in ,

Rota Moche: a nova Machu Picchu

A Rota Moche, ao norte do Peru, guarda sítios arqueológicos pré-incaicos que vão te surpreender

Importantes sítios arqueológicos ficaram escondidos por séculos nas cidades peruanas de Trujillo e Chiclayo, ao norte do país. Desde o início dos anos 90, porém, tesouros como a Huaca de la Luna, Cidadela de Chan Chan e Tucume foram identificados, restaurados e abertos à visitação, atraindo turistas do mundo todo.

Denominada de Rota Moche, a região é considerada a “nova Machu Picchu”, por sua riqueza cultural, e mostra a história da civilização mochica, que durou aproximadamente 700 anos, até a chegada dos incas. É claro que a beleza do principal destino turístico do Peru continua sendo única e insuperável, mas também há muitas atrações nesta parte do território.

“Os mochicas marcaram muito mais profundamente a história do Peru. Os incas existiram por cerca de 200 anos, no período mais recente de nosso passado, mas antes deles existiram outros povos igualmente interessantes”, explica Renzo Ugarte, coordenador do Mercado Latinoamericano da PROMPERÚ, entidade responsável pela promoção turística do país.

O tour à Rota Moche geralmente começa em Trujillo, que fica a menos de uma hora de voo da capital Lima. De lá parte-se para a Huaca de la Luna, um templo para rituais sagrados repleto de imagens e inscrições em adobe. Próximo ao local há um museu de primeiro nível, onde pode-se ver fotos das tumbas encontradas por arqueólogos, artefatos, materiais têxteis e muitas cerâmicas, certamente a principal arte deste povo. Vasos e estátuas em diferentes formatos e tons contam como era o cotidiano, além de descrever com detalhes rituais sagrados e de sacrifícios – humanos ou animais.

Em seguida é possível conhecer a Cidadela de Chan Chan, o menor de 10 palácios que foram habitados pelos chimus (posteriores aos mochicas) e o único aberto à visitação. É impressionante percorrer seus labirintos de adobe e compreender a engenhosidade da obra. Tudo ali foi pensado, planejado, tem uma justificativa.

A viagem continua para a cidade de Chiclayo, a 250 quilômetros de Trujillo, onde fica Tucume, um grandioso complexo com 26 pirâmides de terra habitadas por famílias lambayeque (que existiram entre mochicas e chimus) entre os anos de 800 e 1000 D.C., e o Museu das Tumbas Sagradas do Senhor de Sipán, que narra a descoberta dos restos mortais do talvez mais importante governante da civilização mochica.

No meio do caminho entre as duas cidades ainda há o complexo El Brujo, onde foi encontrado o túmulo da Dama de Cao, uma jovem de 20 a 25 anos cujos vestígios indicam o único matriarcado da América do Sul. Neste local também há um museu que merece ser visitado.

rota-moche-02

De Chiclayo pode-se voltar a Lima, em um voo de uma hora de duração, ou continuar brincando de Indiana Jones. Outras cidades da região possuem sítios arqueológicos.

Desde o início dos anos 90, todos os sítios citados neste texto estão recebendo investimentos tremendos do governo peruano, assim como de institutos nacionais e estrangeiros. O objetivo é protegê-los de saqueadores e fazer com que os habitantes de seus entornos melhorem suas condições de vida através do turismo. Também é uma forma de resgatar uma rica história que estava perdida. Mas ainda falta muito: há dezenas, talvez centenas, de outras áreas que ainda dependem de recursos financeiros para serem exploradas. Nestes casos, o jeito é tentar esconder as escavações iniciadas e torcer para que ninguém mal intencionado as encontre antes.

Mais informações sobre a Rota Moche podem ser vistas no site www.promperu.gob.pe.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Tour pet friendly pelo norte da Califórnia

Conheça os vários roteiros que o Estado Dourado preparou para você

20 Sugestões de Roteiros na Califórnia