10 Itens indispensáveis no seu Kit de Fotografia de Viagem

Kit de Fotografia de Viagem





Com o período de férias chegando é inevitável não pensar em viagem, e por sua vez em fotografia. Tendo programado a sua ou não, é sempre importante ter um kit fotográfico básico em mãos. Imagina visitar aquele local extraordinário e não registrar o momento da forma que você gostaria por falta de equipamento, ou nem mesmo registrar. Seria doloroso, não?! Pois é, entendendo a “dor” que isso causaria, bolei uma lista dos equipamentos e acessórios que sempre levo comigo e virou o meu “Kit de Fotografia de Viagem“.

1º Item – GoPro

Sou suspeito para falar da GoPro, afinal sou um admirador da marca, além de usuário desde a primeira câmera. Então, abaixo segue o meu comentário altamente tendencioso… rsrsrs

Este talvez seja o item mais importante da lista, o nosso item protagonista. Por conta da enorme versatilidade desta pequena câmera esportiva ela vem ganhando cada vez mais espaço entre os amantes de fotografia. Com ela, se consegue eternizar momentos antes dificilmente capturáveis devido a enorme gama de acessórios existentes, que permitem fixações em inúmeros locais, e por conseguir ângulos incríveis. Um dica importante é não esquecer a caixa estanque.

2º Item – Pole (bastão de selfie)

O pole foi um dos acessórios que mais ganhou espaço na era das selfies. É inegável sua funcionalidade e indispensável o seu lugar na mala. Principalmente se você estiver viajando sozinho.

3º Item – Máquina fotográfica

Por mais que você esteja levando consigo uma GoPro acredito que seja indispensável ter no kit máquina fotográfica. Não que pequenina câmera esportiva não dê conta do recado, mas certos tipos de foto são melhor registradas numa câmera compacta (fácil portabilidade) ou até em uma semi-profissional. A decisão em qual levar fica a seu critério.

4º Item – Tripé articulado

É de grande valia a ajuda que os tripés articulados fornecem numa viagem. Determinadas imagem só são possíveis de serem feitas com a ajuda de um elemento como este. Imagina você numa praia paradisíaca, com um céu estrelado, ou com a Lua, com toda sua magnitude iluminando a agua, e você se mordendo pra fazer a foto. Não dá, né?!

5º Item – Dome

Eis que aparece na lista o famoso dome. Objeto de desejo de muita gente. Pois é, coloquei ele na minha lista. É evidente que eu não perderia a oportunidade de fotografar com aquele efeito aquário sensacional. Esta indicação é pra viagens em locais com piscina ou mar.

6º Item – Jaws + nec (garra + pescoço)

Este aqui é uma dupla de acessórios para fotos com a GoPro. O jaws (garra) + nec (pescoço) permite você prender/direcionar a sua GoPro em diversos lugares como mesas, barras, portas e tubos. É muito versátil.

7º Item – Colete peitoral

Outro item muito bacana que não deixo de levar. O colete peitoral te permite “vestir” a GoPro. Com ele você consegue tomadas em primeira pessoa deixando qualquer vídeo incrível. Altamente recomendado para práticas esportivas pelo fato de deixar suas mãos livres.

8º Item – Bateria extra GoPro + carregador

Já vi amigos ficarem sem bateria na metade do dia e perderam toda a segunda metade de registro por estarem sem baterias extras para a GoPro. É interessante levar ao menos uma sobressalente. Não seja um amigo esquecido.

9º Item – Adesivos de fixação

Pode ser que você não precise usar nunca, mas vai querer passar pela aquela sensação de “deveria ter trazido”? Na dúvida leve consigo uns 3 adesivos de fixação da GoPro. Vai que rola um passeio de quadriciclo na sua trip e você não conseguiu prender sua GoPro no capacete.

10º Item – LED light

Aqui vai um item que a grande maioria não usa, entretanto não deixo nunca de levar comigo. Coloquei em último por conta do difícil acesso a este acessório, mas tendo oportunidade de aquisição não pense duas vezes. A GoPro ama um local com boa luz. Quanto mais iluminado o ambiente melhor serão suas fotos.

Conclusão

Bom pessoal, como um amante de fotografia e de viagem acredito que estes itens ajudariam e muito na obtenção de boas fotos. Mas penso também que “fazer foto” é algo que depende muito de criatividade. Cada um tem sua poesia fotográfica, sua imaginação para composição e sua artimanha para conseguir o registro, e é isso que me inspira a cada dia.

Vejo muita imagem bacana e imagino como foi feita. Isso me motiva em buscar novas soluções para as imagens que desejo. Quando consigo é aquela vibe alto astral pela conquista, quando não, ficam também os momentos descontraídos e alegres da tentativa.

Desejo a todos que vocês consigam altas fotos e também estes preciosos momentos de descontração, além de uma ótima viagem. Aguardem os próximos posts com mais dicas imperdíveis para suas fotos.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Victor Oliva: Victor Oliva é uma pessoa apaixonada por esportes, viagens e fotografia. A possibilidade de juntar estas paixões é realmente um sonho. É um sortudo por ter nascido em um lugar que o permitisse apreciar momentos especiais e os registrasse. Igualmente ama a tecnologia e os seus dispositivos para melhorar a qualidade de vida ou trazer apenas a alegria às pessoas. Siga-o no Instagram: @vj_oliva

Ver Comentários (8)

    • Dependendo do esporte, o peitoral é mais seguro pra não perder a câmera. O da cabeça pode cair. Ex: surfando. ;)

    • A cinta de cabeça também é acessório muito útil. A depender do ângulo algumas imagens ficam mais interessantes. Mas nesse caso(lista genérica) eu concordo com o Maurício. A cinta de cabeça facilita bastante a perda da câmera. Toma cuidado se vc for fazer uma viagem que tenham ativides mais radicais como rafting, tirolesa, surf, wake( e por ai vai...) esse acessório passar ser um pouco perigoso de usar.

  • Dos 10 itens 6 são de GoPro... bem que avisou que era tendencioso. Mas falando sério, não me adaptei a essa maquininha, não enxergo as informações na telinha minúscula. Resultado, vendi.

  • Olá!
    Curto muito fotografar nas trilhas que faço e adorei suas dicas. Que tipo de mochila/bolsa você utiliza? Eu tenho utilizado uma normal ou coloco a câmera no pescoço, mas acaba atrapalhando na hora de subir em alguns locais.

    • Olá Janna, eu tb uso uma mochila normal e máquina sempre a postos no pescoço. Nos lugares mais acidentados eu costumo guardá-la para evitar danos. Acho assim mais prático mesmo. ;)

Posts Relacionados