Dias de aventura em Brotas com rafting, trilhas e cachoeiras

NASCENTE AREIA QUE CANTA em Brotas - SP





Localizada a 260 km (3h20 de carro) do aeroporto de Congonhas, São Paulo – SP, e a cerca de 150 km (2h de carro) de Campinas, Brotas destaca-se no cenário de ecoturismo e aventura no Brasil. Há, pelo menos, 13 cachoeiras na cidade abertas à visitação, muitas delas dentro de parques que oferecem um dia repleto de atividade de lazer, seja pela contemplação da natureza ou pelas opções de esportes de aventura.

As atrações são para todas as idades, grupos, gostos e preços. Um final de semana em Brotas é perfeito para fugir de uma rotina de trabalho. Entretanto, as atividades que fizemos somadas com outras que são apresentadas no final desta matéria, formam um excelente roteiro de 7 dias ou mais pela cidade e arredores.

Organize aqui a sua Viagem para Brotas

+ Leia todos os posts de Brotas
+ Encontre Hotéis em Brotas, até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no aeroporto de SP em reais, sem IOF e em até 12x

O que fazer em Brotas em um fim de semana

1º dia – Sexta (Chegada à Cidade)

Dentre as muitas opções de bares e restaurantes, escolhemos no primeiro dia ir direto ao Alex Silva Lanches. Como o próprio slogan do lugar diz: “o sabor do interior!”. Foi exatamente esta sensação que tivemos ao experimentar um dos destaques da casa, um sanduíche de linguiça de pernil artesanal, requeijão de corte caseiro e tomate no pão francês do interior.

Antes de ir para a Pousada das Palmeiras, passamos pela Avenida Mário Pinotti, conhecemos a pracinha e mapeamos outras opções de bares, restaurantes e lojas para conhecer nos dias seguintes.

2º dia – Sábado (Ecoparque Cassorova e Areia que Canta)

Após o café-da-manhã na pousada, fomos os primeiros a chegar ao Ecoparque Cassorova que funciona diariamente de 9 às 17h. Este parque é uma das principais atrações turísticas de Brotas, principalmente pela Cachoeira Cassorova.

Com 60 metros de queda d’agua em dois estágios, foi eleita a cachoeira mais bonita do estado de São Paulo e a oitava mais bonita do Brasil. Sua beleza pode ser observada por várias perspectivas, na parte de baixo após uma pequena trilha, no meio das quedas (inclusive com banho de cachoeira), ou na parte de cima através da ponte suspensa e de uma das tirolesas que existem no parque.

Além da Cassorova, o parque também possui a Cachoeira dos Quatis que possui 46 metros de queda d’agua. O acesso se dá por uma trilha de 1,5km (cerca de 30 min de caminhada) ao lado de incríveis árvores centenárias da Mata Atlântica. Mais informações: www.cachoeiracassorova.com.br

Depois, cerca de 13h, fomos almoçar e visitar os encantos do Hotel Fazenda Areia que Canta. O restaurante do hotel funciona com bufê a preço fixo, onde pudemos degustar pratos quentes, frios, saladas, carnes e sobremesas, tudo com excelente tempero caseiro.

Após o almoço, fizemos o Circuito Areia que Canta que além da visitação à nascente que dá nome ao sítio, contempla trilhas, observação de pássaros, banhos de rio e cachoeira, com direito à hidromassagem natural. Ficamos encantados com a Nascente da Areia que Canta, uma ressurgência de água do aquífero Guarani, que forma uma piscina natural de 10m de diâmetro com fundo de areia branca e fina que produz um som quando friccionada. As visitas para a nascente são agendadas e monitoradas. Mais informações: www.areiaquecanta.com.br

Por último, fomos ao tradicional Restaurante do Camillo, aberto desde 1972 e hoje sendo comandado por sua terceira geração familiar. O restaurante junta um pouco de tudo que tem de bom de uma comida do interior, buffet com comidas diversas mais churrasco e massa artesanais feitas na hora à sua escolha.

3º dia – Domingo (Rafting, Casa da Cachaça e Parque Recanto das Cachoeiras)

Para aproveitar cada segundo do final de semana, marcamos às 9h o Rafting com a agência Ecoação. A empresa nos atendeu muito bem, nos instruindo e garantindo toda a segurança da atividade. O sentimento de medo do início foi rapidamente substituído por diversão e um “gostinho de quero mais”.

A atividade durou cerca de 3h30, considerando transporte, instruções teóricas e práticas. O rafting foi realizado nas águas do Rio Jacaré Pepira, considerado um dos melhores para a prática desse esporte. Inclusive foi neste rio que surgiu a Bozo D’Água, equipe que em 2017 foi consagrada hepta campeã mundial de rafting. Mais informações: www.ecoacao.com.br

Como o retorno do passeio é no centro da cidade, fomos direto visitar a Casa da Cachaça, um local pitoresco, acolhedor, onde você poderá comprar e degustar uma variedade de produtos da região, como: salames, doces, geleias, biscoitos e as cachaças.

Por último, fomos almoçar e visitar o Recanto das Cachoeiras, outro incrível parque, com atividades de contemplação, lazer e aventura. Começamos pelo almoço no restaurante Mirante da Cuesta, comida típica de fazenda com tempero caseiro. Após o almoço, depois de contemplar a vista do mirante, fomos conhecer uma das belas cachoeiras do lugar, a Cachoeira de Santo Antônio, através de uma trilha de cerca de 10 minutos. Esta cachoeira apresenta uma queda de 20 metros de altura.

Com o tempo apertado para voltar ao aeroporto, acabamos saindo às 16h do parque sem conhecer a Cachoeira Roseira, a principal atração do parque, ao todo são 55 metros de queda de águas límpidas. Confesso que após as fotos que vi da cachoeira, teria comprado a passagem de volta mais tarde para aproveitar ainda mais do parque.

Mais informações: www.recantodascachoeirasbrotas.com.br

MAIS DICAS DE BROTAS

Hospedagem – Onde ficar em Brotas

Ficamos no Hotel Fazenda, Pousada das Palmeiras, onde o quarto custa a partir de 185 reais a diária para 2 pessoas com um completo café da manhã. O hotel fazenda possui uma série de atividades para todas as idades, como: piscina, toboágua, salão de jogos, caiaque, tirolesa, cavalgada, escalada e arvorismo. Sendo algumas das atividades cobradas à parte. A localização fica a cerca de 30 min de carro do centro da cidade.

Neste roteiro enxuto, priorizamos os principais parques turísticos da cidade e acabamos não aproveitando toda a infraestrutura do hotel. Por isso, indico uma hospedagem próxima ao centro ou reservar pelo menos um dia para aproveitar dos encantos do hotel fazenda.

Transporte – Como chegar em Brotas

Ir de carro é a melhor opção de se conhecer a cidade, por isso alugamos o carro no aeroporto na empresa AVIS por menos de 120 reais a diária com todos os seguros. Este valor foi reservando e pagando pelo site com retirada e devolução do veículo no aeroporto. Além do aluguel do carro gastamos cerca de 200 reais de combustível mais 97 reais com os 12 pedágios, metade na ida e a outra na volta.

Outra opção que também recomendo é ir de ônibus para a estação rodoviária de Brotas e de lá se locomover por taxi ou transfer do local de hospedagem. Neste caso, segue abaixo contatos que podem ser úteis:

  • Estação Rodoviária de Brotas (Av. Dante Martinelli) – Tel.: (14) 3653-1538
  • Ponto de Taxi Jardim (Praça Amador Simões) – Tel.: (14) 3653-1572
  • Ponto de Taxi Jardim 2 (Praça Amador Simões) – Tel.: (14) 3653-5682
  • Ponto de Taxi São José (Av. Mário Pinotti) – Tel.: (14) 3653-1292

Melhor época do Ano e Previsão do tempo em Brotas

Brotas é uma opção de passeio para todos os meses do ano. Os passeios para contemplar a natureza na região ficam mais bonitos com um tempo ensolarado. Entretanto, caso a previsão do tempo não esteja limpa em Brotas, também é possível fazer um excelente passeio, porém mais focado na gastronomia, outra grande especialidade da região.

O que levar para os parques e passeios

Protetor solar, repelente, calçado para trilha, calçado fechado para o rafting (obrigatório), água e lanche. Além disso, para conseguir registrar atividades como rafting e tirolesa, recomendo levar suporte peitoral de câmera e capa de proteção de água.

Mais atrações gastronômicas – Onde comer em Brotas

Um das especialidades da região é a gastronomia e além dos restaurantes descritos no roteiro, três outros também chamaram nossa atenção:

  1. Espaço do Pastel: www.facebook.com/espacodopastel
  2. Brotas Beer: www.brotasbeer.com.br
  3. Brotas Zen: www.brotaszen.com.br

Mais passeios de aventura em Brotas

Não fomos, porém ouvimos falar bem de outras atrações que podem ser incluídas no meu próximo roteiro em Brotas. São elas:

  1. Cachoeira 3 Quedas (www.cachoeira3quedas.com.br)
  2. Cachoeiras do Astor
  3. Cachoeiras do Martello
  4. Cachoeira Escorregador
  5. Cachoeira Saltão
  6. Sítio 7 quedas (www.brotas.com.br/sitiosetequedas)
  7. Viva Brotas Ecoparque (www.vivabrotas.com.br)

Este roteiro é apenas uma das muitas opções do que fazer em Brotas, a cidade radicalmente encantadora. A viagem foi incrível e já quero voltar nem que seja para fazer tudo de novo. Dúvidas ou outras sugestões e dicas, deixe aqui nos comentários. Desejamos uma excelente viagem!

Mais fotos da viagem a Brotas

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Carlos Innecco: Carlos Innecco é engenheiro por formação e nas horas vagas fotógrafo de paisagens, trilheiro e viajante. Atualmente morador de Niterói - RJ. Para mais fotos/vídeos de trilhas, paisagens e viagens, siga meu perfil no IG @inneccophotos
Posts Relacionados