in ,

Jaipur, a capital cor de rosa do Rajastão

Jaipur é conhecida como “a cidade rosa”. Ela foi estabelecida em 1727 pelo Marajá Jai Singh II e como capital da dinastia Kachwaha. No século XIX, a cidade se tornou próspera e em 1900 tinha aproximadamente 160 mil habitantes. Hoje, a capital do estado desértico abriga mais de 2 milhões e meio de pessoas e é a cidade mais poluída do Rajastão.

Os fortes e os palácios gloriosos remontam a um passado repleto de abundância e realeza. Mas atualmente, a ‘modernidade indiana’ predomina com muitas motos, porcos, rickshaws, carros barulhentos e pedestres perambulando pelas ruas da capital.

A cidade é definitivamente, o ‘hot spot’ do Rajastão para fazer compras. Este é o estado da Índia que mais produz têxteis e é o paraíso para quem gosta de roupas, ouro e adornos indianos. Perca-se nos bazares de Johari, Tripolia, Bapu e Chandpol.

antonella_jaipur01 antonella_jaipur03 antonella_jaipur02

Compre um sari – veste típica da mulher indiana que tem 6 metros de pano para amarrar no corpo (para os homens, também há roupas masculinas nestes mercados). Mas não se esqueça de pechinchar sempre!

Aventure-se pelas ruas da parte velha da cidade (Old City) e encontre havelis, templos hinduístas e peculiaridades que nos fazem viajar ao tempo dos Marajás. A cidade velha é circundada por um muro que detém três portões principais (Chandpol, Ajmer e Sanganeri) e que foram reformados recentemente.

O colorido dos prédios, das casas, das roupas das mulheres e de pinturas nas ruas faz com que a cidade se destaque e represente a verdadeira Índia através de nuances que cativam qualquer turista ou mesmo indianos (…)

antonella_jaipur05 antonella_jaipur09 antonella_jaipur08 antonella_jaipur06

Vale a pena visitar o Iswari Minar Swarga Sal que é um minarete que foi construído por Iswari, filho do Marajá Jai Singh. Ele tinha 21 noivas e concubinas ao mesmo tempo. Ele não conseguiu dar conta do recado e se suicidou (cada história que a gente só acredita porque aconteceu na Índia)!

O City Palace é um palácio que ocupa uma área enorme com jardins, varandas e edifícios. Hoje o palácio é uma mescla da arquitetura “Rajastani” com a arquitetura do império Mughal. Há duas entradas para se chegar ao City Palace, uma é pela Virendra Pol e a outra é pela Udai Pol. Neste complexo há o Mubarak Mahal que é o Welcome Palace, o Museu do Marajá Sawai Mansingh II, o Diwan-i-Am e o Diwan-i-Khas (ambos significam “Hall de Audiência Privada” e abrigam exposições), os portões Pitam Niwas Chowk e um palácio privado que é o Chandra Mahal. Perto do City Palace, está o Jantar Mantar que é um observatório do espaço para analisar os astros e a energia solar.

Outra atração é o Windy Palace ou Hawa Mahal que é um palácio que fica no centro de Jaipur e é o principal cartão postal da cidade. Ele foi construído em 1799 e é um exemplo da arquitetura Rajput. Do lado de dentro do palácio, as mulheres observavam a vida nas ruas através de pequenas frestas que elas faziam nas paredes.

antonella_jaipur11 antonella_jaipur13

O Forte Nahargarh ou Tiger Fort foi construído em 1734 e sofreu expansões em 1868. Ele fica no alto de uma montanha de onde pode-se ter uma linda vista da cidade. Você pode chegar lá de carro (táxi), de tuc-tuc ou então, apreciar um longo passeio a pé.

A atração que eu mais gostei foi o Amber Fort que como não podia ser diferente, é cor de rosa! Ele foi construído em 1600 e é o típico palácio-forte, com halls de audiência, templos hinduístas, mosaicos de espelho, arquitetura típica, vários corredores e passagens secretas que o Marajá usava para visitar as senhoras do castelo. Eu andei de elefante pela primeira vez neste lugar e foi uma experiência fantástica que com certeza um dia repetirei sem dúvida alguma.

antonella_jaipur15 antonella_jaipur16

E a parte mais emocionante do passeio foi quando eu encontrei o que eu mais procurei durante a viagem e até então não havia encontrado (…) um encantador de serpentes. Esse momento foi totalmente inesperado, pois já havia desistido de ver um ao vivo e a cores. Mas para a minha surpresa (…) o encontrei!

E terminamos mais um capítulo da nossa viagem à Índia. Até a próxima parada (…) Udaipur, cidade do Lake Palace e de muitas atrações!

Autor: Antonella Satyro
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

A cidade azul de Jodhpur e Pushkar, lugar de peregrinos e santos

A Última Cidade do Estado Dourado – Udaipur, a Veneza do Leste