in , ,

Os 20 Picos, Pedras e Morros mais famosos para trilhas no Rio de Janeiro

Pedra do Telégrafo - por Luiz Fernando Candeia - @nandogringones

A Cidade Maravilhosa é famosa por suas praias e montanhas, e, além disso, dois dos seus principais cartões-postais estão no alto delas, tais como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Com essa geografia privilegiada as opções de trilhas no Rio de Janeiro são as mais diversas possíveis, com variações de dificuldade para todos os tipos de aventureiros, sejam eles iniciantes ou experientes.

Selecionamos alguns dos Picos, Pedras e Morros mais famosos do estado do Rio de Janeiro, onde é possível fazer trilhas que levam a mirantes belíssimos, encontrar cachoeiras no meio do caminho e contemplar as mais belas paisagens cariocas.

Pra começar, vejam a localização de cada uma delas nesse mapa que montamos no Google Maps.

No Rio de Janeiro

Pedra da Gávea Está localizada na Estrada do Sorimã e tem inicio em um condomínio na Barrinha. Considerada uma das trilhas mais difíceis e desafiadoras do Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea possui aproximadamente 842m de altura e possui dois caminhos que levam até o topo, a chamada via P4 que dá acesso a Garganta do Céu e que para chegar ao topo da pedra é necessário subir através de cabos de aços e a temida Carrasqueira, onde é preciso bastante cuidado ao escalar as pedras e dá acesso ao paredão da gávea. Vale muito a pena o sacrifício, o lugar sensacional. É a trilha mais famosa do Rio de Janeiro. Aconselhável à contratação de um guia. Tempo estimado de subida: Aproximadamente 2:30 a 3:00 hrs (ou mais).

Pedra da Gávea - por Leonardo Bittencourt - @leo.bittencourt
Pedra da Gávea – por Leonardo Bittencourt – @leo.bittencourt

Pedra Bonita – Está localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca com acesso pela Estrada das Canoas, em São Conrado próximo a rampa de vôo livre. É considerada ideal para iniciantes, pois é uma trilha bem tranquila e sem dificuldades na subida. Tem uma vista de tirar o fôlego com vistas para a Pedra Gávea, Morro Dois Irmãos, Praia de São Conrado e Barra da Tijuca. Para quem gosta, é ideal para ver o nascer e o pôr do sol. Tempo estimado de subida: Aproximadamente 35 minutos.

Pedra da Gávea vista da Pedra Bonita - por Karla Gordilho - @karlagordilho
Pedra da Gávea vista da Pedra Bonita – por Karla Gordilho – @karlagordilho

Morro do Corcovado – A trilha tem inicio no Parque Lage, e leva aproximadamente 2:00 hrs para chegar ao topo do morro. O Corcovado é um dos morros da cidade do Rio de Janeiro, célebre no Brasil e no mundo pela sua estátua do Cristo Redentor de 38 metros de altura. O Cristo Redentor é um dos principais símbolos do país e oferece uma privilegiada vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro. Possui 710 metros de altura e encontra-se no Parque Nacional da Tijuca.

Morro da Babilônia – Localizada no Leme, a trilha do morro da babilônia é bem sinalizada e tranquila e tem inicio no meio do morro e conta com algumas placas de sinalização ao longo da caminhada, possui um lugar chamado Mirante do Telégrafo, que proporciona um visual sensacional de toda a enseada de Botafogo e Flamengo, com o Cristo ao fundo e o Pão de Açúcar pertinho. Tempo aproximado de 30 á 45 min de subida.

Morro da Babilônia - por Rodrigo Lopes - @rodrigolopes13
Morro da Babilônia – por Rodrigo Lopes – @rodrigolopes13

Pedra da TartarugaLocalizada entre as praias de Grumari e Barra de Guaratiba, a Pedra da Tartaruga fica no alto do morro, tendo uma vista para as praias selvagens entre elas: Praia do Meio, Perigoso, Funda, Inferno e é ideal para prática de rapel, tempo aproximado de 45 minutos de subida.

Pedra do Telégrafo – Está localizada em Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio. A Pedra do Telégrafo tornou-se famosa após diversas fotos nas redes sociais onde transmitirem a impressão de um abismo. Após esse sucesso nas redes sociais, ficou quase que inviável tirar foto nessa pedra, pois há uma longa fila de espera. Uma trilha com dificuldade moderada por ser muito íngreme e leva aproximadamente 45 minutos, o acesso é feito pelas as escadarias da Igreja Nossa Senhora das Dores, próximo a Praia Grande, mais conhecido como caminho dos pescadores. A foto de capa da matéria é do Luiz Fernando Candeia, o @nandogringones no IG.

Pedra do Pontal – Localizada bem no meio da Praia do Recreio e Macumba, a trilha para a pedra é bastante íngreme e escorregadia, ideal que vá de tênis, pois há momentos que é necessário a subida em cordas e há matos altos, porém a vista do topo é recompensadora, tempo aproximado de 50 minutos.

Pedra do Pontal - por Felipe Almeida - @fsalmeida
Pedra do Pontal – por Felipe Almeida – @fsalmeida

Pedra do Raio – Localizada no topo da Pedra da Gávea, para chegar a esta pedra é necessário descer por uma corrente e “escalaminhar” em pedras, fica próximo a famosa cadeirinha. A pedra do raio ficou famosa nas redes sociais ao dar a impressão de que está a beira de um abismo. Mas, todo cuidado é pouco!

Pedra do Raio - por Vivian Telles - @vivianctelles
Pedra do Raio – por Vivian Telles – @vivianctelles

Morro Dois Irmãos – O acesso é feito pelo morro do Vidigal, a subida até o inicio da trilha também pode ser realizada por moto táxi e kombi. O tempo de subida é de 40 minutos a 1:00 hr aproximadamente. Possui um mirante com vistas para a Rocinha e Pedra da Gávea e no topo é possível ver a cidade do Rio de Janeiro de uma forma incrível. Uma trilha considerada moderada á leve, porém é aconselhável a instrução de guias.

Morro Dois Irmãos - por Maycon Nunes - @maayconnunes
Morro Dois Irmãos – por Maycon Nunes – @maayconnunes

Morro da Urca – A trilha tem inicio no final da Praia Vermelha no canto esquerdo e leva cerca de aproximadamente 40 minutos de subida, é uma trilha bem sinalizada e existem algumas partes um pouco íngremes, porém é ideal para quem está iniciando sua vida de aventureiro. No topo do primeiro morro é possível ter uma bela vista da Praia Vermelha e da Baia de Guanabara.

Pedra da Maroca (Morro dos Cabritos) – A trilha do Morro dos Cabritos fica localizada no Parque Natural Municipal da Catacumba, é uma trilha considerada de dificuldade moderada, fica próximo ao morro dos cabritos e tem inicio na ladeira dos tabajaras. Ao chegar ao topo tem se uma vista de Copacabana, Leme, Corcovado e Lagoa Rodrigo de Freitas. Tempo aproximado de 1:30 hrs para subida.

Pedra da Maroca (Morro dos Cabritos) - por Victor Hugo Neves - @v_neves25
Pedra da Maroca (Morro dos Cabritos) – por Victor Hugo Neves – @v_neves25

Pico da Tijuca – A trilha tem inicio no Largo do Bom Retiro próximo a Praça Antônio Vizeu no Alto da Boa Vista. O Pico da Tijuca é a montanha mais alta do Parque Nacional da Tijuca. Com 1.024m de altitude , a trilha é bem sinalizada e logo no inicio , possui uma bifurcação onde seguindo para o lado direito tem acesso ao Pico da Tijuca, e seguindo para o lado esquerdo tem acesso ao Bico do Papagaio. Para chegar ao topo, conta com uma escadaria de aproximadamente 360 degraus, de lá pode-se avistar a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Ponte Rio-Niterói e até o Engenhão. Tempo aproximado de 1:00hr de subida.

Morro do Pão de Açúcar – É um complexo de morros localizado no bairro da Urca e composto pelo morro do Pão de Açúcar, morro da Urca e morro da Babilônia. Famoso pelo bondinho que te leva até o alto para contemplar uma das vistas mais lindas do Rio de Janeiro.

Pão de Açúcar - Por Mauricio Oliveira - @aventureiros
Pão de Açúcar – Por Mauricio Oliveira – @aventureiros

Bico do Papagaio – A trilha tem acesso pelo mesmo lugar do Pico da Tijuca (Largo do Bom Retiro próximo a Praça Antônio Vizeu no Alto da Boa Vista), porém ao chegar à bifurcação no inicio da trilha, deve-se seguir pelo lado esquerdo. A trilha é bastante íngreme e é indispensável segurar-se em pedras, raízes e grampos. A trilha dura aproximadamente 1:30hrs.

Bico do Papagaio - por Maycon Nunes - @maayconnunes
Bico do Papagaio – por Maycon Nunes – @maayconnunes

Pedra do Arpoador – Com vista para as Praias de Ipanema e Leblon e ainda podendo observar o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea, a Pedra do Arpoador é famosa pela vista privilegiada do pôr do sol mais lindo do Rio de Janeiro, um verdadeiro cartão postal da cidade.

Pedra do Arpoador - por Ricardo Barboza - @ricardosbarboza
Pedra do Arpoador – por Ricardo Barboza – @ricardosbarboza

Pico da Pedra Branca – Com 1.024 metros de altitude, é o ponto mais alto do Rio de Janeiro e está localizado no Parque Estadual da Pedra Branca. Dispõe de várias opções de trilhas e passeios ecológicos, com grande biodiversidade de fauna e flora, e inúmeras cachoeiras. O parque é uma unidade de conservação ambiental situada na Zona Oeste do RJ e é considerado a maior floresta urbana do mundo, com 12.500 hectares de extensão. Para quem vai da Barra da Tijuca o melhor caminho é a partir da Estrada dos Bandeirantes. O parque está aberto diariamente, das 8h às 17h, e as trilhas tem diferentes tempo de duração e dificuldades.

Parque Estadual da Pedra Branca - RJ
Parque Estadual da Pedra Branca – RJ

Veja algumas outras espalhadas pelo estado:

Pedra do Sino (Teresópolis) – Localizada na região serrana do rio é o ponto mais alto da Serra dos Órgãos com aproximadamente 2.275m de altitude, é ideal para prática de rapel e escaladas. É possível chegar ao topo da Serra dos Órgãos através de uma trilha com 10 Km de extensão que pode ser realizada em média de 5 horas de caminhada. É passagem obrigatória pela Travessia Petrópolis x Teresópolis.

Pedra do Sino - por Vivian Telles - @vivianctelles
Pedra do Sino – por Vivian Telles – @vivianctelles

Pedra do Elefante (Niterói) – Localizada entre as praias de Itaipuaçu e Itacoatiara, a Pedra do Elefante é o ponto mais alto da Serra da Tiririca e de Niterói. Com 412m de altura. Próximo ao chegar ao topo da pedra é preciso fazer uma “escalaminhada”. Tempo aproximadamente de 1:30hrs de subida , nível moderado.

Pedra do Elefante - por Robson Bustamante - @robsonbustamante
Pedra do Elefante – por Robson Bustamante – @robsonbustamante

Pedra do Macaco (Maricá) – Está localizada em São José de Imbassaí/Maricá, na altura do Km 21 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), a pedra e ideal para prática de rapel e escaladas. Dificuldade moderada por ser bastante íngreme. Tempo aproximadamente de 40 á 50 min de subida.

Pedra do Macaco, por Carlos Innecco - @Carlos_Innecco
Pedra do Macaco, por Carlos Innecco – @Carlos_Innecco

Dedo de Deus (Teresópolis) – É um pico que possui mais de 1.692m de altitude e é muito procurado para a prática de escaladas. Até chegar a primeira parte onde se encontra os cabos de aços leva-se aproximadamente 1:30hrs de caminhada. Aconselha-se que a melhor época para escalar o Dedo de Deus é no período de inverno (entre maio e agosto) quando a probabilidade de tempestades elétricas é menor.

LEIA TAMBÉM

Day Tour nas Praias Selvagens do Rio de Janeiro

Roteiro de 3, 5, 7 ou mais dias no Rio de Janeiro

Dicas de Trilhas no Rio de Janeiro

32 Lugares no Rio de Janeiro para conhecer de graça

Veja todos os posts sobre o Rio de Janeiro

Faltou algum? Deixe nos comentários

Existem muitas coisas trilhas no Rio de Janeiro relacionadas a picos, pedras e morros, e é bem difícil conhecer todos eles. Vocês conhecem algum que ficou fora da nossa lista? Deixe o nome e mais informações sobre eles na caixa de comentários. Vai nos ajudar a deixar esse post ainda mais completo.

Texto por Ricardo Barbosa.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. existe a trilha do veu de noivas no rio do ouro em Piabeta- Magé- rj
    uma hora a uma e meia de caminhada com um final maravilhoso e pouco explorado.
    uma queda de 100 mt de aqltura, trilha lateral para chegar ni alto da queda.
    procure na internete sobre as cachoeiras de Magé e encontrará.
    sou morador do local caso queira visitalo, é so me ligar e marcaremos uma trilha ate o véu. a cachoeira é show!
    ANDRÉ PEÇANHA : 986531883// 976349815

  2. Tem o Morro do Couto, que fica na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, interior do RJ. Ele fica a 2680m de altitude. Já fiz e vale mt a pena! A vista é perfeita!

  3. Cachoeira do saco bravo em Trindade,mas é preciso estar muito bem preparado, são 12km de trilha,foi a mais bonita e mais proveitosa que fiz ou ouvi dizer, no caminho,temos a praia do sono, o poço do jacaré (se quiser dar uma esticada),praias dos antigos e antiguinhos, cachoeira e praia das galhetas, povoado e praia de ponta negra, vale muito a pena, mas não destruam a natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Quito Bucket Pass - Entrada de 5 atrações com desconto

Quito Bucket Pass – Desconto de 20% nas 5 melhores atrações

Parque Estadual da Pedra Branca - RJ

Principais Trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca – RJ