in ,

5 passeios imperdíveis nos arredores de Curitiba

O que fazer nos arredores de Curitiba

É uma delícia curtir a capital paranaense, mas em um fim de semana de feriado é fácil percorrer os principais pontos turísticos da cidade. Como eu adoro explorar um pouco mais, resolvi esticar minha viagem e descobrir o que fazer nos arredores de Curitiba, em tours de um dia de carro, os chamados bate e volta. E achei bastante coisa, tais como: a Ilha do Mel, o Parque Estadual de Vila Velha, o Buraco do Padre, a Cachoeira da Mariquinha e a famosa Morretes.

A primeira dica é ter um carro em mãos para ter mais liberdade e aproveitar melhor o tempo. É possível alugar um carro no aeroporto de Curitiba ou na região central, próximo aos hotéis onde tiver hospedado. Daí é só seguir nossas dicas abaixo para conhecer esses 5 destinos incríveis em 3 dias extras que você ficar pelo sul.

Saindo cedinho de carro do seu hotel no centro de Curitiba, é possível ir e voltar sem se cansar muito. Esses 5 passeios imperdíveis vão te deixar ainda mais apaixonados por Curitiba. Veja abaixo as nossas dicas e se faltou algo, por favor, deixe nos comentários, que gostamos tanto de lá que já estamos querendo voltar.

O que fazer nos arredores de Curitiba

Ilha do Mel - Paraná
Ilha do Mel – Paraná

Ilha do Mel em 1 dia

Situada na Baia de Paranaguá e próxima a região de Curitiba, a Ilha do Mel atrai turistas o ano todo, em busca de tranquilidade, natureza, praias e surf. A ilha encanta por sua beleza a vegetação praticamente intocadas. Não há carros, motos e tão pouco sinal de celular.

Você pode escolher entre iniciar seu passeio no lado de Nova Brasilia, onde fica o imponente Farol das Conchas e seguir até Encantadas, próximo a Gruta de Encantadas. De qualquer forma é possível caminhar de praia em praia (que foi o que fizemos) ou alugar uma bike (MUITO CARO) para conhecer a ilha de forma mais rápida, e incluir a Fortaleza de N. S. dos Prazeres no seu passeio de um dia pela ilha.

+ Roteiro de 1 dia na Ilha do Mel: como chegar, o que fazer e praias
+ Procure uma pousada na Ilha do Mel com desconto de até 80%

A dica é sair de Curitiba cedinho de carro para pegar uma das primeiras balsas saindo de Pontal do Sul (8hs), onde a travessia de barco leva apenas 30min. Custou 35 reais o ticket (ida e volta). Nossa opção foi descer em Nova Brasília e ir caminhando pelas praias até Encantadas, de onde pegamos o barco de volta pro continente já no fim do dia.

Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa - Paraná
Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa – Paraná

Parque Estadual de Vila Velha pela manhã

São inúmeras as opções de passeios na região de Ponta Grossa. O clima quente atrai muitos turistas amantes da natureza como Serras, Canyons, Cachoeiras e Vinícolas. É possível passar alguns dias nessa região explorando todas as opções de passeios que eles oferecem (veja dicas do que fazer em Ponta Grossa). Mas não tínhamos tempo, então foi só um passeio bate e volta de Curitiba mesmo.

Nossa primeira parada saindo de carro de Curitiba foi para conhecer as formações de arenitos, a lagoa dourada e as furnas no Parque Estadual de Vila Velha. O local tem estacionamento e saídas programadas com transporte próprio que leva os turistas até as principais áreas do parque. O ingresso é baratinho e o valor super justo (foi por volta de 18 reais os 2 passeios).

+ Parque Estadual de Vila Velha: o que fazer e como chegar
+ Procure uma pousada em Ponta Grossa com desconto de até 80%

São 2 passeios separados. Fizemos primeiro o das Furnas e Lagoa Dourada, e na sequência o dos Arenitos. É uma ótima combinação, pois você fecha o passeio com a cereja do bolo do parque. Todos os tours são guiados e com ônibus que levam até o início das trilhas, pegando o grupo novamente no final.

Buraco do Padre em Ponta Grossa - Paraná
Buraco do Padre em Ponta Grossa – Paraná

Buraco do Padre a tarde

Saindo do parque, seguimos em direção ao Buraco do Padre. Eu não fazia ideia do que me esperava nesse passeio e me surpreendi. O buraco é uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30 metros de altura, formada pelo Rio Quebra Perna.

Trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo, acessível por uma trilha suspensa e plana de 1km. O acesso é fácil e foi recentemente revitalizada, permitindo que cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção cheguem à furna com facilidade. Dentro da furna é impossível não se impressionar com tamanha beleza do local. Dar um mergulho em suas águas geladas é essencial para sair de lá com as energias renovadas.

+ Veja como chegar no Buraco do Padre, em Ponta Grossa
+ Alugue um carro em Curitiba e faça esse tour por conta própria

O acesso de carro é fácil. Nós colocamos “Buraco do Padre” no GPS do celular e seguimos sem nenhuma dificuldade. Na área há estacionamento disponível, além de espaços com churrasqueiras a disposição dos visitantes.

Cachoeira da Mariquinha em Ponta Grossa - Paraná
Cachoeira da Mariquinha em Ponta Grossa – Paraná

Cachoeira da Mariquinha também a tarde

Em seguida, partimos para conhecer a Cachoeira da Mariquinha, que fica a aproximadamente 30km do centro de Ponta Grossa. Do Buraco do Padre pra lá, levamos quase 1h de carro. Aos pés da sua enorme queda d’água forma-se um balneário de rara beleza, perfeito para banhar-se como em uma praia de rio.

Depois de estacionar o carro, ainda fizemos uma rápida trilha para chegar até a Cachoeira da Mariquinha. Pelo visto o melhor horário para visitá-la é a tarde, quando o sol incide diretamente no local, deixando tudo com uma iluminação toda especial e dourada. Vale a pena conhecer!

+ Veja como chegar na Cachoeira da Mariquinha
+ Roteiro de 3 dias em Ponta Grossa

É um espaço perfeito para aqueles que buscam um contato harmonioso com a natureza, sendo um local ideal para acampamentos (20 reais por dia) e caminhadas nas trilhas pela mata nativa da região. A entrada custou 10 reais que é o valor para passar o dia. Ficamos só duas horinhas por lá, mas valeu muito a pena. O horário de funcionamento é das 8h às 20hs. Chegamos tarde em Curitiba.

Cidade de Morretes - Paraná
Cidade de Morretes – Paraná

Morretes em 1 dia

A cidade de Morretes fica localizada ao pé da serra, próxima a várias praias da região e é cortada pelo Rio Nhundiaquara, onde se pode descer de boia e simplesmente passar o dia se refrescando nas águas. Esta linda cidade, que lembra Paraty no RJ, é conhecida devido a seus inúmeros casarões e restaurantes que servem o famoso Barreado, prato típico da região. Não deixe de provar também as balas de banana caminhando pela cidade.

É possível fazer esse tour de trem até Morretes, mas como estávamos de carro preferimos conhecer a Estrada da Graciosa, considerada uma das estradas mais antigas e belas do Brasil, que liga Curitiba a Antonina e Morretes.

+ Conheça o EKOA Park, o novo parque de aventuras de Morretes
+ Morretes: onde ficar, o que fazer, dicas de restaurantes, etc
+ Pesquise os preços de uma pousada em Morretes

Na época da Primavera a natureza mostra toda sua beleza, quando as flores florescem deixando a estrada cheia de cores, contrastando com o verde da mata e o azul do céu. Durante o trajeto e possível encontrar bicas d’água, mirantes, pequenas cascatas e churrasqueiras para passar o dia em meio dessa beleza.

Cachoeira da Mariquinha em Ponta Grossa - Paraná
Cachoeira da Mariquinha em Ponta Grossa – Paraná

Tem mais dicas do que fazer em Curitiba?

Conseguimos reunir aqui essas 5 dicas de passeios e o que fazer nos arredores de Curitiba em apenas 3 dias de carro pela região, mas sabemos que tem muito mais a ser visto. Gostaram das nossas dicas? Sentiu falta de algo? Deixe aqui nos comentários abaixo que vamos adorar voltar para conhecer.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Faz tempo que quero conhecer o Parque de Vila Velha… agora que sei da possibilidade de juntar as cachoeiras no mesmo então, já vou ficar de olho nas passagens!!!
    Valeu Mauricio !!! Ótimas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Pedras de Callanish - Ilha de Lewis

Aprenda como calcular custos de viagem e economizar

Roteiro de Israel - Na estrada para o Mar Morto

Roteiro de Israel e Jordânia em 10 dias – Parte II: Jerusalém, Palestina, Massada e Mar Morto