in

GoPro Karma x DJI Mavic: a batalha dos drones portáteis

GoPro Karma x DJI Mavic

Inicia uma nova era dos drones portáteis e potentes. Dois gigantes estão nessa briga, mas quem vencerá essa batalha: GoPro Karma x DJI Mavic? Primeiro conheça um pouco mais desses dois novos “players” do mercado que estão deixando todos alucinados querendo comprar um novo drone pequeno, leve e potente.

Leia também: Diferenças entre o DJI Phantom 4 e GoPro Karma

O DJI Mavic é metade do preço e a metade do tamanho do Phantom 4, e inclui a maior parte das principais características da sua já excelente antecessora. Porém, o mundo inteiro está agora se perguntando se este pequeno monstro poderia deixar o Karma comendo poeira. Analisamos algumas das suas principais características e funções. Vamos lá.

Kit completo do DJI Mavic
Kit completo do DJI Mavic

Qualidade das Câmeras

O Mavic traz uma câmera com resolução de 12.35M, oferecendo 4K a 30fps, e uma lente equivalente a 35mm. É quase as mesmas características do Phantom 4. O Mavic é mais inteligente e tira fotografias ou pode iniciar/parar a gravação se for dado certos movimentos da mão reconhecíveis pelo sistema. Isso é bem legal, mas pode também ser um problema. Não sabemos se realmente pode funcionar a qualquer distância e se filmar uma multidão irá deixá-lo louco, mas é uma inovação bem legal.

A qualidade da Hero5 é muito similar a da Hero4. Ele dispara fotos de 12MP e, assim como o Mavic, tem 4K 30fps gravação de vídeo. Ele possui a função de reconhecimento de voz para acionar vídeos e fotos. No entanto, não está claro se esses comandos podem ser “ouvidos” com tanto barulho feito pelo drone, o que talvez seja uma função inútil para uso com o Karma. Nesta rodada, ambos os concorrentes estão bastante equilibradas.

GoPro
GoPro

Estabilização

O Mavic tem um gimble de 3 eixos respeitável que pode ir de 90 graus até +30. A câmera está posicionada na frente, de modo a evitar a captura das hélices. A câmera do Karma também está posicionada na parte da frente do robô e ostenta um gimble de 3 eixos que vai de 90 a 0 graus. O Karma tem um truque na manga no entanto, em que o seu gimble pode ser desplugado do drone para ser usado manualmente, assim como o DJI Osmo.

Este recurso pode parecer injusto quando estamos comparando drones, mas esta inovação no pensamento modular da GoPro Karma Grip é uma grande vantagem. Quando você está em situações em que voar não é viável, você teria uma câmera sem uso em mãos. Neste caso, basta retirar o Gimble com sua GoPro e usá-los juntos para ajudar a fornecer cenas suaves, mesmo em condições difíceis. Sem contar na captação de som do Hero5, que supera o microfone tanto da Mavic quanto do Osmo.

GoPro
GoPro

“Voo dos pássaros”

Neste aspecto, não há nenhuma competição. O DJI Mavic simplesmente deixar o Karma comendo poeira. O Mavic pode alcançar 40 mph, o que são 10 milhas mais rápido que o Karma, que voa a 30 mph. O Mavic pode também tem um sinal de alcance de até 7 km de distância de seu controlador enquanto o Karma é limitado a 1 km.

Velocidade e resistência não são os únicos elementos do voo em que a DJI domina. O Mavic tem vários modos de vôo avançados herdados do Phantom 4, incluindo “siga-me” e prevenção de choque em objetos. Outros modos existentes até o momento são uma ferramenta de “panning” para rastrear um alvo de lado, uma ferramenta de “destaque” para manter o alvo centralizados no frame independentemente de movimentos direcionais, e um modo especial para manter a altitude como alterações do terreno.

dji-mavic-pro-drone

O Karma é carente de comparações, o que é de se esperar de um recém-chegado à indústria dos drones. É mais lento e, embora os modos de vôo simples estão incluídos, não há nenhum modo “siga-me”, que tem sido uma característica fundamental para muitas drones recentes da DJI.

Vida útil da bateria

A bateria na Karma possui 20 minutos de tempo de voo, enquanto a DJI Mavic alcança 27 minutos. A capacidade da bateria é um pouco menor em comparação com o Phantom 4, mas o fator de peso e aerodinâmica do Mavic indica que ele pode voar por muito mais tempo.

Controle remoto

Pilotar o Mavic é possível a partir do controle remoto, com uma interface de visualização ao vivo disponível, ligando em qualquer dispositivo inteligente móvel ou portátil. Se usar apenas a pilotagem simples, você também pode controlar o Mavic em seu smartphone através do aplicativo DJI Go.

Embora eu esteja feliz que remoto do Karma inclui uma tela, dando-me a opção de manter a bateria do meu celular salva, parece haver outro descuido na falta de controle móvel para o drone. Infelizmente ele é bastante grande, pesando quase tanto como o próprio drone Mavic. Isso pode ser um fator importante a considerar na hora da compra.

Conveniência

Muito foi falado como brilhantemente o Karma é compacto e poderia caber em uma mochila padrão. Agora, com o Mavic temos um drone que poderia caber facilmente em um bolso largo, ou numa case de câmera fotográfica.

GoPro
GoPro

A diferença de tamanho e peso merece atenção. Enquanto o Karma pode ser levado para a maioria dos lugares que se possa imaginar, o Mavic pode ser levado para qualquer lugar que se possa imaginar. A DJI disse que o objetivo era fazer o Mavic pesar tanto quanto uma garrafa de água e eles conseguiram.

Tamanho é documento

Não estamos negando que o Karma é conveniente. Ele foi fantasticamente projetado para ser super prático, e é. O problema é que o Mavic é tão pequeno e leve que torna qualquer argumento indiscutível. Até outros drones poderosos chegarem ao tamanho do Mavic, a DJI continuará ganhando nesse quesito.

tamanho-karma-x-mavic

Booking.com

O Mavic é uma maravilha absoluta de um drone (e continuará sendo, sem dúvida, por um bom tempo), mas o Karma mostra um nível intrigante de visão de futuro com seu gimble móvel. Já pensou que esse módulo pode ser trocado por outro com diferente função?

Preços

Os dois produtos estão perto o suficiente no quesito preço. Com o controle remoto (é US $ 749 para comprar sem ele) o Mavic custa US $ 999. O Karma, por outro lado vende a US $ 1.099 com uma GoPro Hero5 incluída, o que, considerando a excelente câmera é também um excelente negócio “2 em 1” (ou 3, se você incluir o gimble destacável).

Com o DJI Mavic você tem um produto que pode fazer uma coisa extraordinariamente bem, enquanto que com o design modular do Karma, você tem três produtos separados em um. O “mestre singular” versus o “pau para toda obra”.

Em essência, estes são dois produtos para dois consumidores diferentes e é difícil definir claramente a diferença sobre a qual é mais bem sucedida. O DJI Mavic é um sonho total para qualquer fotógrafo aéreo, enquanto o GoPro Karma fornece as ferramentas para qualquer potencial vlogger outdoor e videomaker em um prático kit 3 em 1.

Apresentação do GOPRO KARMA

Apresentação do DJI MAVIC

Comparação: DJI Phantom 4 ou GoPro Karma

GoPro Karma DJI Mavic
Preço $799,00 sem a GoPro Hero 5
$1099,00 com a nova Hero 5
$999,00 com câmera 4K
Velocidade Velocidade máxima 15 m/s (54 km/h) Velocidade máxima (modo esporte): 40 mph (65 km/h)
Tempo Máximo de Voo 20 minutos 27 minutos
Distância/Altitude Máxima Distância: 1000m
Altitude: 4500m
Distância: 5000m
Altitude: 5000m
Peso Drone: 1006 gramas
Controle: 625 gramas
Bateria: 545 gramas
Estabilizador: 230 gramas
Drone: 743 gramas (incluindo bateria)
Câmera É compatível com a Hero 5, Hero 5 Session e Hero 4 (Black/Silver)

Mesmas especificações das câmeras.

1/2.3” (CMOS) – 12,35 M;
Lente: FOV 78.8° 28 mm (35 mm format equivalent) f/2.2 / Distortion < 1.5% Focus from 0.5 m to ∞
ISO de 100 – 3200 para vídeo e de 100 – 1600 para fotos;
Tamanho máximo de imagem 4000 x 3000;
Resoluções de vídeo:
C4K: 4096×2160 24p
4K: 3840×2160 24/25/30p
2.7K: 2704×1520 24/25/30p
FHD: 1920×1080 24/25/30/48/50/60/96p
HD: 1280×720 24/25/30/48/50/60/120p
Photo – JPEG, DNG
Video – MP4, MOV (MPEG-4 AVC/H.264)
Rádio Controle Tamanho da tela 12,7 cm (5 polegadas)
Resolução da tela 720p
Brilho da tela 900 nits
Vida útil da bateria 4 horas
Frequência operacional 2,4 GHz
Frequência de operação 2.400 GHz a 2.483 GHz;
Distância máxima de transmissão
FCC conformidade: 4,3 mi (7 km);
Conformidade CE: 2.5 mi (4 km) (desobstruída, livre de interferências);
Bateria utilizada: 2970mAh
Vantagem 1 Kit: mochila + drone + gimbal Sensor de obstáculos e choque
Vantagem 2 Reconhecimento de voz (apenas com Hero5) Reconhecimento de gestos
Vantagem 3 ? Follow me + Panning

Conclusão

Ainda precisamos colocar as mãos em ambos os drones que ainda nem chegaram ao mercado para colocá-los em testes e sabermos detalhar mais essa comparação entre eles. Sabemos que esse mercado é muito novo para a GoPro, mas temos certeza que eles não entraram nessa briga pra perder, afinal a DJI domina o mundo dos drones já há alguns anos. Essa briga de gigantes é boa para nós usuários, pois teremos novidades no mercado com preços e vantagens sempre competitivas.

E o que vocês acham? Qual é o melhor drone do mercado: GoPro Karma x DJI Mavic?

Veja uma comparação entre os drones portáteis: GoPro Karma x DJI Mavic

Estamos ansiosos para brincar com eles! E vocês?

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Diria que para um fotógrafo que necessita de um equipamento para fotos e vídeos de campo mais aberto, o Mavic é melhor podendo chegar a 7km.

    Para a maioria dos usuários o Karma já chega como a melhor opção. Cito 3 vantagens que considero as melhores.

    1) com o hero 6 a câmera é melhor com 4k a 60 frames.

    2) o karma aceita câmeras go pro, desta forma enquanto no magic vc compra uma câmera fixa, no karma com o passar de novas tecnologias que acontecem anualmente vc poderá ter um equipamento sempre atualizado em matéria de câmera com outras versões da câmera Hero
    3) já comentado, mas a jogada de mestre é a versalidade, a possibilidade de usar a câmera sem o drone é útil e fantástica, tornando o equipamento para uso no dia a dia em qualquer lugar.

    Fora isso o drone tem atualizações que prometem gratas surpresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0
DJI Phantom 4 ou GoPro Karma: qual o melhor drone?

DJI Phantom 4 ou GoPro Karma: qual o melhor drone?

Circuito das Fazendas Históricas do Vale do Café – RJ