in , , ,

Peru além de Machu Picchu – 5 destinos incríveis que você ainda não ouviu falar

O Peru é um lugar fascinante! Conhecer o país foi, possivelmente, minha experiência de viagem mais intensa. Visitar Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas, é de verdade uma sensação única na vida, uma emoção até difícil de descrever. Mas além desse tesouro da humanidade, o Peru tem lugares lindíssimos e super interessantes, que normalmente ficam fora dos roteiros de viagem dos brasileiros por lá.

Uma pena! Lugar de cultura extremamente rica, paisagens incríveis e gastronomia dos deuses, o Peru é tão diverso que cruzar seu território é desvendar um traço diferente de sua identidade a cada novo destino. De norte a sul, passando por cordilheiras, praias perfeitas pro surf, desertos, cidades históricas e metrópoles modernas, o país é um prato cheio pra quem se deixa surpreender. E está aqui pertinho, a poucas horas de voo dos nossos principais aeroportos.

Como forma de incentivar os viajantes brasileiros a irem além do roteiro básico Cusco/Machu Picchu/Lima e viverem uma experiência de viagem mais autêntica, preparei uma lista com 5 destinos fantásticos no Peru e que provavelmente você nunca ouviu falar. Todos eles já fazem parte da rota gringa há tempos, então não tem perrengue, a infraestrutura turística é ótima. Vamos a eles:

Huacachina

A 300 Km ao sul da capital Lima, Huacachina é desses lugares que fazem a gente esfregar os olhos e olhar de novo para acreditar no que está vendo. Em meio ao deserto de Ica, um dos lugares mais secos do planeta, um lago de água verdinha surgiu e fez a paisagem estéril ganhar cor e vida. Pode parecer miragem, mas estamos falando mesmo é de um verdadeiro e incrível oásis em plena América do Sul!

Ao redor desse lago cresceu uma pequena vila, que tem construções nos pés de dunas gigantes, pedalinhos coloridos na água, palmeiras ao redor, restaurantes com vista para o oásis, hotéis com piscina e menos de 100 habitantes! Apesar de ainda ser primordialmente um destino de fins de semana dos moradores de Ica, cidade vizinha, Huacachina tem atraído cada vez mais turistas de todos os cantos do mundo, que vem não só para conhecer a natureza fantástica do lugar, mas também para se aventurar nos passeios radicais de buggy pelas dunas e para praticar sandboarding – o surf de areia.

Então, se você gosta de aventura e paisagens inusitadas e lindas, você não pode perder esse lugar!

Huaraz e a Cordilheira Branca

Mais lugares inimagináveis? Temos! Dessa vez a surpresa fica por conta de um corredor de montanhas nevadas chamada Cordilheira Branca. Parte da grande Cordilheira dos Andes, nessa região norte do Peru, a cerca de 400 km de Lima, a cadeia de montanhas é coberta de neve e tem o segundo ponto mais alto do continente sul americano, o lindo Huascarán, com 6.768 metros de altura.

A maior parte das atrações da região fica no Parque Nacional Huascarán, que protege essa grande paisagem gelada e suas lagoas fascinantes (entre elas a queridinha da atualidade, a Laguna 69), piscinas de água vulcânica e montanhas nevadas, muito propícias à prática de atividades de aventura. É possível fazer escalada no gelo, cavalgadas e trekkings diversos, como o Santa Cruz trek, considerado por muitos a melhor caminhada da América do Sul, a quase 5 mil metros de altitude!

A cidade de Huaraz costuma ser a base para quem visita o Parque Nacional Huascarán. A cidade em si não é bonita e não tem características históricas ou arquitetônicas marcantes, depois que foi quase completamente destruída por um terremoto em 1970. Em compensação, o crescimento do turismo estrangeiro trouxe novos lugares bem legais para se comer, beber e se divertir.

Da cidade também é possível visitar o sítio arqueológico Chavín de Huantar, centro administrativo e religioso da cultura Chavín, construído entre 1.500 e 300 a.C. aproximadamente. As agências da cidade oferecem passeios tanto para as ruínas quanto para as aventuras geladas.

Trujillo

Na costa noroeste, a 560 Km de Lima, fica o tesourinho histórico e cultural do Peru, a cidade de Trujillo. Fundada em 1.534 pelos espanhóis, a arquitetura colonial da cidade é colorida e super conservada, uma linda surpresa! A parte histórica fica ao redor da Plaza de Armas e nas ruas próximas e nos prédios antigos funcionam museus, repartições públicas, hotéis, cafés e restaurantes – muitos que investem em mobiliário e peças de decoração antigos pra dar o clima do lugar.

A cidade é considerada a Capital Cultural do país, por seus museus, tradições artísticas regionais e por ser casa de grandes escritores e artistas plásticos peruanos.

Trujillo serve também como base para se visitar um dos lugares mais aclamados pelos amantes de arqueologia: as ruínas de Chan Chan, a maior cidade de barro do mundo, construída há mais de 600 anos pelo povo Chimu.

Huanchaco

Para a galera que curte praia, surfe e dias de relax à beira mar, a apenas 12 Km de Trujillo fica Huanchaco, um dos paraísos dos surfistas de ondas longas no Peru. O balneário cresceu para o turismo a partir do surf e virou um point de viajantes do mundo inteiro, com muitos estrangeiros à frente de estabelecimentos fofos e charmosos.

Aqui surgiram, segundo evidências, os “caballitos de totora“, pequenas embarcações construídas com folhas de totora (uma espécie de junco peruano), usadas para a pesca. Por causa deles, Huanchaco é tida como o berço do surf moderno, já que a bordo desses caballitos o povo local surfa pelo mar da região há mais de 2.500 anos.

O esporte é tão importante para o lugar que em 2016 Huanchaco virou uma Reserva Mundial de Surf, protegida por lei federal. Dessa forma ficaram proibidas obras, construções e intervenções que possam vir a alterar ou prejudicar o ecossistema do lugar.

Máncora

E por falar em surf, eis aqui outro destino que atrai uma galera do mundo inteiro que curte muito pegar onda. Máncora foi minha queridinha do fim da viagem ao Peru, onde eu parei, descansei, curti praia, a noite, os restaurantes e conheci muita gente bacana.

O lugar se resume a uma longa avenida (no caso, a Rodovia Panamericana, que liga o Chile ao Alasca pelo litoral), algumas pequenas ruas transversais, um morro com um farol no topo e praias lindas, com direito a por do sol encantador. Ao contrário de regiões frias como Chile e Argentina, as águas do Pacífico no norte do Peru tem temperaturas bem agradáveis, ótimas pra se refrescar do calorão que faz por lá.

Na avenida principal ficam montes de restaurantes, pousadas, lojinhas e feirinhas de artesanato, bem típicos de cidadezinhas de praia. Do alto do morro a vista do mar é linda, especialmente no por do sol. Dá pra subir a pé ou de mototaxi, o principal meio de transporte da região.

A atração principal são mesmo as praias lindas, sempre cheias de surfistas. No centrinho as areias ficam cheias e sua concorrência com pranchas por um lugar nas ondas vai ser grande. Já a Praia do Amor, mais afastada, é pura tranquilidade, areia e um mar sem fim.

Com tanta gente jovem do mundo inteiro, a noite de Máncora é super animada e tem sempre alguma festa em volta da piscina de um hostel (no Loki del Mar Hostel elas rolam praticamente todos os dias). Nos fins de semana e feriados, acontecem festas maiores de música eletrônica, reggae, reggaeton ou o que estiver na moda no momento.

De Máncora dá pra visitar outras lugares de praia interessantes, como Los Órganos, onde as características secas dessa região desértica ficam mais aparentes, e Lobitos, o melhor pico de surf da região.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Lilian Müller

Lilian Müller é uma caçadora de sonhos e do lugar incomum, nunca troca o duvidoso pelo certo. Jornalista por formação, enquanto tenta descobrir a sua missão aqui nesse mundo, vai viajando, de preferência por lugares menos óbvios e mais quentes. Para vê-la feliz é só colocar um cachorro na sua frente ou pronunciar a palavra mágica "praia". Siga no Instagram: @lilianmuller.muller

Comentários

Deixe um comentário
  1. Valeu as dicas. O Peru faz parte do nosso roteiro para 2018, saindo de Santa Catarina até Cartagena das Índias na Colômbia. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Viagem de carro pelo Alentejo

Roteiro de carro pelo Alentejo, em Portugal

Águas cristalinas nas praias de Curaçao

As 5 melhores praias de Curaçao e o que fazer de melhor nelas