in ,

Circuito das Fazendas Históricas do Vale do Café – RJ

Localizado no Vale do Paraíba Sul Fluminense, o Vale do Café é a denominação turística da região onde o café foi a principal fonte de renda no Século XIX. Naquela época, a região produzia 75% do café consumido no mundo, garantindo ao Brasil a liderança mundial na produção e exportação de café.

Os municípios de Vassouras, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul e alguns distritos como Ipiabas e Conservatória, que pertencem a Barra do Piraí e Valença, respectivamente, destacam-se, pois ainda preservam no casario antigo, igrejas, estradas e fazendas, que pertenceram aos famosos barões do café, um importante capítulo da história do Brasil Imperial.

O Vale do Café, com seu potencial turístico voltado para a história e a cultura, encanta um número cada vez maior de visitantes, com a possibilidade de uma viagem ao passado. A dica é alugar um carro e partir para uma Roadtrip repleta de memórias escondidas de um Brasil nem tão distante assim.

vale-do-cafe-fazendas-historicas-rj-07

Entretanto, todo o Vale do Paraíba ficou marcado, durante muitos anos, como uma região falida, remanescente de uma sociedade escravocrata e que promoveu a derrubada maciça da mata atlântica para o plantio do café. Porém, essa mesma sociedade, no século XIX, projetou o Brasil no cenário mundial como o maior produtor e exportador de café do mundo. O ciclo do café foi, economicamente, muito mais representativo, em termos de ganho que o Ciclo do Ouro, tão mais comentado. E esse fato trouxe para o Brasil um desenvolvimento econômico enorme.

O dinheiro do café construiu ferrovias, iluminação pública e proveu todo o tipo de investimento em infraestrutura que o Brasil fez durante esse período, além dos verdadeiros “palácios rurais” que são as fazendas históricas construídas pelos nobres da região. À medida que as famílias cafeeiras ganhavam dinheiro com o café elas importavam o luxo que a Europa, principalmente a França, tinha a vender na época. Esse legado histórico e econômico, a despeito de qualquer posição política, merece todo o nosso respeito e, sobretudo o orgulho de nós brasileiros.

Uma excelente oportunidade para vivenciar um pouco dessa história é o Festival Vale do Café, idealizado por Cristina Braga, primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e com direção artística de Turíbio Santos, o evento apresenta concertos de música nas fazendas, shows em praças públicas e igrejas, além de promover oficinas de música voltadas para as crianças da região.

Mapa do Circuito das Fazendas do Vale do Café

Mapa do Circuito das Fazendas Históricas do Vale do Café
Mapa do Circuito das Fazendas Históricas do Vale do Café

Principais fazendas do Vale do Café

Preservadas em sua arquitetura e rodeadas de belas paisagens, nas fazendas do Vale do Café é possível fazer uma viagem até o tempo em que os barões ostentavam poder e riqueza. Cada fazenda possui uma história singular com acontecimentos marcantes e curiosidades da época.

FAZENDAS HISTÓRICAS DE BARRA DO PIRAÍ

FAZENDAS HISTÓRICAS DE CONSERVATÓRIA

FAZENDAS HISTÓRICAS DE MIGUEL PEREIRA

FAZENDAS HISTÓRICAS DE PARAÍBA DO SUL

FAZENDAS HISTÓRICAS DE PATY DO ALFERES

FAZENDAS HISTÓRICAS DE RIO DAS FLORES

FAZENDAS HISTÓRICAS DE VALENÇA

FAZENDAS HISTÓRICAS DE VASSOURAS

vale-do-cafe-fazendas-historicas-rj-06

vale-do-cafe-fazendas-historicas-rj-10

Como conhecer as fazendas históricas do Vale do Café no RJ

As visitas às Fazendas Históricas do Vale do Café no Rio de Janeiro poderão ser realizadas somente com agendamento prévio. Faça contato com a agência abaixo para mais detalhes.

Receptivo: Bom Tempo Turismo
Contato: Adriana Bitencourt Lavinas – Diretora de Vendas
Email: [email protected] / [email protected]
Telefone(s): +55 (24) 2471-7462/ +55 (24)2471-7707 / +55 (24) 9.9228-5694
Horário de Atendimento: De terça-feira à Sábado das 10 às 19h

Site: www.bomtempo-turismo.com.br
Facebook: www.facebook.com/BomtempoTurismo

Fonte: www.portalvaledocafe.com.br

Salvar

Salvar

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

GoPro Karma x DJI Mavic

GoPro Karma x DJI Mavic: a batalha dos drones portáteis

Como contratar o melhor seguro de viagem?

Como contratar o melhor seguro de viagem?