Trilha do Morro das Andorinhas em Niterói – RJ

Trilha do Morro das Andorinhas





A trilha do Morro das Andorinhas fica no bairro de Itaipu, perto da praia, na cidade de Niterói – RJ. A entrada está localizada na rua da Amizade, mesma rua da Igreja, que é paralela ao final da Estrada Francisco da Cruz Nunes. A trilha é pouco popular até mesmo pelos niteroienses e tem duas etapas.

A primeira etapa, mais conhecida, dura cerca de 25 min (1km) para subir cerca de 140 metros de altitude. A caminhada é leve e em seu final, há uma “trifurcação”, que ao andar poucos metros por quaisquer dos 3 caminhos é possível avistar belas paisagens.

À esquerda da trifurcação, é possível admirar a vista da Praia de Itacoatiara.

À direita da trifurcação, é possível admirar a Praia e Lagoa de Itaipu em primeiro plano e as Praias de Camboinhas e Piratininga, em segundo e terceiro plano, respectivamente. Nesta área há também duas “mesas” de pedra que servem para um bom piquenique.

Itaipu, canal e Praia de Camboinhas
Itaipu, canal e Praia de Camboinhas
Mesa do Piquenique

Ao centro da trifurcação, em poucos metros, é possível observar uma vista semelhante à da esquerda da trifurcação e admirar a vista da Praia de Itacoatiara. Em caso de sorte, é comum observar micos nesta região. Até esse ponto é tranquilo levar animais e crianças. Assim, para a maioria, a trilha termina neste ponto.

Praia de Itacoatiara

Para começar a segunda etapa, menos conhecida, basta seguir reto ao centro e em cerca de 40min (1,5 km) é possível vislumbrar uma das mais belas paisagens, à beira mar. No final da trilha, pode-se observar a ilha da Menina, bem próxima, e a ilha da Mãe, logo a frente. Nesta região já observei tartarugas.

Ilha da Mãe e Ilha da Menina
Ilha da Mãe e Ilha da Menina

Dicas e Observações:

Riscos na segunda etapa: Nesta etapa, há relatos de cobras e a mata é mais fechada. E em caso de acidente por animais peçonhentos, dirigir-se imediatamente ao polo de atendimento mais próximo. No caso de Niterói é o Hosp. Univ. Antônio Pedro (R. Marquês do Paraná, 303, Centro / Tel.: (21) 2620-2828 e 2620-5111). Nunca encontrei, nem tive problemas, mas é sempre bom ficar alerta, como em qualquer outra trilha. Observar por onde pisa e encosta.

A trilha: A Trilha do Morro das Andorinhas é relativamente fácil, plana e pequena, porém não há muita sinalização no caminho, nem na entrada da trilha. O morro das Andorinhas é basicamente a crista de uma grande pedra, onde, uma vez na trilha, para qualquer direção lateral que vá, é possível encontrar facilmente uma vista e retornar rapidamente ao caminho central. Na primeira vez que fui, segui os caminhos aonde a trilha estava mais batida e não tive problema.

A entrada da trilha na Rua da Amizade fica entre duas casas em uma subida, conforme a foto abaixo.

Entrada inicial da trilha

Após subir o caminho e seguir por poucos minutos (cerca de 400m) em direção reta, é possível avistar a entrada “oficial” da trilha, vide imagem abaixo.

Entrada oficial da trilha

Localização: A localização exata, assim como o caminho da Trilha do Morro das Andorinhas, pode ser vista através do registro da wikiloc, aplicativo que grava o caminho através do GPS do celular.

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=9480709

Mapa pelo Wikiloc – Andorinhas

Como chegar: Fui de carro e o tempo de percurso partindo do centro de Niterói ou do centro do Rio de Janeiro é de em média 35 e 50 min, respectivamente. O trajeto pode ser colocado no “google maps” ou “waze” como “R. da Amizade, 800 – Itaipu, Niterói” que levará próxima a entrada. Atenção: Não colocar “Morro das Andorinhas”, pois levará a outro caminho que não sei se será possível concluir a trilha. Para evitar dúvidas, recomendo olhar a rua no aplicativo wikiloc para observar o início da trilha. Estacionei na rua de terra, próxima a entrada da trilha e não tive problemas. Há a possibilidade também de ir de ônibus e saltar na Estr. Francisco da Cruz Nunes perto da Praia de Itaipu e andar cerca de 400m (5 min).

O que levar: Como a Trilha do Morro das Andorinhas é relativamente pequena, recomendo levar pelo menos 1 litro de água por pessoa. Entretanto, se assim como eu, você gosta de tomar um café com lanche admirando uma bela vista, esta é uma ótima oportunidade.

Mais fotos da Trilha do Morro das Andorinhas

Trilha do Morro das Andorinhas
Trilha do Morro das Andorinhas
Panorâmica da Trilha do Morro das Andorinhas

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Carlos Innecco: Carlos Innecco é engenheiro por formação e nas horas vagas fotógrafo de paisagens, trilheiro e viajante. Atualmente morador de Niterói - RJ. Para mais fotos/vídeos de trilhas, paisagens e viagens, siga meu perfil no IG @inneccophotos

Ver Comentários (3)

Posts Relacionados