in ,

As 5 melhores praias de Curaçao e o que fazer de melhor nelas

Águas cristalinas nas praias de Curaçao

Curaçao, uma das três ilhas do ABC do Caribe (Aruba, Bonaire e Curaçao), é cobiçada por suas praias paradisíacas banhadas pelo mar caribenho, das quais a mais famosa, Kenepa Grandi, frequenta merecidamente muitos rankings sobre as praias mais bonitas do mundo.

Enquanto (resumidamente) Aruba é um destino mais preparado para o turismo, com ampla oferta de hotéis de renome, e Bonaire é uma ilha basicamente para mergulhadores, Curaçao fica no meio termo. A ilha possui cerca de 40 praias que conseguem agradar a todos os tipos de apreciadores. Desde praias “clube” com acesso pago e toda sorte de comodidades, até praias de difícil acesso onde você poderá ser o único visitante.

Mas quais são as melhores praias de Curaçao? Kenepa Grandi é realmente a melhor praia da ilha? A seguir, apresento meu ranking das 5 melhores praias de Curaçao, e o resultado pode ser, de certa forma, surpreendente!

Aproveite e pesquise os melhores preços de Hotéis em Curaçao

Veja quanto custa pra alugar um carro em Curaçao

Aproveito, é claro, para dar dicas preciosas sobre as praias de Curaçao (o que fazer, onde ficar, onde comer, onde mergulhar), que podem lhe ajudar a aproveitar da melhor forma esse maravilhoso paraíso natural.

5o Cas Abao

O ranking das 5 melhores praias de Curaçao começa com Cas Abao, uma linda praia privada localizada a 30 km a noroeste do centro da capital, Willemstad. O acesso se dá por uma estrada de terra, com muitos buracos e irregularidades, o que pode complicar, principalmente em períodos chuvosos. Ao chegar na guarita é necessário pagar a taxa de entrada (6 dólares por carro). Uma cadeira custa 3 dólares e dá direito a uma rápida ducha. Há um restaurante que serve algumas bebidas e refeições, mas tudo bem mediano.

Cas Abao se destaca mesmo pela grande faixa de areia delimitada pelas encostas. O mar é daquele azul caribe que você sempre sonhou, e aqui, pela dificuldade de acesso, não costuma haver grandes multidões de turistas, ou seja, é o cenário perfeito para relaxar e tirar aquela foto “ô vida difícil!”.

No dia em que visitamos Cas Abao, a correnteza estava bem forte, e isso é consequência direta da longa faixa de areia. Explico. Curaçao tem o relevo acidentado, e em diversas praias as encostas em formato de ferradura protegem das correntezas, formando uma piscina natural. Em Cas Abao, como a faixa de areia é bem extensa, essa proteção não é tão eficiente, o que resulta em um mar de certa forma bravo para os padrões da ilha. Outro ponto negativo é que a poucos metros da orla o mar já está com profundidade acima de 2 metros. Ou seja, as condições não são ideais para banho e afetam a visibilidade do mergulho.

Como nas maior parte das praias de Curaçao, há pedras e conchas no mar. Portanto, é recomendável a compra de uma sapatilha própria para banho, se você não tem, é fácil de encontrar em muitas lojinhas ou no mercado do centro.

4o Santa Cruz

Esta praia não costuma estar presente na lista de praias mais bonitas de Curaçao e no dia que a visitamos estava praticamente vazia. De fato, o mar localizado bem em frente a praia é um tanto quanto “mexido”, a areia fica em suspensão e assim não temos o mar cristalino caribenho que sempre sonhamos. Certamente isso faz com que Santa Cruz seja deixada de lado em meio a tanta oferta de mar azul caribe.

Mas Santa Cruz reserva seus segredos somente para os mais aventureiros (Opa, você está no lugar certo!!!). Primeiro, porque o snorkel é dos melhores de Curaçao. E segundo, porque a partir de Santa Cruz você pode tomar um barco ou alugar um caiaque e visitar um dos lugares mais fantásticos da ilha, o “Blue Room”.

Para chegar ao ponto de snorkel, é preciso nadar uns 100 metros acompanhando o relevo pelo lado esquerdo da praia. Bingo! Você chegará a um impressionante paredão de corais com excelente visibilidade e com uma incrível diversidade de vida marinha. Mas, atenção! Não é um mergulho para iniciantes, só faça se tiver experiência, com equipamento e acompanhando de um “dupla”.

O Blue Room Curaçao é uma caverna marinha localizada a esquerda da Playa de Santa Cruz, facilmente acessível de caiaque ou por um rápido passeio de barco, serviços oferecidos pelo, eu diria, folclórico “Captain Goodlife” e sua empresa “Let’s Go Watersports”, que fica localizada logo após o estacionamento.

De lancha (20 dólares) são só alguns minutos de um lindo passeio pelo mar. Para entrar na caverna é preciso saltar na água e mergulhar alguns metros até chegar ao interior. Lá dentro, a sensação é indescritível, a luz do sol faz aparecer toda sorte de tons de azul, em um capítulo “once in a lifetime experience”. O Capitão ainda te leva para visitar um naufrágio, antes de voltar para o seu restaurante e te oferecer um almoço (pago a parte, mas barato para os padrões de Curaçao) delicioso.

Vídeo 01 – Saindo do Blue Room.

A praia é pública, e portanto não há cobrança de taxa de entrada, nem estacionamento pago. Mas se você utilizar os serviço do capitão, você poderá deixar seu carro no estacionamento do restaurante.

3o Kenepa Grandi (Grote Knip)

Kenepa Grandi, junto com as fachadas coloridas do centro de Willemstad, são os principais cartões postais de Curaçao. Kenepa, eu diria, é uma das praias mais cênicas do mundo, pois fica embaixo de um paredão de pedra, e em dias de sol, o mar azul caribenho, visto do mirante, é um exagero de beleza. A praia tem um formato quase perfeito de ferradura que forma uma fantástica piscina natural. Além disso, o mar é raso por mais de 50 metros da orla, o que resulta em condições ideais para relaxar na água. É uma praia indiscutivelmente belíssima.

E é justamente pela exuberância de suas belezas naturais que a praia paga o preço pela fama. Está quase sempre lotada de turistas (recebe vários ônibus de excursão diariamente) e se você não chegar lá bem cedo (o que significa praticamente madrugar para percorrer os 40 km desde a capital, Willemstad) é provável que não consiga ocupar uma das poucas espreguiçadeiras com sombra disponível. Nos finais de semana, a praia é uma das preferidas pela população local, o que a torna ainda mais movimentada.

Por ser pública, o acesso é gratuito. A estrutura se resume a um pequeno bar e banheiros. Há vagas de estacionamento, mas você deve ficar atento. Para ter acesso à praia, é necessário descer uma escada, o que faz com que se perca a visão do carro. Em Curaçao, infelizmente não são raros os casos de vidros quebrados em estacionamentos, e em Kenepa Grandi não é diferente. O problema é tão sintomático que, ao dirigir pela ilha, me deparei com vários anúncios de “glass repair”, ou seja, oficinas que se dedicam ao reparo de vidros quebrados, a um preço inferior ao das locadoras.

O snorkel aqui é apenas razoável, há poucos peixes e os corais apresentam sinais de danos causados pelo furacão em 1999. Ainda assim, apesar de não representar o esplendor da vida marinha da ilha, pode ser um bom mergulho, principalmente para iniciantes, pela tranquilidade da correnteza e grande área com profundidade em torno de 1 metro.

Kenepa Grande é, sim, a praia mais bonita de Curaçao e uma das mais bonitas do mundo. Mas não é melhor praia para seu deleite, pelos seus pontos fracos (insegurança, lotação e serviço limitado).

2o Kenepa Chiki (Klein Knip)

Kenepa Chiki, nossa vice-campeã, é a “irmã mais nova” de Kenepa Grandi. A distância entre as 2 praias é de pouco mais de 1 km, tornando comum a visita em conjunto. Foi assim que fizemos, e acabamos passando algumas horas de muita paz ali. Mesmo tendo poucas palapas (cabanas com teto de palha), havia algumas vazias e conseguimos uma bem em frente ao mar.

A faixa de areia é pequena mas se estende por toda a praia e convida para a contemplação e o relaxamento. A oferta gastronômica é restrita a alguns carros estacionados oferecendo bebidas e refeições, tudo muito simples. A praia é pública e o estacionamento fica bem próximo, ou seja, se consegue vigiar o veículo, o que não é possível em Kenepa Grandi.

A praia também oferece um bom ponto de snorkel, bastando entrar na água e nadar para o lado direito da encosta. Os corais também sofreram com o furacão de 1999 e ainda estão em recuperação, mas já encontramos muitos peixes típicos do caribe como parrotfish, filefish, angelfish e butterflyfish, inclusive alguns cardumes.

Vídeo 02 – Snorkel em Kenepa Chiki

Apesar de não ter o mirante da irmã mais famosa, Kenepa Chiki também é belíssima, e aqui encontramos uma atmosfera mais acolhedora. O pôr do sol em Curaçao é um espetáculo, e nesse dias estava simplesmente perfeito! Ficamos ali embasbacados contemplando toda aquela beleza e agradecendo a oportunidade de estar vivendo aquele momento.

1o Jan Thiel Beach, a melhor praia de Curaçao

Mas e que tal uma praia que se não tem toda a exuberância de Kepena Grandi, ainda assim tem seus encantos, com faixa de areia, mar calminho e transparente, com direito até a cardumes, e onde você pode tranquilamente desfrutar de diversas opções de boa gastronomia, ou até mesmo degustar um Curaçao Blue?

Localizada ao sul do centro da ilha, a 10 km da Queen Emma Bridge, Jan Thiel Beach, vencedora do nosso Top 5 Praias de Curaçao, é uma praia privada, cujo acesso custa 3,5 dólares por pessoa, com direito ao estacionamento interno. Acredite, como já relatei, faz toda a diferença curtir a praia sem ficar tenso sobre o carro alugado, e podendo utilizar banheiros e tomar aquela ducha.

Em Jan Thiel Beach, há alguns restaurantes para escolher, como o Zanzibar, onde passamos um dia incrível. Há diversas opções pelo clube, que vão desde cadeiras gratuitas até “cabanas” pagas. Drinks e refeições custam caro, é verdade, mas o roteiro que fizemos em uma semana em Curaçao, como o da grande maioria dos turistas, inclui praias gratuitas onde você provavelmente levará seu cooler gastando muito pouco. Vendo por esse lado, após alguns dias em praias com pouca ou nenhuma estrutura (vide minha farofada em Kenepa Chiki), você irá desejar passar pelo menos um dia no estilo “se fui pobre, não me lembro”, e Jan Thiel Beach, além de todas as facilidades, tem um mar caribenho lindo, calminho e ótimo snorkel.

Vídeo 03 – Snorkel em Jan Thiel Beach. Cardume de Blue Tang.

Além disso, muitas praias fecham entre 17:00 e 18:00 horas, e ficar para curtir o pôr do sol não é lá muito seguro, pois nesse horário muitas delas já estão quase desertas. Em Jan Thiel Beach, você poderá não somente curtir um pôr do sol fantástico (assim fizemos), como se deleitar com um happy hour a beira mar. Há dias em que rola música ao vivo, inclusive para o jantar.

Finalizo assim o Top 5 das melhores praias de Curaçao. Kenepa Grandi é, sim, a praia mais bonita da ilha, mas Jan Thiel Beach leva o troféu de melhor praia! Até a próxima!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Khalil Cruz

Khalil Cruz é aficionado por viagens. Já esteve em 23 países das Américas e Europa e em 2017 chegou a hora de desbravar 2 novos continentes: África e Ásia. Apaixonado pela natureza e especialmente por vulcões, irá compartilhar, entre outras aventuras, a fantástica experiência de visitar vulcões ativos. Siga no instagram @khalilstromboli

Comentários

Deixe um comentário
  1. Nossa imagino que tenha sido dificil estabelecer esse ranking! Uma praia mais linda que a outra!!! A cor desse mar é fascinante!!! Adorei!! ☺

    • Mariana, Curaçao é TOP. São por volta de 40 praias, ideal para explorar com calma. Muitas delas semi-desertas, muita vida marinha, aquele por do sol de papel de parede, muitas piscinas naturais, é um roteiro para uma semana, fácil!

  2. Khalil, muito top esse seu ranking. Estamos indo para Curaçao próximo mês e esse seu post fez toda a diferença na nossa programação! Obrigada por compartilhar com a gente! Abraços.

  3. Oi, Khalil!
    Vou pra Curaçao esse mês e, como será pouco tempo, pegando dicas das coisas realmente imperdíveis pra fazer.
    Gostei do seu ranking, separei um dia pra fazer por conta algumas praias e sempre li sobre as do norte.
    Você acha que é possível no mesmo dia ir pra Kenepa Grandi de manhã (estender até a Chiki, porquê não!?) e na hora do almoço mais ou menos ir pra Jan Thiel, conhecer um pouco e ver o pôr-do-sol?
    Obrigada!

    • Olá Mirna. Dá pra fazer as 3 no mesmo dia, eu que fico horas fazendo snorkel, por isso demoro mais. Se você acordar cedo e ir direto para Kenepa Grandi, vai ter tempo para curtir Kepena Chiki também (são praticamente vizinhas). Programe-se pra chegar em Jan Thiel umas 2 ou 3 horas antes do pôr do sol, pq o mar lá também é muito bonito e tem skema de happy hour e música ao vivo a noite. Aproveite muito, são praias incríveis!

  4. Cara, parabéns pelo seu top five, ansiedade a mil aqui proque embarco pra Curação em Out, ficarei 4dd num hotel all inclusive somente pra descansar mesmo, e outros 7dd num hotel simples pra curtir e explorar as praias e seu post será muito útil, Considerando que eu terei bastante tempo teria outras que você acrescentaria nesse relação? abraços.

    • Wilton, existe uma praia, na verdade é uma ilha, se chama “Klein Curacao”. É preciso contratar um tour, custa mais de 100 dólares, e só para chegar lá são 2 horas de barco. Eu não fiz porque li que dependendo do dia o barco pode balançar bastante e minha esposa costuma enjoar, então eu acabei desistindo, mas se o tempo colaborar a ilha é sensacional, um marzão azul com tartarugas. Fui também em Tugboat, a praia não é das mais bonitas mas lá tem um naufrágio a poucos metros de profundidade em que você pode ir nadando tranquilamente, (aconselho que não vá sozinho e use nadadeiras) lá funciona inclusive uma operadora de mergulho. Playa Lagun é outra excelente opção, muito bonita e com um mar calminho para relaxar e mergulhar. Aproveite bastante!!!

  5. obrigada por todas essas dicas! São valiosas e escritas de forma muito agradavel de se ler, esclarecendo ainda o leitor sobre os cuidados que deve tomar. Sucesso!

  6. Ola, eu vou de navio, fico somente 1 dia… O q vc recomendaria? Provável que vá e volte de taxi…mas gostei do seu nr 1…é exatamente o que eu gosto…um abraço

  7. Oi Mauricio, amei seu post sobre Curaçao.Quero sua ajuda, pra aproveitar o máximo.

    Quanto em média vocês gastaram por dia?
    Vi que levaram cooler, é necessário na maioria das praias?
    Vou ficar 5 dias, que roteiro você indicaria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Peru além de Machu Picchu – 5 destinos incríveis que você ainda não ouviu falar

Guia de Restaurantes – Onde comer em Arraial do Cabo