in ,

Trilha do Morro das Andorinhas em Niterói – RJ

Trilha do Morro das Andorinhas

A trilha do Morro das Andorinhas fica no bairro de Itaipu, perto da praia, na cidade de Niterói – RJ. A entrada está localizada na rua da Amizade, mesma rua da Igreja, que é paralela ao final da Estrada Francisco da Cruz Nunes. A trilha é pouco popular até mesmo pelos niteroienses e tem duas etapas.

A primeira etapa, mais conhecida, dura cerca de 25 min (1km) para subir cerca de 140 metros de altitude. A caminhada é leve e em seu final, há uma “trifurcação”, que ao andar poucos metros por quaisquer dos 3 caminhos é possível avistar belas paisagens.

À esquerda da trifurcação, é possível admirar a vista da Praia de Itacoatiara.

À direita da trifurcação, é possível admirar a Praia e Lagoa de Itaipu em primeiro plano e as Praias de Camboinhas e Piratininga, em segundo e terceiro plano, respectivamente. Nesta área há também duas “mesas” de pedra que servem para um bom piquenique.

Itaipu, canal e Praia de Camboinhas
Itaipu, canal e Praia de Camboinhas
Itaipu, canal e Praia de Camboinhas
Itaipu, canal e Praia de Camboinhas
Mesa do Piquenique
Mesa do Piquenique

Ao centro da trifurcação, em poucos metros, é possível observar uma vista semelhante à da esquerda da trifurcação e admirar a vista da Praia de Itacoatiara. Em caso de sorte, é comum observar micos nesta região. Até esse ponto é tranquilo levar animais e crianças. Assim, para a maioria, a trilha termina neste ponto.

Praia de Itacoatiara
Praia de Itacoatiara

Para começar a segunda etapa, menos conhecida, basta seguir reto ao centro e em cerca de 40min (1,5 km) é possível vislumbrar uma das mais belas paisagens, à beira mar. No final da trilha, pode-se observar a ilha da Menina, bem próxima, e a ilha da Mãe, logo a frente. Nesta região já observei tartarugas.

Ilha da Mãe e Ilha da Menina
Ilha da Mãe e Ilha da Menina
Ilha da Mãe e Ilha da Menina
Ilha da Mãe e Ilha da Menina

Dicas e Observações:

Riscos na segunda etapa: Nesta etapa, há relatos de cobras e a mata é mais fechada. E em caso de acidente por animais peçonhentos, dirigir-se imediatamente ao polo de atendimento mais próximo. No caso de Niterói é o Hosp. Univ. Antônio Pedro (R. Marquês do Paraná, 303, Centro / Tel.: (21) 2620-2828 e 2620-5111). Nunca encontrei, nem tive problemas, mas é sempre bom ficar alerta, como em qualquer outra trilha. Observar por onde pisa e encosta.

A trilha: A Trilha do Morro das Andorinhas é relativamente fácil, plana e pequena, porém não há muita sinalização no caminho, nem na entrada da trilha. O morro das Andorinhas é basicamente a crista de uma grande pedra, onde, uma vez na trilha, para qualquer direção lateral que vá, é possível encontrar facilmente uma vista e retornar rapidamente ao caminho central. Na primeira vez que fui, segui os caminhos aonde a trilha estava mais batida e não tive problema.

A entrada da trilha na Rua da Amizade fica entre duas casas em uma subida, conforme a foto abaixo.

Entrada inicial da trilha
Entrada inicial da trilha

Após subir o caminho e seguir por poucos minutos (cerca de 400m) em direção reta, é possível avistar a entrada “oficial” da trilha, vide imagem abaixo.

Entrada oficial da trilha
Entrada oficial da trilha

Localização: A localização exata, assim como o caminho da Trilha do Morro das Andorinhas, pode ser vista através do registro da wikiloc, aplicativo que grava o caminho através do GPS do celular.

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=9480709

Mapa pelo Wikiloc - Andorinhas
Mapa pelo Wikiloc – Andorinhas

Como chegar: Fui de carro e o tempo de percurso partindo do centro de Niterói ou do centro do Rio de Janeiro é de em média 35 e 50 min, respectivamente. O trajeto pode ser colocado no “google maps” ou “waze” como “R. da Amizade, 800 – Itaipu, Niterói” que levará próxima a entrada. Atenção: Não colocar “Morro das Andorinhas”, pois levará a outro caminho que não sei se será possível concluir a trilha. Para evitar dúvidas, recomendo olhar a rua no aplicativo wikiloc para observar o início da trilha. Estacionei na rua de terra, próxima a entrada da trilha e não tive problemas. Há a possibilidade também de ir de ônibus e saltar na Estr. Francisco da Cruz Nunes perto da Praia de Itaipu e andar cerca de 400m (5 min).

O que levar: Como a Trilha do Morro das Andorinhas é relativamente pequena, recomendo levar pelo menos 1 litro de água por pessoa. Entretanto, se assim como eu, você gosta de tomar um café com lanche admirando uma bela vista, esta é uma ótima oportunidade.

Mais fotos da Trilha do Morro das Andorinhas

Trilha do Morro das Andorinhas
Trilha do Morro das Andorinhas
Trilha do Morro das Andorinhas
Trilha do Morro das Andorinhas

Panorâmica da Trilha do Morro das Andorinhas
Panorâmica da Trilha do Morro das Andorinhas

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Carlos Innecco

Carlos Innecco é engenheiro por formação e nas horas vagas fotógrafo de paisagens, trilheiro e viajante. Atualmente morador de Niterói - RJ. Para mais fotos/vídeos de trilhas, paisagens e viagens, siga meu perfil no IG @inneccophotos

Comentários

Deixe um comentário

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Laje do Michael Jackson no Morro Santa Marta

32 lugares no Rio de Janeiro muito baratos ou de graça (além das praias)

Parque Cascata Avencal - SC

Tirolesa no Parque Cascata do Avencal em Urubici – SC