in

Quem pode praticar Corrida de Aventura

O enduro de regularidade e a corrida de aventura são na verdade esportes coletivos, uma vez que para participar destas competições é preciso formar uma equipe de no mínimo 3 integrantes, contudo é importante estar preparado fisicamente, tecnicamente e ter o mínimo necessário em equipamentos antes de começar a competir.

Ingressar no enduro de regularidade é bem mais simples do que na corrida de aventura. O 1º esporte exige menos equipamento e muito menos preparo físico do que o 2º. As provas costumam durar cerca de 4 horas e o percurso costuma ter entre 9 e 18Km. É importante que o competidor novato tenha experiência em trilhas de média duração. Os percursos geralmente envolvem travessias em rios e até mesmo “escalaminhadas”, trechos que o competidor precisa se agarrar em raízes ou mesmo cordas para vencer pequenos obstáculos naturais como rochas e desníveis.

Durante todo o percurso o trekker caminha por diferentes tipos de terreno que vão desde descampados, matas fechadas, trechos escorregadios, pedras muitas vezes molhadas e ocasionalmente terrenos lamacentos. Subidas, descidas, curvas e espinhos também testam a habilidade do competidor. Além de estar pronto para vencer os obstáculos naturais, que variam de acordo com cada tipo de trilha, é preciso também adquirir alguns equipamentos obrigatórios. São eles:

– Bússola;
– Calculadora;
– Canetas;
– Cronômetro ou relógio digital;
– Cantil (Água);
– Alimentação para trilha;
– Um bom par de Tênis.

Para uma equipe iniciante encontrar esses itens não é problema e mesmo os mais simples e baratos podem funcionar para ingressar no esporte. Só não vale a pena economizar no tênis ou bota, uma vez que a segurança do competidor dependerá 100% do que estiver calçando e do seu próprio equilíbrio.

Fazer uma trilha não significa se aventurar mato à dentro, é importante ingressar nas trilhas ou mesmo no esporte com alguém que já tenha alguma segurança, conheça bem o caminho e saiba sair de situações perigosas como estar perdido. No trekking a tranqüilidade é a maior virtude pois neste esporte o maior desafio é superar os obstáculos desconhecidos que serão encontrados pelo caminho. Caminhar no asfalto é muito diferente de caminhar em terrenos com desníveis, deste modo comece por trilhas curtas e escolha bem seus companheiros. Quando você encontrar as pessoas ideais, aquelas que tem o mesmo ritmo e preparo que você e com as quais você tem uma boa afinidade, você estará pronto para montar a sua equipe e ingressar nessa aventura.

Os organizadores do enduro de regularidade oferecem um curso gratuito para equipes iniciantes no esporte, neste curso a equipe tem a oportunidade de aprender como utilizar a bússola, fazer a leitura da planilha da prova, medir distâncias e calcular o tempo ideal. Para descobrir qual o circuito que está mais próximo de você basta acessar a página do esporte www.enduroape.com.br . Através deste endereço é possível localizar todos os campeonatos que acontecem no Brasil e realizar on-line a inscrição de sua equipe, além de reservar a vaga no curso para iniciantes.

* O enduro de regularidade é comumente chamado de trekking de regularidade pois está é a modalidade esportiva principal do enduro.

A corrida de aventura é um esporte muito mais seletivo do que o enduro ou trekking de regularidade. Na corrida o trekking é apenas uma das modalidades esportivas. Geralmente uma corrida de aventura envolve etapas de :

– Trekking;
– Canoagem – Podendo envolver embarcações especiais ou criadas pela organização;
– Montain Bike;
– Técnicas Verticais – Como tirolesa, rapel, escalada;
– Orientação;
– Natação;
– Corrida;
– Outros. (Modalidades especiais que variam a cada prova).

Este esporte exige uma série de equipamentos e é preciso ter um bom preparo físico. As provas podem variar de 10hs a 10 dias e os percursos variam entre 40Km e 500Km. A resistência necessária vai variar de acordo com a competição, contudo mesmo para as mais curtas de 40Km, é preciso estar preparado para exercícios intensos e ininterruptos. O domínio das técnicas é fundamental uma vez que esse esporte envolve risco de vida.

As corridas exigem muito raciocínio lógico, paciência, calma, além do preparo e domínio das diversas modalidades. Para começar é importante treinar todas as modalidades e é desejável que o atleta de corrida de aventura tenha o máximo de conhecimento em cada uma delas. O cansaço mental e físico podem ocasionar erros de julgamento ou falhas e conhecer o equipamento e a utilização de cada um deles é uma premissa.

Costumo dizer que para se aventurar neste esporte é preciso praticar cada modalidade exaustivamente.

Trekking: A técnica do trekking pode ser conseguida através do enduro a pé ou mesmo caminhadas de fim de semana. Como as caminhadas em corridas de aventura costumam ser longas e difíceis, é preciso fazer bastante trekking e de preferência aumentar as distâncias progressivamente.

Canoagem: Desenvolver a canoagem não é tão difícil. É comum e mais fácil iniciar esta técnica através do rafting ou mesmo do caiaque. Outra opção pode ser o bóia-cross, contudo essa vai familiarizar o atleta apenas com a água. Existem cursos e aulas específicas para diferentes tipos de embarcações. É fundamental conhecer a técnica fazendo algumas aulas e praticando, pois nesta modalidade o atleta bem treinado pode poupar energia e o mal treinado gastar mais do que deve.

Montain Bike: Fazer Montain Bike é bem diferente de andar de bicicleta. Terrenos acidentados, pedras, buracos e lama compõem o cenário da modalidade. Não basta ser um hábil ciclista de asfalto que não está acostumado a obstáculos para ingressar no esporte. É preciso então sair do asfalto e cair em estradinhas de terra batida no início e depois encarar terrenos mais difíceis, pegar trilhas mais planas e com o tempo encarar desníveis mais agressivos. A bike precisa ser própria para o esporte. Fazer montain-bike com “a bicicleta velha do irmão” pode ser perigoso. É preciso investir numa boa bike.

Orientação: A orientação da corrida de aventura é totalmente diferente da orientação pratica em uma prova de enduro de regularidade. Na corrida de aventura, o atleta se orienta através de uma carta topográfica, uma fotografia de satélite que apresenta todas as características do relevo. Para dominar essa técnica é fundamental ingressar em um curso de orientação. De nada adianta ter um super preparo físico e ainda conhecer bem cada modalidade esportiva, sem dominar a técnica de orientação pois sem ela, a equipe ou navegador não saberá nem mesmo a direção certa à seguir.

Outros esportes: Natação, corrida, cavalgada e outras modalidades extras apesar de atividades mais comuns, merecem atenção especial, uma vez que as condições de prova são bem diferentes da prática de cada modalidade no dia a dia. É importante notar que em uma corrida de aventura o atleta leva consigo sua alimentação, sua roupa, sua água, medicamentos e equipamentos obrigatórios. Tudo isso segue em uma mochila e abaixo dessa mochila estão a camisa da organização e um colete salva vidas em contato com o corpo do atleta. Nadar, correr e cavalgar com os equipamentos e com o corpo cansado testam mais do que a a força e a técnica, testam o desembaraço e jogo de cintura diante de situações adversas.

Para ingressar em uma corrida é preciso também investir em equipamentos. Muitos são disponibilizados pelos organizadores contudo a maior parte deve ser adquirida pelo atleta. Cada prova conta com equipamentos obrigatórios diferenciados contudo existe um extensa lista comum à todos. Veja mais em Equipamentos e boa sorte. Você já sabe por onde começar.

Por Flávio Aguiar – Equipes Latitude Zero e SuperAção

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Corrida de aventura x Enduro de regularidade

Organizações de Enduro a Pé no Brasil