in

Trilhas na Chapada Imperial – DF

Este ano eu fui passar as férias em Brasília, bem, vocês devem estar se perguntando o que o Distrito Federal tá fazendo num site de Trilhas e Aventuras? Bem, eu fui para lá, não para ficar visitando museus (se bem que eu fui em alguns como o JK e o do Banco Central) e tinha minha irmã que morava lá, afinal eu tinha que ir visitá-la.

O que é a Chapada Imperial

Mas vamos ao que interessa, eu estava navegando na internet quando encontrei uma propaganda que falava da Chapada Imperial, é uma reserva preservada desde 1986, onde tem a maior unidade de mata e reserva hidrográfica de Brasília e seu entorno. Localizada na área de Proteção Ambiental – APA de Cafuringa – abriga, também, o ponto mais alto do Distrito Federal, com 1.342 metros. As trilhas ecológicas margeiam o Ribeirão Dois Irmão, de águas cristalinas, que nasce na propriedade. São 4,5 km de puro deleite, num desnível de 400 metros, passando por várias fito-fisionomias do cerrado e visitando 33 cachoeiras de alturas diversas e piscinas naturais maravilhosas.

O trekking

Eu liguei para fazer a reserva logo que cheguei em BSB (é uma propriedade particular e tem que ser feito uma reserva para ir visitar), e no domingo eu fui pegar o ônibus que ia levar o grupo para o trekking. Eu pensava que era besteira, mas como não tinha muitas opções para trilhas em BSB, resolvi ir, afinal era só 4,5 km para passar o dia andando, eu pensei que ia ser rápido, mas foi aí que eu me enganei…

No começo você vê várias faces do cerrado, depois começa a descida, sempre margeando o ribeirão, só que não é tão fácil como se pensa, se bem que tem uma trilhas mais lights para crianças e pessoas com problemas de saúde, mas o legal é ir pela difícil, onde tem lindas paisagens. Mas cuidado, no dia que eu fui, teve uma senhora que decidiu ir por esta e passou mal, ainda bem que tem uma trilha alternativa para o jeep pegar caso aconteça algum imprevisto como esse, mas foi tudo bem, ela ficou deitada e recuperou um pouco do fôlego e a levamos para perto do carro, depois eu segui caminho, e o melhor ainda tava por vim, na última cachoeira, a Rainha (acho que é este o nome) com uma queda de mais ou menos 20 metros, dá até para fazer rapel, bem que eu queria, mas sem equipamento eu não pude fazer e o pessoal que ia fazer no outro domingo, terminou desistindo, mas fica para a próxima.

Também tem 2 paradas durante o trekking para lanchar (afinal a caminhada começou as 9:00 e só terminou as 16:00) e tomar banho nas piscinas naturais, a água também pode ser bebida, pode levar até seu cantil seco e encher no próprio caminho. Até aí tudo bem, era só decida, mas agora o bicho pega, tem uma subida de mais ou menos uns 400 metros que chega a tirar o fôlego se você tentar subir sem parar, mas quando você chega em cima, legal, um caminhão vem lhe pegar para o almoço (isso mesmo, 16:00 da tarde é a hora do almoço), com uma galinhada e verduras colhidas na horta do próprio sítio.

Como ir

Caso você queira visitar, tem que primeiro fazer a reserva pelos fones: (0xx61) 9961.9068, (0xx61)9965.2461 ou (0xx61)345.8668, ou ainda pelo e-mail: [email protected], mas sinceridade, é melhor ligar para o telefone, pois por e-mail eles demoram um pouco para responder e você pode terminar perdendo a vaga para ir visitar. O valor é de R$ 35,00 com o ônibus e almoço incluídos, mas é bom confirmar antes este valor. Muito barato!!!

Dica

Deve levar na mochila, além da máquina fotográfica, um lanche, cantil (mesmo seco), toalha e roupa de banho. Logo quando chega é um pouco frio, mas é melhor fazer a caminhada com roupas leves, pois o sol começa a esquentar e fica ruim para guardar o agasalho, pode também deixar o agasalho logo no início da trilha, onde tem um ponto de apoio com banheiro e onde almoçamos na volta.

Autor: Jorge Maranhão.
E-mail: [email protected]
Cidade/UF: Brasília – DF

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subindo o Pico da Neblina

1 dia de fome pendurado no Dedo de Deus