Fotografia subaquática de pessoas com animais





Fernando de Noronha não é só um paraíso com lindas praias, um oásis no meio do Oceano Atlântico e um santuário ecológico. Além de nossa Esmeralda do Atlântico (assim apelidada pelos antigos navegadores), ter sido considerada pela UNESCO um Patrimônio Natural da Humanidade, ter uma praia considerada a melhor do mundo (Sancho) e mais tantos outros elogios que não daria tempo para descrever aqui, Noronha também é um destino muito procurado por amantes da fotografia. Desde criança eu gosto de fotografia. Mas nunca imaginei que um dia viveria de fotos em Noronha!

Quando tinha 13 anos ajudava meu antigo padrasto a fazer os quadros com borda de madeira em que ele colocava as fotos dos casamentos que cobria. Depois um amigo bodyboarder me deu a dica: fazer fotos de dentro d’água da galera do surf e bobyboard. Então minha prima trouxe dos Estados Unidos uma Canon PRIMA AS-1, de filme, para fotos de dentro d’água. Fiz lindas imagens de surf e bodyboard com ela e fui um dos pioneiros no Espírito Santo em fotos aquáticas e sempre desbravando vários picos de bodyboard com minha galera.

Já com meu equipamento novo (Olympus OM-1 na caixa estanque e motordrive que fazia em sequência o filme todo, olha que moderno!) me envolvi fazendo fotos da galera andando de skate, escalando, fazendo rapel e mais ainda as dentro d’água de surf e bodyboard. Fiz também muitas imagens de shows para o fanzine mais irado do ES, o Fanzine AoVivo do meu amigo jornalista Gilberto Medeiros. Isso lá em Vila Velha-Espírito Santo, por volta de 1998.

Em 2006 resolvi abandonar a agência de design de site e animação gráfica que fundei com um amigo e então me dedicar somente à fotografia. Nesse ano consegui através de um grande amigo, o Betinho, vir para Noronha: eu fotografando para a revista de bodyboard Rite It e ele filmando para a Elite Produções. De lá pra cá trabalhei com filmagem sub (mergulho com cilindro), fotos sub, divemaster na Noronha Divers e então desde 2010 finalmente vivo só de fotografia (sub e book) aqui.

Como sou morador e fotógrafo em Noronha há quase dez anos, meus textos e fotos aqui no Trilhas e Aventuras serão sobre os picos secretos da ilha, meus mergulhos a procura de tubarões, tartarugas e outros animais, sobre pessoas daqui com suas histórias incríveis de vida, e dicas de aonde e como ir.

Vamos então ao nosso primeiro post.

Como fazer fotos de pessoas com animais em mergulho livre

A primeira regra é respeitar o animal independente da foto parecer ser a ‘foto da vida’. Para fazer essas fotos abaixo, por exemplo, eu sempre combino com a pessoa a ser fotografada como se comportar na água. Nadar com calma, conhecer o comportamento e a reação dos animais e ficarmos atentos para os vermos o mais longe possível de nós é muito importante.

Para mim achar o animal de longe é 50% da foto, pois assim temos tempo de nos posicionarmos bem e eu com tempo de escolher o melhor ângulo.

O 50% que falta para uma foto sub ficar linda são divididos em vários fatores como boa apneia, flutuabilidade, boa natação, paciência para procurar os animais, entre outros.

NÃO TOQUE OS ANIMAIS

NÃO PERTURBE OS ANIMAIS

NÃO DESRESPEITE OS ANIMAIS

Confiram essas imagens abaixo e percebam que quando fazemos as fotos na hora certa, o animal parece interagir com a pessoa.

Espero que as dicas de como fotografar pessoas com animais tenham sido úteis. Fiquem a vontade para deixar comentários com suas dúvidas e sugestões.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Breno Lúcio: Breno Lúcio mora no paraíso brasileiro (e talvez mundial), conhecido por Fernando de Noronha. Atua como fotógrafo e vai compartilhar os picos secretos da ilha, os mergulhos a procura de tubarões, tartarugas e outros animais, e também sobre as incríveis histórias de vida dos moradores do arquipélago. Siga no Instagram @fotosnoronha

Ver Comentários (1)

  • Oi Breno ! Obrigada pelas dicas. Lindas fotos hein!? Sou capixaba tb ! Vou para Noronha em abril, se puder envie orçamento dos seus pacotes.Onde podemos encontrá-lo na Ilha?

Posts Relacionados