in ,

A cidade azul de Jodhpur e Pushkar, lugar de peregrinos e santos

Começamos mais um capítulo da nossa jornada. Primeiramente, a cidade de Jodhpur, conhecida como a “cidade azul”, ainda no estado do Rajastão. Tal denominação remonta às inacabáveis casinhas azuis da cidade que fazem parte de um cenário “breathtaking”.

Essas casas ao redor do forte pertenciam ao “Brahmins” (em inglês) que significa casta de “padres”, mas depois foram ocupadas por outras castas também. Diz-se que as casas foram pintadas de azul para refletir o calor e espantar os mosquitos.

Tal paisagem pode ser vista e apreciada do alto do forte Meherangarh que é o principal cartão postal da cidade e obviamente, o mais visitado atrativo turístico. O mesmo é imenso e abriga um palácio dos tempos dos Rajputs.

Ao comprar a entrada, você ganha um aparelho de áudio para fazer um tour completo pelo forte com diversas explicações interessantes (histórias, informações e anedotas). Não há áudio em português, mas você pode encarar em inglês ou em espanhol (ou em outros idiomas disponíveis!).

antonella_jodhpur01 antonella_jodhpur04 antonella_jodhpur02

Dentro do forte há várias atrações que você pode visitar como museus, exposições, templos, entre outros. É imperdível, realmente vale a pena.

A cidade azul foi vital na rota do comércio indiano e obteve divisas significativas provenientes do ópio e da pedra sabão. Atualmente, a mesma é um pouca suja e tem bastante trânsito. O centro da cidade é movimentado como qualquer cidade indiana e merece ser descoberto a pé, pois só assim você terá uma idéia das peculiaridades que pode encontrar por lá.

A cidade conta com sol o ano todo, e por este motivo, alguns a denominam também, de “Sun City”. Jodhpur é muito freqüentada por turistas e tem diversas opções de entretenimento e alimentação. Como eu sou uma amante da gastronomia, não posso deixar de mencionar o restaurante “em um jardim” – On the Rocks – que fica perto do hotel Ajit Bhawan. Se você estiver por lá, “grab a bite” porque a comida é deliciosa e o ambiente é repleto de árvores e mesas a luz de velas (à noite), lembra o Tavern on the Green, no Central Park, em Nova Iorque. O lugar é bem famoso, tem uma padaria com doces que pedem para ser degustados e é considerado o mais “funkiest” da cidade. Não perca!

antonella_jodhpur05 antonella_jodhpur07 antonella_jodhpur06

Pushkar – A cidade sagrada

Centro de peregrinação de hinduístas, Pushkar é uma pequena, mágica e árida cidade no estado do Rajastão. A mesma conta com 400 templos em volta de um lago sagrado que segundo a mitologia hinduísta, foi criado pelo Deus Brahma (um dos deuses da “trindade” hinduísta – Brahma, o criador; Vishnu, o preservador; e Shiva, o destruidor), quando o mesmo derrubou uma flor de lótus no local.

Quando você entra em Pushkar, o “assédio religioso” é grande. Vários “Brahmins” (“padres” hinduístas) lhe abordam para abençoar e fazer oferendas em seu nome no lago sagrado ou em algum dos 52 ghats (são as pequenas entradas com escadas que dão no lago onde as pessoas fazem as abluções e lavam suas roupas e elas mesmas) que o rodeiam. Obviamente, eles pedem uma “recompensa”, rúpias indianas para ajudar o santo. Há vários “Brahmins” que são verdadeiros, mas há muitos impostores atrás do dinheiro de turistas. Tome cuidado se for para lá!

antonella_jodhpur09 antonella_jodhpur10

O equilíbrio que faz Pushkar ser uma cidade tão mágica se dá devido a algumas restrições que você pode respeitar quando for para lá. Não é permitido: bebidas alcoólicas, carne ou ovos, e nem demonstrações de afeto em público (beijos, carinhos e abraços entre casais). Observação: na Índia você não vê casais se beijando ou se abraçando nas ruas. Eles são reservados e consideram falta de educação fazer tais gestos em público.

A cidade é muito famosa devido ao Festival de Camelos que ocorre no mês de Kartika, o oitavo mês lunar segundo o calendário hinduísta. Este é uma manifestação sagrada, pois incita peregrinações de ferrenhos hinduístas a chegar à cidade em tempo para a lua cheia do mês de Kartika.

Todo ano, o Festival recebe aproximadamente 200.000 pessoas (parece impossível para uma cidade que tem apenas 14,789 habitantes e é tão pequena, mas tudo bem!) trazendo 50.000 camelos e gado para negociar. A cidade se transforma em uma mistura de cores, sons e movimentos coloridos, munida principalmente, de músicos, místicos, turistas, comerciantes, animais e devotos.

antonella_jodhpur12 antonella_jodhpur14

Você pode caminhar pela pequena cidade para conhecê-la melhor. E para passar o tempo, você pode fazer um curso de música, ter uma aula de yoga ou relaxar em uma sessão de reiki. Boa viagem e até a próxima!

Autor: Antonella Satyro
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

A cidade dourada de Jaisalmer e o Deserto de Khuri, na Índia

Jaipur, a capital cor de rosa do Rajastão