in ,

Tour de Bike em Cusco até as Salinas de Maras e Moray

Tour de Bike em Cusco até as Salinas de Maras e Moray

Como prometido no post com dicas do que fazer em Cusco, vou contar agora sobre um passeio pouco procurado por quem está na cidade, mas que alcançou o primeiro lugar na minha lista de preferidos no Peru. É possível fazer um lindo passeio de bicicleta em Cusco que vai te levar para conhecer as Salinas de Maras e Moray.

A pequena cidade de Maras, a 40km de Cusco, abriga os imponentes terraços agrícolas de Moray e as Salineras que produzem o sal até hoje de forma tradicional e garante o sustento de dezenas de famílias do vilarejo. O centrinho da cidade é calmo, pequeno e bom para uma pausa no passeio. Moray está a 8km do centro, enquanto as Salinas ficam a 7km.

Guia de Destinos: Cusco

Compre um Seguro Viagem e fique tranquilo!

Alugue um carro em Cusco

Como chegar em Maras e Moray de Bicicleta

O tour de Maras e Moray começa de manhã e geralmente termina com o almoço por volta de 14hs. É vendido em todas as agências de Cusco e pode ser feito em vans ou ônibus, que é a opção da grande maioria, ou em quadriciclos, bicicletas e a pé para quem gosta de mais aventura.

O guia te busca e deixa no hotel, e na maioria dos passeios o valor dos ingressos de cada atração, o almoço e os transportes (quadriciclo, bike e van) estão inclusos. O que é muito bom!

Em Cruzpata, prontos para começar a pedalar até as Salinas de Maras e Moray
Em Cruzpata, prontos para começar a pedalar até as Salinas de Maras e Moray

Passeio de Bike até as Salinas de Maras e Moray

Sempre que existe a opção de passeio de bike nas minhas viagens, esse tende a ser a minha escolha. O tour de bike para as Salinas de Maras e Moray me conquistou.

Em Moray pude aprender sobre conhecimentos agrícolas Incas de 1430 nos terraços que são objetos de estudos por conta do avanço atingido nas plantações não superados ou igualados até hoje. Nas Salineras andei por poças de represamento de água que após sua evaporação deixam uma enorme quantidade de sal que é extraído de forma tradicional e comercializado por cerca de 200 famílias. São mais de 3000 poças com mais de 2000 anos de existência.

O passeio até as Salinas de Maras e Moray começa às 7:30h da manhã em Cusco, quando uma van te busca no hotel já com todas as bikes e equipamentos de segurança prontos. Dirigimos por volta de 1hr até o vilarejo de Cruzpata, com 3050m de altitude, onde começamos a pedalar de fato.

O primeiro trecho até Moray tem as vistas mais bonitas
O primeiro trecho até Moray tem as vistas mais bonitas
No meio do nada... a caminho de Moray, no Peru
No meio do nada… a caminho de Moray, no Peru

Às 9hr já estava devidamente equipada e por 1:30h pedalei por paisagens lindas no Peru, em grande parte reta com pequenas subidas até chegar em Moray (3550m), a primeira parada famosa do tour.

O caminho é fácil, mas como estava a mais de 3000m de altura, qualquer subida parecia um morro. Fiquei bem mais cansada do que o caminho parecia indicar. Não cheguei a precisar descer e empurrar, mas foi por pouco. Foi o trecho em que achei as vistas mais bonitas.

Terraços Agricolas de Moray - Peru
Terraços Agricolas de Moray – Peru

Depois de conhecer, fotografar e aprender mais sobre Moray com o nosso guia, seguimos mais 40 min de bike até o povoado de Maras e nesse trajeto já começa o downhill (descida por trilhas) do passeio, mas ainda de forma tranquila. No centrinho de Maras é possível descansar, conferir se as bikes estão ok, comer algo e seguir viagem.

A partir daí começa a diversão e aventura. São apenas 25min até as Salinas de Maras (3300m), mas a descida é forte e controlar a bicicleta fica mais difícil. A trilha é acidentada, com muitos buracos e pedras. Se você não está acostumado pode ter alguma dificuldade, mas logo pega o jeito, percebe que frear o tempo todo não dá muito certo e aceita que descer mais rápido pode ser mais fácil e mais divertido do que imagina.

Outra parada para fotos e explicações nas Salinas de Maras e terminei o trajeto de bike com os últimos 20min até o local em que almoçaria. Esse é o trecho mais complicado, onde derrapei algumas vezes, mas não cheguei a cair.

Esse é um passeio que exige um certo conhecimento em tours de bicicleta principalmente por conta do trecho final. Não é tão difícil e você pode fazer no seu ritmo descendo da bike e empurrando quantas vezes quiser se precisar. Se estiver acostumado a pedalar na sua cidade ou estradas de terra, poderá fazer sem maiores preocupações.

Salinas de Maras - Um dos lugares mais incríveis do Peru
Salinas de Maras – Um dos lugares mais incríveis do Peru
Tradição milenar de extração de sal nas Salinas de Maras
Tradição milenar de extração de sal nas Salinas de Maras

Após um almoço buffet num restaurante ótimo, já com as bikes guardadas, seguimos por 40min na Van até a região do Vale Sagrado, onde fica o Museu Inkariy.

Esse museu é uma ótima opção para um passeio a tarde, pois conta sobre civilizações peruanas pré-hispânica de uma forma interativa com reprodução de figuras humanas em tamanho real. Você consegue conhecê-lo em cerca de uma hora e ficará impressionado com a quantidade de outras culturas que formaram o Peru, além da Inca.

LEIA MINHAS OUTRAS MATÉRIAS TAMBÉM

Roteiro de 5 dias de trekking até Choquequirao

O que fazer em Cusco: melhores passeios

Restaurantes e Bares onde comer em Cusco

Gostou dessa forma alternativa de conhecer os Terraços de Moray e as Salinas de Maras? Conta para a gente se você já fez o passeio de Bike até as Salinas de Maras e Moray ou se encararia o desafio. Topa?

De bicicleta é sempre mais legal e divertido!
De bicicleta é sempre mais legal e divertido!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Cinthia Monaco

Cinthia Monaco é formada em Educação Física e viajante viciada assumida. Sempre que possível cai na estrada com uma mochila na costa, curtindo um bom livro e buscando novos destinos, culturas, trilhas, paisagens e esportes na natureza. Ajudar a viajar é um prazer... acompanhe suas andanças também pelo Instagram: @ci_mochileira

Comentários

Deixe um comentário
  1. Olá, muito legal esse passeio, sempre que posso também procuro andar de bike nas minhas viagens. Qual foi a empresa contratada e o custo dela? Desde já, agradeço.

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Estância de Ski Serra da Estrela, em Portugal

Serra da Estrela possui a única estação de esqui em Portugal

10 acomodações exóticas para se hospedar no mundo