in , , ,

Beer Tour pela Patagônia Argentina

Campos de Cevada na Argentina

A Argentina vai muito além dos famosos vinhos. Prova disso foi minha viagem para a primeira Beer Tour pela Patagônia Argentina conhecendo de perto o plantio, cultivo de cevada e lúpulo, assim como as técnicas utilizadas para fabricação de cerveja na região, em Dezembro de 2016.

Durante o tour por Tres Arroyos, El Bolson e Bariloche (Argentina), passamos por plantações de cevada e lúpulo, aprendemos sobre o processo de fabricação de cervejas com grandes mestres cervejeiros e desfrutamos ainda de outras finalidades destes ingredientes: comidas e produtos derivados.

O tour é um prato cheio tanto para os amantes quanto para aqueles que não são tão ligados a cerveja. Conhecer de perto estes processos, o ambiente e a personalização de cada etapa do tour, tornaram esta experiência única.

Campos de Cevada na Argentina
Campos de Cevada na Argentina

1ª Parada: Campos de Cevada em Tres Arroyos

A primeira parada da Beer Tour pela Patagônia Argentina foi o campo experimental de cevada da cerveja Quilmes em Tres Arroyos, onde são testadas diversas variedades de cevada e colheita. Lá, tivemos a oportunidade de “arregaçar as mangas” e por a “mão na massa” fazendo nossa própria colheita em uma colheitadeira.

Tivemos uma aula com o mestre cervejeiro Luis Alberto Dimotta, que nos elucidou todo processo e importância destes na fabricação da cerveja. A noite, após um jantar temático com muita cerveja, ficamos em um charmoso camping personalizado construído no meio do campo de cevada, sob as estrelas. O famoso “Glamping”.

O campo de cevada de Tres Arroyos mostra a origem e o processo produtivo da principal matéria-prima da cerveja produzida pela Maltaria e Cervejaria Quilmes. Desde 1974, a Quilmes produz sua própria cevada e, desde então, está presente no mercado local através da fabricação de cerveja de cevada.

Em 1994, a maltaria foi inaugurada, sendo uma das maiores do mundo, com 26 hectares e uma área coberta de 21.160 m², onde são produzidas 213.000 toneladas de malte por ano. A melhor época de visitação dos campos é no fim de novembro/início de dezembro.

Campos de Lúpulo na Argentina
Campos de Lúpulo na Argentina

2ª Parada: Campos de Lúpulo em El Bolsón

Para nossa próxima parada, voamos para El Bolsón e lá conhecemos um campo de lúpulo (Stela Artois, Hoegaarden, Leefe, etc) e os processos de colheita, em mais uma aula de produtos derivados. A Argentina, em função do clima, é pioneira na América do Sul em produzir a planta em grande escala.

Após um almoço harmonizado, fizemos um passeio de bicicleta pelo campo de lúpulo e pudemos por em pratica algumas técnicas aprendidas sobre o processo de colheita, como a podagem manual da parte inferior das plantas buscando o desenvolvimento e fortalecimento desta.

Conhecido como “o jardim da província”, El Bolsón é uma cidade com cerca de 14 mil habitantes, e é cercada por antigas florestas, picos nevados e águas cristalinas, e sua economia depende principalmente do turismo, da agricultura e da fruticultura. Uma dessas atividades agrícolas é o cultivo do lúpulo, que é usado para produzir as melhores cervejas. Você pode visitar as fazendas durante a época de colheita, em fevereiro e março.

O cultivo do lúpulo na Argentina começou com a colonização galesa no vale do Rio Chubut. Essas pessoas usavam o lúpulo principalmente como ingrediente para fazer tortas tradicionais e cerveja caseira. A partir desse cultivo, a planta se espalhou pelos vales do Rio Chubut, por Esquel, El Bolsón e, ainda, pela região ao redor de Bariloche.

3ª Parada: Cervejaria Patagônia em Bariloche

Os últimos dias, já em Bariloche, conhecemos a encantadora Cervejaria Patagônia. Muito bem localizada, no Circuito Chico, e com um visual encantador do lago Perito Moreno. A estrutura tem um campo de lúpulo, um simpático bar / pub super agitado com mais de 10 tipos de cervejas, algumas não encontradas no Brasil e a fábrica de cerveja com capacidade de produção de até 40 mil litros por mês.

Na Cervejaria Patagonia, além é claro de provarmos os mais diversos tipos de cervejas harmonizadas, nos acompanhando em cada refeição, aprendemos com o mestre Diego Bruno todo o processo de fabricação e controle na unidade.

Ficamos hospedados no Llao Llao Hotel & Resort, Golf-Spa. Cercado pelos picos das Montanhas Tronador e do Cerro Lopez e pelos lagos Moreno e Nahuel Huapi, este hotel oferece spa e clube de saúde e bem estar, campo de golfe e piscina ao ar livre. As acomodações do Llao Llao Hotel & Resort, Golf-Spa dispõem de WiFi gratuito, TV e frigobar.

Todos os quartos oferecem vista do lago ou das montanhas circundantes, enquanto apenas alguns oferecem ar-condicionado. O Llao Llao Hotel & Resort tem um campo de golfe de 18 buracos e oferece uma grande variedade de atividades ao ar livre, como esqui, trilhas a pé e de bicicleta. O hotel serve chás especiais e oferece happy hours nos finais de tarde.

O Llao Llao está localizado a 20 km do Centro de Esqui Catedral, a 25 km do centro de Bariloche e a 35 km do Aeroporto San Carlos de Bariloche. Um estacionamento gratuito está disponível.

Mais sobre o Beer Tour pela Patagônia Argentina

O Beer Tour é uma experiência única que está aproximando pessoas do mundo todo da cerveja. Degustação de cerveja, harmonização, visitas a museus e campos de cevada. Tudo o que você precisa saber sobre cerveja e seus ingredientes naturais.

Para essa primeira Beer Tour pela Patagônia Argentina, foi criado um site www.wealllovebeer.com com todas as informações: mapas de cervejarias, campos de ingredientes, dicas de harmonização com alimentos,  história da cerveja e pessoas relacionadas à bebida.

Sem dúvida, uma experiência única e inesquecível, Cheers!

Campos de Lúpulo - Beer Tour pela Patagônia Argentina
Campos de Lúpulo – Beer Tour pela Patagônia Argentina

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Allan Siqueira

Allan Siqueira é um típico carioca, que curte praias, trilhas e os demais encantos da cidade maravilhosa. Sua paixão por viagens e fotografia, são outras motivações que o permite estar sempre em contato com a natureza. Siga-o no Instagram @allansik

Comentários

Deixe um comentário
  1. Boa tarde, estamos planejando uma viajem para Bariloche, tu poderia me ajudar sobre esse passeio na Cervejaria Patagonia? Tem algum site que é possível fazer a reserva do passeio ou apenas comprando lá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Melhores Câmeras de Celular

7 aplicativos para ajudar quem viaja sozinho

Viajar é o segredo da felicidade (eu já sabia)