in

Pedra da Gávea é pra quem gosta de aventura no RJ

Chegar até o cume da Pedra da Gávea pode não ser tarefa das mais fáceis para todos. Exige tempo, força, um pouco de coragem, mas sem dúvida quem o faz tem seu esforço muito bem recompensado. Um local de fascínio indescritível, como mostram as fotos ao lado.

Começamos nossa aventura num domingo após um show fantástico do Iron Maiden na sexta, no Rock in Rio III (21/01/2001). Era um dia parcialmente nublado, no qual podia se ver um conjunto de nuvens a envolver o cume. O início foi as 9 da manhã, em um dia com tempo meio estranho…. mas sem sinais de chuva, o que nos animou a continuar com o planejado.

O ponto de encontro foi na Padaria Biruta em São Conrado, nosso grupo Camelos foi bastante heterogêneo, com um pessoal que variava entre 14 e 37 anos, experientes e “pessoal típico de escritório” além de meninas e meninos. Para chegar ao início de nossa escalada/caminhada é necessário chegar até a Estrada Sorimã (Estrada Das Canoas), próximo ao número 932, que por ser um local recuado se torna um excelente posto avançado de encontro. Dependendo do bom humor do segurança do condomínio, dá até para deixar o carro ali no recuo.

A partir daí é passar pela ponte amarela, e visualizar o caminho à direita, contornando uma grade com cercado de arame farpado e passando por uma pequena represa. A trilha é bem demarcada, ao final do zigue-zague do mapa acima, existe uma bifurcação (com uma placa indicando o caminho da direita), e a trilha continua entre algumas ruínas e vestígios de civilização.
Nossa caminhada que duraria cerca de 3 horas para completar sua subida. Devido a diferença entre preparo físicos e aptidões para caminhada que inclui locais onde se utilizam mais os braços que as pernas, tivemos cerca de 6 paradas.

Uma das paradas tradicionais é a parada na Praça da Bandeira, onde não há bandeira alguma, mas é dos locais mais abertos dentro da Floresta. Esta é uma boa hora para beber água, pois a hidratação é fundamental numa caminhada destas (recomendo levar pelo menos 3 litros de água para cada um). Após o momento em que estamos nas entranhas da floresta passamos a uma caminhada num local de onde se predominam o barro e os baixos arbustos. Durante a caminhada é importante o cuidado com todos, o tempo para desfrutar a natureza e as conversas animadas com brincadeiras e piadas isto descontrai e ajuda a tornar a caminhada ainda prazerosa. Um fato de suma importância a destacar foi o grupo que participou da caminhada, um grupo alegre, feliz, de bem com a vida, muito bem humorado…

DICAS

Como Chegar: Para chegar ao início de nossa escalada/caminhada é necessário chegar até a Estrada Sorimã (Estrada Das Canoas), próximo ao número 932.

Onde Ficar: Existe um condomínio fechado, que por ser um local recuado se torna um excelente posto avançado de encontro. Dependendo do bom humor do segurança do condomínio, dá até para deixar o carro ali no recuo.

Outras Dicas: Leve o telefone celular, o sinal pega em quase toda a trilha e existem indicações com o telefone do Parque da Tijuca caso a ajuda seja necessária.

Leve ÁGUA!

Nada de SUPER EQUIPAMENTOS DE VALOR: Infelizmente também já ouvimos casos de assaltos na trilha… No mais, nada de grandes paranóias.

Se possível vá com alguém que já subiu: Se for passar a noite lá em cima, leve um anorak e de um bom saco de dormir. o Frio é dos bons é com muito vento!

Autor: Adriano Leal.
E-mail: [email protected]
Cidade/UF: Rio de Janeiro – RJ

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Ibitipoca, um parque estadual ainda conservado

Final de semana VIP em Búzios