in , ,

City Tour em Cusco – Melhores passeios, o que fazer e onde ficar

Plaza de Armas em Cusco

O Peru é um país rico em opções turísticas, mas sem dúvida é a região de Cusco, seu Vale Sagrado e suas ruínas Incas como Machu Picchu e Choquequirao, que atraem a maior parte dos visitantes. É a melhor base para quem pretende desbravar os arredores.

Foi lá que mudei minha opinião sobre City Tours. Nunca fui muito fã desses passeios determinados, mas em Cusco, até o tradicional vale a pena ser conhecido. É possível ter uma ideia de tudo o que fazer em Cusco e muito mais.

Aconchegante, muito bem conservada e com ótimas opções de passeios culturais, museus e igrejas para agradar o visitante mais histórico. Ótimos restaurantes e bares/baladinhas animadas garantem as noites na cidade. Cusco encanta e merece alguns dias da sua viagem para curtir as atrações da cidade e seu entorno.

Guia de Destinos: Cusco

Compre um Seguro Viagem e fique tranquilo!

Alugue um carro em Cusco

Planejando sua viagem a Cusco

QUANDO IR

A época de chuvas está entre Dezembro e Março. Entre Abril e Outubro, as temperaturas são mais baixas, porém a garantia de dias bons é maior. A semana de 24 de Junho é a mais famosa, pela Festa Inti Raymi (Festa do Sol), tão importante pra eles como o carnaval para os brasileiros.

CÂMBIO

O real é facilmente trocado nas casas de Câmbio da Plaza de Armas, e a cotação gira em torno de 1 por 1. O dólar tem uma cotação ligeiramente melhor e é possível trocar em qualquer loja também.

MAL DE ALTITUDE E CHÁ DE COCA

Por estar a 3400m de altitude, muitas pessoas podem sofrer com o soroche, o famoso e temido mal de altitude, que causa náuseas, dor de cabeça, cansaço excessivo, tonturas e falta de ar.

Recomendo após chegar a cidade, ficar um tempo tranquilamente para se acostumar e sempre haverá um chá da folha de coca para aliviar os sintomas acima, servido como cortesia nas hospedagens. E sim, funciona. Abençoada cultura inca!

Se nem o chá aliviar, existem as famosas Soroches Pills, pílulas vendias em todas as farmácias que ajudam na recuperação, mas eu já estive duas vezes em Cusco e em outras cidades de maior altitude e nunca senti nada, portanto não se preocupe tanto, cada pessoa reage de uma forma. Apenas fique atento e se aclimatize antes de começar a passear.

BILHETE TURÍSTICO DE CUSCO

Todos os pontos de interesse em Cusco e arredores cobram entrada, portanto a aquisição do bilhete turístico é uma ótima pedida. Ele dá direito a entrar em 16 atrações entre sítios arqueológicos, igrejas e museus.

Na época que fui, outubro/2017, estava custando 130 soles o bilhete que vale por 10 dias. Estudantes pagam 70 soles, e também por 70 soles existe a opção do bilhete válido apenas para um dia (veja se vale a pena pra você).

O bilhete turístico pode ser adquirido nas principais atrações ou na tenda de informações turísticas em Cusco.

Plaza de Armas de Cusco com a Catedral e a Companhia de Jesus ao fundo
Plaza de Armas de Cusco com a Catedral e a Companhia de Jesus ao fundo

O que fazer – City Tour em Cusco

Vou contar um pouco de cada lugar que visitei em sequência no city tour em Cusco que durou cerca de 3hrs. Gostei muito do passeio e ele pode ser adquirido em seu hotel ou qualquer agência na cidade. Para entrar em todas as atrações usei o bilhete turístico de 10 dias.

PLAZA DE ARMAS

A tradicional Plaza de Armas é um charme. Lá está a Catedral, ícone das fotos de quem vai a Cusco, a Companhia de Jesus e tudo o que você precisa pra curtir a cidade: hostels, diversos restaurantes e bares, lojinhas, casas de câmbio, caixas eletrônicos, agências de viagens, etc.

O desfile militar ao redor da praça é interessante, vale a pena assistir se acontecer durante sua estadia. É daqui também que partem as vans que levam para os passeios mais tradicionais.

SACSAYHUAMÁN

É uma fortaleza Inca impressionante, localizada a 2km ao norte de Cusco onde até hoje se realizam festas e celebrações.

Apenas 20% da construção ainda resta, mas é suficiente para você gastar vários minutos (ou horas) admirando as formações extraordinárias e a vista incrível que se tem de Cusco. Grande parte das pedras usadas pelos espanhóis para construir as igrejas após a invasão foi retirada de Sacsayhuamán.

Estima-se que cerca de 20.000 homens trabalharam em sua construção e como levaram aquelas pedras enormes, de encaixe perfeito, até os 3700m de Sacsay é a pergunta pela qual ouvimos várias teorias, mas nenhuma certeza.

Esse passeio faz parte do city tour em Cusco, mas também é possível chegar caminhando por uma via de pedestre desde Cusco, ou com vans bem em conta que te deixam na entrada.

Q’ENCO

Um sítio arqueológico com grandes pedras que eram usadas para celebrações e sacrifícios e um labirinto numa caverna com altares e setores provavelmente usados para cirurgias.

TAMBOMACHAY

Era o local de fornecimento de água para o império Inca e por isso mesmo ali foi construído o Templo da Água, um dos importantes deuses da cultura. Também era local de descanso para o chefe do império.

PUKA PUKARA

Era um ponto estratégico de controle e observação de toda Cusco.

MUSEU KORIKANCHA

Um pequeno porém interessante museu com peças originais que fica de frente para a belíssimo Convento e Igreja de Santo Domingo que foi construído por cima do Templo do Sol ou Korikancha.

Outros passeios pelo Vale Sagrado

Cusco também é base para visitar locais mais afastados no Vale Sagrado que podem ser visitados em passeios de 1 dia inteiro. Veja abaixo algumas opções que eu recomendo.

OLLANTAYTAMBO

Esse é outro local de tirar o fôlego de quem decide admirá-lo. É a única cidade inca ainda habitada e muito bem preservada. Está a 70km ao sul de Cusco e também faz parte dos passeios comprados nas agências. Por conta, é possível chegar de ônibus ou trem… aliás, daqui também parte o famoso trem que leva a Machu Picchu.

Vale a pena andar pelas íngremes trilhas e curtir o Templo do Sol e seus gigantescos monólitos. Depois rola uma feirinha de artesanato com várias opções. Foi um dos lugares que mais gostei de conhecer.

PISAC

É uma cidade bem bacana, com população de descendência inca e colonial, que faz parte do passeio do Vale Sagrado e vale uma visita com calma também.

Cidade pequena, mas com opção de hospedagem. Sua feira de artesanato é bem completa e existe um observatório astronômico. Também possui ruínas e terraços que valem a pena a visita. As vistas do vale são lindas.

As ruinas de Pisac, em Cusco
As ruinas de Pisac, em Cusco

SALINAS DE MARAS E MORAY

Esse foi meu passeio preferido. Não consigo escolher se gostei mais da história dos terraços agrícolas de Moray ou de ver de perto a vida que ainda se desenvolve graças a extração de sal nas antigas Salinas de Maras.

Esse tour de Maras e Moray pode ser feito tanto de van, quadriciclo, bicicleta ou por trekking. Fui de bike e adorei, mas essa história merece um post só para ela aqui no Trilhas e Aventuras. Aguardem.

Onde ficar em Cusco: hotéis para todos os bolsos

A melhor localização turística sem dúvida é estar perto da Plaza de Armas. A maioria dos Hostels e Hotéis em Cusco ficam nas ruas que a circundam.

Na minha primeira vez em Cusco fiquei no Inka Club Hostel que está a uma pequena caminhada da Plaza de Armas e é ótimo. Tem um ambiente comum descolado e os quartos são espaçosos e limpos. O café da manhã está incluso e o staff sempre disposto a ajudar. Custo-benefício excelente.

Minha segunda hospedagem foi no Hilton Garden Inn Cusco que está a 1km da Plaza de Armas e possui uma linda vista da cidade. Quartos grandes, limpos, banheiro ótimo, amenities da Neutrogena, café da manhã delicioso e variado, spa, espaço para prática de yoga e wi-fi grátis funcionando perfeitamente em todas as dependências do hotel.

Voltar para o conforto do Hilton Garden Inn depois de 5 dias de trekking até Choquequirao foi fabuloso.

Finalizando, Cusco é uma das melhores bases turísticas que já conheci. Não separe menos de dois dias inteiros para conhecê-la, mas pode ficar uma semana que atrações não faltarão. Você recomenda mais algum passeio pra fazer em Cusco para completarmos esse post? Deixe nos comentários para a gente conhecer também numa próxima viagem.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Cinthia Monaco

Cinthia Monaco é formada em Educação Física e viajante viciada assumida. Sempre que possível cai na estrada com uma mochila na costa, curtindo um bom livro e buscando novos destinos, culturas, trilhas, paisagens e esportes na natureza. Ajudar a viajar é um prazer... acompanhe suas andanças também pelo Instagram: @ci_mochileira

Comentários

Deixe um comentário

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

O que fazer na Antuérpia - Bélgica

Antuérpia – O que fazer em um dos maiores segredos da Bélgica

Resorts para Casais Liberais em Cancún - México

Resorts em Cancún para casais liberais e praias de nudismo exclusivas