in

Corrida de aventura x Enduro de regularidade

Existem hoje inúmeros esportes radicais que podem ser praticados Brasil à fora. Alguns dependem de sofisticados equipamentos e pesado investimento outros são mais simples e dependem essencialmente de força e resistência. De qualquer modo, os esportes considerados radicais, ganham cada vez mais adeptos.

Nesta matéria do site Trilhas e Aventuras, falaremos de dois em especial, ambos tem na sua essência o contato direto com a natureza, florestas, rios e pedras pelo caminho e sem dúvida são os que mais gastam sola de sapato uma vez que para ambos, caminhar sempre em frente é essencial. Desse modo aqui você conhecerá a origem e o significado da palavra “Trekking” e poderá entender a diferença entre essas duas distintas modalidades de esportes radicais.

O que é Trekking

A palavra trek tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul . O verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que a única forma de se locomover de um ponto para outro era caminhando.

Quando os britânicos invadiram a região e estabeleceram seu domínio político na África, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas e difíceis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente, em busca de novos conhecimentos, como a nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro.

Em seguida, chegaram os aventureiros em busca de fortes emoções, normalmente encontradas em regiões distantes e de difícil acesso, só atingidas após longas caminhadas em terrenos acidentados. Eram os novos trekkers.

Atualmente, utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para se conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza. O trekking passou a ser a atividade esportiva que mais cresce no mundo.

O prazer da caminhada é o de desfrutar paisagens inéditas, que não estão ao alcance de qualquer um; uma sensação de privilégio de ir a lugares aonde poucos chegam, ou de ver coisas que poucos viram; o de superioridade, força, autoconfiança e autoconhecimento. (Beck, 1994).
Fonte: www.trilhaape.com.br

O que é Corrida de Aventura

Corrida de Aventura é um rali humano, uma prova de um a vários dias ininterruptos em que equipes mistas de três a cinco integrantes devem utilizar habilidades específicas para cumprir etapas de trekking, mountain bike, técnicas verticais (rapel, ascensão e tirolesa), cavalgada, alpinismo, natação, canoagem, vela e rafting orientados por mapas e bússolas. Cada equipe administra os horários de parada para descanso, dormida e alimentação. Vence a equipe que se deslocar unida mais rapidamente passando pelos postos de controle previamente estabelecidos pela organização da prova. É uma mistura de expedição e competição cruzando os locais mais inóspitos da Terra. Mais do que preparo físico, essas corridas exigem conhecimento técnico apurado, estratégia, controle emocional, espírito de equipe e amor à natureza. Aos olhos dos competidores é um teste de resistência física e psicológica. Aos olhos dos espectadores é pura loucura.

No Brasil, as corridas de aventura vêm despertando a atenção de atletas, expedicionários e profissionais de várias áreas nos últimos anos, sendo considerado o esporte que mais cresce no país atualmente. Hoje, o Brasil conta com a única prova sul-americana no Circuito Mundial de Corridas de Aventura, a Expedição Mata Atlântica (EMA), a mais importante competição nacional do gênero, com um percurso de cerca de 450 km. Além da EMA, os Circuitos Brasileiro e Nordestino de Corridas de Aventura, o Reebok/Swatch Ecomotion Circuit e corridas independentes, como a Rio-Eco, arrastam centenas de aventureiros nacionais e internacionais por todo o país, cruzando algumas das mais belas regiões brasileiras.
Fonte: www.cariocadventure.com.br

O que é Enduro a Pé ou Trekking de Regularidade

O esporte surgiu em 1992 na cidade de São Paulo, por amantes da natureza, que resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica (Trekking).

A prova de enduro se resume em realizar um percurso pré-determinado pela organização, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas, trilhas, riachos, montanhas,etc, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido pelo diretor de prova. Não é uma prova de velocidade, e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distancias entre referências que constam na planilha, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto.

O trekking de regularidade se tornou uma excelente forma de diversão e interação com as pessoas, possibilitando o surgimento de novas amizades e o fortalecimento das antigas. Muitas famílias também participam, fazendo do dia da prova um evento para estreitar ainda mais os laços familiares.

Hoje o trekking de regularidade possui diversas competições espalhadas pelo Brasil, e a partir de 1998, surgiu a LINEP (Liga Nacional de Enduro a Pé), instituição sem fins lucrativos que tenta unificar e organizar a competição pelo país.

Por se tratar de uma competição de regularidade, considera-se vencedora a equipe que for mais precisa em relação à velocidade média ideal, e perder menos pontos na contagem final, depois de apurados os tempos de passagem pelos postos de controle colocados no percurso. A perda de um destes postos de controle implica em penalização para a equipe que o perdeu. Os pontos são computados da seguinte forma: a cada segundo adiantado, há uma penalização de 2 pontos, e a cada segundo atrasado, uma penalização de 1 ponto.
Fonte: www.trilhaape.com.br

Adaptação e pesquisa
Flávio Aguiar – Equipes Latitude Zero e SuperAção

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

As corridas de aventura no Brasil

Quem pode praticar Corrida de Aventura