O nome dela vem de uma homenagem dos colonizadores ingleses à cidade de Londres. Bonita e pacata, Londrina é a segunda maior cidade do Paraná e a quarta maior do sul do Brasil.
A 369 quilômetros de Curitiba, capital do Estado, tem cerca de 500 mil habitantes. Com jeito de cidade pacata, Londrina oferece muitas opções de lazer a seus moradores e visitantes.
Cartão-postal de Londrina, o Lago Igapó tem quase 50 anos e é a área de lazer preferida dos moradores da cidade. Depois de um período meio abandonada, a área foi revitalizada e hoje encontra-se conservada e com projeto paisagístico de Burle Marx. Ao redor do lago há, ainda, uma pista para a prática de caminhada e corrida, com 3200 metros de comprimento.
2 – Passear no Zerão
A área de Lazer Luigi Borghesi é mais conhecida como Zerão, por causa do formato da sua pista de cooper de 1050 metros, que se assemelha a um grande zero. O Zerão é palco de apresentações artísticas, culturais e esportivas.
3 – Visitar os museus
O Museu Histórico de Londrina, no prédio da antiga estação ferroviária da cidade, e o Museu de Arte de Londrina, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico, estão entre as opções de passeio para os que gostam de museu.
4 – Fazer um passeio ecumênico
Várias religiões têm em seus templos lugares que merecem uma visita em Londrina. Entre eles, o Templo Budista Honganji, a Mesquita Muçulmana Rei Faiçal e a Catedral Metropolitana de Londrina.
5 – Curtir o fim de tarde em uma praça
Entre as praças mais conservadas e bonitas de Londrina estão a Tomi Nagawaka, inagurada em junho de 2008, em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa.
6 – Passear no “Calçadão”
Criado em 1977, o Calçadão é formado por alguns trechos interditados da Avenida Paraná. A área é fechada para os carros e dedicada ao lazer. Há, ainda, venda de artesanato e apresentações de grupos de artistas que costumam fazer das ruas o seu palco principal.
7 – Planetário de Londrina
Com capacidade para 45 pessoas, o Planetário oferece sessões de astronomia e projeção do céu de Londrina. Há sessões para o público adulto e infantil, indicado para crianças de 5 a 12 anos. Também são oferecidos cursos de astronomia. Preço: R$ 6 (com meia entrada para crianças de até 12 anos, estudantes, funcionários da Universidade Estadual e da Prefeitura, e maiores de 65 anos). Telefone: (43) 3344-1145.
8 – Visitar o Salto do Apucaraninha
A cachoeira fica dentro de uma reserva indígena. O acesso, que inclui 23 quilômetros por uma estrada de terra, não é dos mais fáceis. Mas vale a pena. Chegando lá, há um mirante de onde é possível avistar os 118 metros de queda d´água.
9 – FILO
O Festival Internacional de Londrina acontece sempre no mês de junho. A cidade fica animada e repleta de atrações. O evento tem sempre uma vasta programação teatral, exibindo aproximadamente 120 espetáculos por ano.
10 – Pescar
Nada como estar em uma cidade do interior, mesmo que das maiores, para curtir o clima do campo. Nos arredores de Londrina, é possível aproveitar um dia de sossego e pescaria. Na saída para Curitiba, na zona sul, fica o pesque-pague mais antigo da região: Toca do Jacaré. Divididos em 15 tanques, há mais de 20 tipos de peixe. Abre de segunda a segunda, das 8 às 20h. Telefone: (43) 3341-0799.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.