in , ,

A Serra dos Órgãos e suas atrações de aventura

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma área de preservação ambiental situada no maciço da Serra dos Órgãos, abrangendo os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, com uma área de 10.600 hectares. É aberto para visitação permanente. Normalmente de maio a setembro é aberta a temporada de montanhismo, com aventureiros de toda parte buscando o contato direto com a natureza. O principal roteiro é a subida à Pedra do Sino.

Topografia

Caracterizada por sua topografia acidentada e por grandes desníveis, com altitudes que variam de 300 metros até 2.263 metros, onde se encontra seu ponto culminante, a Pedra do Sino. Localiza-se na parte de mais altas vertentes da Serra do Mar, que formada em épocas geológicas muitíssimo antigas, as rochas sofreram na região movimentos mais recentes, o que resultou no imenso paredão que acompanha a planície costeira em direção ao Rio de Janeiro .

Os blocos rochosos

Neste paredão, bem ao alto, encontramos o Dedo de Deus, bloco rochoso de 1.692 metros em forma de uma mão fechada com o indicador erguido, onde em dias claros se pode avistar a cidade do Rio de Janeiro. Outros monumentos geológicos importantes são o Garrafão, com 1.980 metros, a Pedra da Cruz, com 2.130 metros, São Pedro, com 2.234 metros, São João, com 2.100 metros e Cara de Cão com 2.180 metros.

serra-dos-orgaos-2

Hidrografia

Cortado por notável rede hidrográfica, representada pelos rios Paquequer, Beija-Flor, Soberbo e Iconha, o solo do Parque deu origem à densa floresta, com diversos ambientes. Na vegetação secundária, predominam as palmeiras, e, em altitudes até 500 metros, há a ocorrência de palmito, pindobinhas, xaxim e, particularmente, embaúba.

A Flora

Entre altitudes de 500 e 1.500 metros, a chamada floresta montana, a vegetação atinge aproximadamente 25 metros, onde encontramos espécies como o baguaçu, jequitibá, canelas e canela-santa, muito admirada por suas floradas amarelas. Já acima de 2.000 metros, a vegetação é representada principalmente por gramíneas e espécies que crescem sobre os rochedos.

A Fauna

A fauna é rica e diversificada, constituindo-se num de seus últimos redutos na região. Sobre os galhos observam-se bandos de coatis e tamanduá mirim, enquanto cutias procuram alimentos sobre o solo. Há também grandes predadores carnivoros, como o puma, ameaçado de extinção. Entre as aves ameaçadas estão o papagaio-de-peito-roxo, bicudo e jacutinga e também podem ser vistos os araçaris, formando bonito contraste com a vegetação. Um cuidado que se deve ter é com as cobras venenosas, como a jararaca e jaracuçu, que camufladas se deslocam pelas folhas em busca de presas desprevenidas.

Esportes e distância do Rio de Janeiro

Além da beleza e da importância da conservação de suas espécies, o Parnaso é um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros.

A 90 quilômetros do Rio de Janeiro, ou menos de duas horas por rodovia, o parque recebe o ano todo grande número de visitantes. Seu acesso principal é pela rodovia BR 116 Rio-Teresópolis.

Criação

O parque foi criado em 30 de novembro de 1.939, pelo decreto federal nº. 1.822.

Pedra do Sino

A Pedra do Sino, com 2.275(*) metros de altitude, é o ponto culminante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e da cidade de Teresópolis, e um local muito procurado por montanhistas e alpinistas para a prática de diversos esportes e atividades turísticas.

Seus vales e penhascos imensos são impressionantes, e suas várias plataformas de observação oferecem uma visão panorâmica de toda região.

Atualmente, suas trilhas vem sendo usadas por muitos visitantes que buscam um lugar tranquilo para entrar em contato com a natureza, aproveitar um visual ímpar e respirar o ar puro da montanha.

Além disso, o lugar oferece alguns trechos para a prática de rapel, escaladas e bungee jumping.

A cachoeira Véu da Noiva, em épocas cheias (verão, por exemplo), possui uma queda d’água alta, com mais de 10 metros.

Há alguns anos, uma área a cerca de 2000 metros de altitude, considerado “alojamento” (onde barracas e sacos-de-dormir podem ser dispostos) e conhecido por “Abrigo 4”, foi reconstruído (sobre as bases do antigo abrigo) e oferece ao visitante maior conforto na pernoite, com beliches e banho. No entanto, este local é dispensado por aqueles que buscam mais aventura na expedição. O fornecimento de energia elétrica do local é feita através de energia solar e energia eólica.

(*) – Baseado nas novas medições efetuadas pelos pontos culminantes (montanhas brasileiras), a altitude da Pedra do Sino é 2275 metros, e não 2263 metros, como constava pela medição antiga.

serra-dos-orgaos-3

Dedo de Deus

O Dedo-de-Deus com 1.692 metros, e cujo contorno reproduz com nitidez uma mão apontando o indicador para o céu, é um dos vários monumentos geológicos da Serra dos Órgãos, região compreendida num setor da Serra do Mar – entre as cidades de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis – e encontra-se nos limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos no município de Guapimirim, mas sendo avistado com mais perfeição a partir da cidade de Teresópolis na BR-116 no Mirante do Soberbo.

O montanhismo como esporte no Brasil é bastante recente e, sem dúvida está intimamente ligado à conquista do Dedo-de-Deus (1.692 m) por José Texeira Guimarães, os irmãos Américo de Oliveira (Acácio, Alexandre e Raul Carneiro) em 9 de abril de 1912.

Visite o site oficial do Parque.

Fonte: Wikipedia

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Pedra da Tartaruga em Guaratiba – RJ

Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga em Guaratiba – RJ

Ilha Grande, muito grande