dicas para quem pretende fazer um roteiro de 3 dias em Munique.

Primeiro dia

Comece sua viagem em Munique passeando pela bonitinha Maximiliansplatz. Da praça, caminhe em meio às ruas repletas de lojinhas até alcançar a “Igreja de Nossa Senhora”, chamada pelos alemães de Frauenkirche. Quem quiser pode subir a escadaria antiga para chegar ao topo de suas duas torres e ter uma visão privilegiada da cidade.

A maioria das pessoas, entretanto, se concentra na porta da igreja, onde fica a famosa “pegada do diabo“. Reza a lenda que o demônio fez um acordo com o construtor no qual financiaria a obra desde que não houvesse janelas. O arquiteto, entretanto, enganou o diabo ao posicionar as colunas internas da igreja de uma forma que, do hall da entrada, os vitrais não pudessem ser vistos. O demônio, que não podia entrar no templo, demorou a perceber que tinha sido traído, quando então bateu seu pé furiosamente deixando a pegada escura que é possível ser vista até hoje próxima a porta.

Lendas a parte, o passeio segue a pé até o coração de Munique, a Marienplatz, local onde fica o belo prédio da prefeitura (Rathaus). Uma boa dica para curtir ainda mais o visual da praça é subir até o quinto andar do edifício, chamado Glockenspiel, e tomar um café apreciando a vista panorâmica. A torre da igreja St. Peter’s Church (Alter Peter) também é uma boa opção para ver a Marienplatz do alto.

Em seguida, não deixe de ir à cervejaria Houfbräuhaus, que é a mais famosa do país. Lá, dá para curtir o clima de Oktoberfest em qualquer época do ano. Depois, siga para um final de tarde no Jardim Inglês, que é ótimo para relaxar e também serve cervejas nos biergartens (jardins da cerveja). O local é tão agradável que é possível passar horas bebericando e batendo papo nas mesinhas ao ar livre.

De noite, uma boa pedida é ir ao restaurante da tradicional marca de cervejas Augustiner. E quem quiser mais badalação ainda pode passear pelos bares e cafés próximos à Odeonplatz.

Segundo dia

Aproveite o segundo dia de viagem para conhecer os principais museus de Munique. O mais famoso é o Deutsches Museum, com exposições ligadas à ciência e tecnologia. Em seguida, saia em rumo ao Residenz. O local, que foi a residência oficial dos reis da Bavária, tem um dos teatros mais lindos do Velho Continente.

Os fãs de arte ainda têm como opção ir à Alte Pinakothek, que tem um enorme acervo de obras renomadas. Entre elas destaca-se o quadro “Descida de Cristo da Cruz”, do pintor holandês Rembrandt.

Os bairros Glockenbachviertel e Schwabing são ideais para quem quer terminar o dia em alto estilo. Basta bater perna por lá para achar um bar ou balada que combine com o seu estilo.

Terceiro dia

Acorde cedo para visitar o Castelo de Nymphenburg, um dos mais legais do pedaço. Além de curtir os jardins lindíssimos que envolvem a edificação, dá para tomar um cafezinho no charmoso restaurante do local.

Depois, siga para o Olympiapark, complexo esportivo construído para as Olimpíadas de 1972 e que, até hoje, esbanja um visual moderno, que remete a futuristas tendas de circo. Durante o passeio, vale a pena subir na torre para ter uma vista panorâmica de Munique.

Não deixe de passar no BMW Museum, que fica nas proximidades e é uma boa opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história da montadora, além de ver algumas máquinas potentes de perto.

No fim da tarde, ainda dá tempo de dar um pulo no Allianz Arena, casa do time de futebol Bayern de Munique. Imponente, o estádio foi construído para a Copa do Mundo de 2006. Quem não se contentar só com a beleza da parte externa pode optar pelos tours completos, que levam os visitantes pelas instalações da arena.

Como não há nada melhor do que uma boa cerveja típica para fechar o passeio pela capital da Baviera com chave de ouro, dê um pulo no restaurante da Löwenbräu. Para acompanhar, peça por uma das wursts, as famosas salsichas alemães.

Booking.com

DICAS EXTRAS DE MUNIQUE

Oktoberfest

A Oktoberfest de Munique, curiosamente, começa sempre em setembro e termina no primeiro fim de semana de outubro. A farra, que atrai famílias e beberrões do mundo todo, celebra até hoje o casamento do rei Luís 1 (Ludwig I) com Tereza da Saxônia, realizado em 1810. Tudo é organizado no parque de Theresienwiese, pelo qual se espalham pavilhões de cervejas, lojas e até mesmo um parque de diversão. Seis cervejarias participam do evento todos os anos: Augustiner, Hacker Pschorr, Hofbräu, Löwenbräu, Paulaner e Spaten.

Castelo da Cinderela

Se tiver mais um dia no roteiro, considere visitar Füssen, onde fica o castelo de Neuschwanstein. De tão maravilhosa, a edificação, que marca a famosa Rota Romântica alemã, teria inspirado Walt Disney a criar o castelo da Cinderela.

Onde comer em Munique

Quase todas as grandes cervejarias de Munique abrigam um restaurante, onde é possível acompanhar os “copinhos” de 1 litro de cerveja com pratos típicos da Bavária. Vale a pena conhecer a HOUFBRÄUHAUS, com clima de Oktoberfest o ano todo; a AUGUSTINER, uma das mais antigas e saborosas de Munique, e a LÖWENBRÄU, onde são servidas salsichas e carne de porco com batatas e chucrute.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Paulo Basso Jr.

Paulo Basso Jr. atua como jornalista de turismo desde 2000, com textos publicados em veículos como Viaje Mais, Viaje Mais Luxo, UOL Viagem e O Estado de S.Paulo. À frente da agência de comunicação Entre Aspas, já esteve em mais de 40 países e 400 cidades de todos os continentes. Exerce as funções de editor-chefe do site Rota de Férias, fundado em 2016. Siga no Instagram: @rotadeferias

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Praia do Sono - Trilha para Ponta Negra - Primeira subida difícil, conseguimos ver o Sono

Camping, trilhas e cachoeiras na Praia do Sono, em Trindade – RJ

Emerald Bay, o cartão postal de Lake Tahoe

Lake Tahoe no inverno, um destino para se apaixonar