in , ,

Egito: descobrindo Cairo, Luxor e Alexandria em 4 dias

À beira do Rio Nilo, abriga-se uma das primeiras grandes civilizações do mundo antigo. Quem nunca, quando criança, ficou encantado nas aulas de história, imaginando-se na época dos grandes faraós? Ou mesmo, ficou estarrecido com a magnitude e grandiosidade expostos em documentários televisivos ou filmes hollywoodianos? Aqui, se remonta uma história desde 10 mil anos a.C., local onde se localiza as fabulosas “Pirâmides de Gizé”, a única das sete maravilhas do mundo antigo ainda de pé.

Ao chegar, ainda a bordo do avião, o primeiro impacto é de uma cidade em tons de marrom, sem cores. É repleta de prédios velhos, uma cidade, apesar de rica em cultura, é pobre e bastante suja. Mas, com pessoas super simpáticas e calorosas, que gostam muito do Brasil, principalmente do nosso futebol.

Dicas pra economizar no Egito

Pesquise e reserve hotéis no Egito com descontos de até 80%
Faça um orçamento do seguro viagem obrigatório
Tenha internet 4G no Egito com chip internacional
Alugue um carro com desconto no Egito
Reserve os melhores passeios no Egito

Vale salientar que essa publicação direciona-se para nortear aqueles que possuem pouco tempo de estadia no país e querem garimpar o melhor, aquilo que não se pode deixar de presenciar. Assim, três grandes cidades foram destrinchadas por 4 dias: Cairo, Luxor e Alexandria. Localidades para um mergulho na história da humanidade e abocanhar muito conhecimento.

Pirâmides de Gizé no Egito 2

Ponto de Partida: o básico que você precisa saber do Egito

VISTO: A partir do dia 15/05, a solicitação de visto deve ser feita na Embaixada em Brasília ou Consulado no Rio de Janeiro , o visto de turismo para uma entrada custa R$ 115,00 (http://www.opendf.com.br/embegito/). Antes o visto era concedido no próprio aeroporto em Egito;

VACINA: Necessária vacina de febre amarela, não me solicitaram, mas não aconselho arriscar ir sem;

IDIOMA: Com exceção dos pontos turísticos, hotéis e aeroportos, as pessoas não falam inglês, sendo assim, sugiro a impressão prévia de mapa com endereços e marcação do hotel e dos pontos turísticos de interesses, facilita bastante o trabalho de barganha;

BARGANHA: Regra básica para tudo que se queira adquirir. Negocie bastante, há, no mínimo, sobrecarga de 30% em tudo;

TRANSPORTE: Fretar carro com motorista facilita muito o deslocamento entre pontos turísticos. Já no desembarque, há pessoas oferecendo o serviço de transporte. Fomos às agências oficiais no aeroporto, verificamos o custo até o hotel e até as pirâmides. E com esta base, negociamos a diária com os freelancers, o que facilitou bastante nosso deslocamento entre nossos pontos turísticos de interesse.

DINHEIRO: Para esta viagem, em virtude de ser uma volta por oito países, cada um com seu regime financeiro, ter várias moedas em mãos seria bem complicado. Desta forma, a melhor solução é ter apenas o dólar. No Egito, a libra egípcia é bem desvalorizada frente ao Real e ao Dólar, consequentemente. Assim, a estratégia é a troca em pequenas quantidades de dinheiro, usando o dólar como moeda de barganha para pagar o motorista, guia e souvenir. Deixando a moeda local para pagamento de entradas em pontos turísticos e alimentação. O cartão de crédito é aceito em alguns poucos locais, mas não oferecem tanta barganha como a moeda americana.

A cabeça de Ramsés II foi o que restou de uma das estátuas.

Sugestão de roteiro de 2 dias em Cairo

A cidade é bem caótica, suja, sem sinalização em inglês e com um trânsito aos moldes de Vietnã e Índia. Sendo assim, a escolha de um hotel bem localizado e com um pouco mais de estrelas torna-se fundamental, levando-se em conta também limpeza e segurança do ambiente. Fiquei hospedado no Mercure Cairo Le Sphinx, com vista para as Pirâmides;

Reserve ao menos 3 horas para conhecer todo complexo das Pirâmides de Gizé. Conhecer uma das sete maravilhas do mundo antigo e parte da sua história requer tempo para apreciar cada detalhe. O passeio começa com a contratação de um serviço com guia que te leva a camelo ou cavalo (confesso que para homem ir montado num camelo não é tão cômodo).

O passeio inclui ida até um ponto alto para fotos excelentes (os guias são ótimos e criativos fotógrafos) das três pirâmides juntas, chegar próximo as três (não é permitido subir, tocar nas pirâmides é permitido, mas vai exigir um pagamento extra do seu guia aos policiais) e a entrada na área da grande Esfinge. Entrar na pirâmide requer um ticket extra, entretanto não há nada para se ver dentro de um espaço minúsculo e de teto super baixo (tudo foi retirado e encontra-se em museus – não aconselho).

As colunas do pátio de Amenhotep III

Ao final do passeio, possivelmente te levarão para lojas de souveniers, de perfumes e de papiro (onde ensinam a confecção). Excelente parada para compras de lembranças da cidade (lembre-se: negociar muito);

Próxima parada do dia foi o sítio arqueológico de Saqqara: local onde se encontra a pirâmide mais antiga do Egito (distância de 50 min de carro). A Pirâmide de Degraus, como também é conhecida, foi erguida para sepultamento do Faraó Djoser por seu chanceler Imhotep (senti-me no filme “A Múmia);

No segundo dia, parada obrigatória no Museu do Cairo. Dependendo do seu gosto por museus, a quantidade de horas irá variar, há muita coisa para se ver. Recomendo no mínimo 2 horas;

A Torre do Cairo é uma oportunidade para quem quer visualizar a cidade de cima. Sinceramente, acredito que a cidade de Cairo não ofereça uma linda vista de cima. Contudo, o design da torre merece um registro na câmera fotográfica.

SENTI FALTA E INDICO – Visitar a primeira mesquita da África: a Mesquita de Amr Ibn Al As.

Complexo Piramide de Degraus

Sugestão de roteiro de 1 dia em Luxor

O voo de Cairo para Luxor dura cerca de 70 min, é uma ponte aérea simples. Aqui é o melhor local para contemplar a beleza de um dos maiores rios do mundo, sem a poluição e o barulho de Cairo. Se possível, hospede-se à beira dele, enaltece mais ainda a experiência (eu fiquei no Mercure Luxor Karnak).

Esqueça que voar de balão é apenas na Capadócia. O passeio de balão em Luxor começa bem cedo (para aproveitar bem o dia), saída do hotel às 04:00 para apreciar o amanhecer a 1.700 pés de altura, sob um dos rios mais antigos do planeta (www.sindbadballoons.com).

O Vale dos Reis é parada obrigatória. É lá que estão mais de 60 tumbas dos Faraós, com pinturas que rementem a sua trajetória a vida eterna. Um ticket dá direito a três acessos, sugiro: Merenptah, Tausert & Setnakht e Rameses III (lembro que algumas podem estar fechadas). A tumba de Tut-ankh-Amom (Tutancâmon ou Tutancámon, também conhecido pela grafia Tutankhamon) necessita de pagamento extra, e, apesar de bem pequena, sem grande impacto, para mim foi de grande importância entrar e ver a múmia do faraó-menino, já que as outras estavam vazias (as múmias estão em museus espalhados). Existe também o Vale das Rainhas, caso haja tempo disponível vale a visita.

Passeio de Balão em Luxor

A caminho do Vale dos Reis, passada rápida pelos Colossos de Memnon. São estátuas gigantes do faraó Amenófis III, sendo guardiãs de um templo de 385.000 m que foi destruído com as cheias do Nilo.

Após a visita as tumbas, seguir para o Templo de Hatshepsut. Situada na encosta de uma falésia, o templo desta rainha-faraó encanta pela sua beleza e supremacia, possuindo três níveis de terraços, repleta de colunas, afrescos, estátuas e esculturas.

No centro da cidade, a beira do Rio Nilo, localiza-se o Templo de Luxor. Sua visita, em grande estado de conservação, impressiona. Com uma longa linha de esfinges (que liga ao Templo de Karnak), há na entrada três estátuas de Ramsés II e um grande obelisco apenas do lado esquerdo (o da direita foi oferecido a Paris e está na Place de la Concorde). Além de ser um espaço repleto de colunas maciças.

SENTI FALTA E INDICO – Templo de Karnak é um complexo, onde se situa o Templo de Amon-Ra, é um dos principais atrativos da cidade.

Templo no Egito

Sugestão de roteiro de 1 dia em Alexandria

A cidade, que já foi a capital do Egito por mil anos e fundada por Alexandre – O Grande, fica a cerca de 2,5 horas do Cairo. Sendo assim, torna-se necessário a contratação de um carro privado com guia para um tour de um dia em Alexandria (bate e volta).

O Forte Qaitbey é o grande ponto alto desta cidade. Uma construção linda, a beira no mar mediterrâneo, rica em história, onde era anteriormente o grande Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo). Sua construção utilizou as pedras do antigo farol, destruído por um terremoto.

A Biblioteca de Alexandria, uma das maiores do mundo antigo, inaugurada em 2002, abriga hoje cerca de 8 milhões de itens, entre livros, manuscritos e áudios. Possui também um museu no subsolo com vários artefatos. Após a visita à biblioteca, vale uma pausa no roteiro para tomar um café brasileiro que fica bem ao lado (Brazilian Coffee).

Forte de Qaitbey - Alexandria 3

As catacumbas Kom el Shoqafa é um complexo funerário, situadas a 35 metros abaixo do nível do solo. Esta necrópole ainda possui desenhos bem preservados, com influências culturais romanas e gregas.

Vídeo e Fotos de Cairo, Luxor e Alexandria

Para finalizar

Em tempo, um bom “Shukran” (obrigado em árabe) após cada solicitação, em agradecimento, é sempre bem-vindo pelos egípcios, e cativa sempre as pessoas em te ajudar. Bem como gorjetas, que são solicitadas a cada serviço prestado.

Sem dúvida alguma, esta visita ao Egito mostra o grande grau de conhecimento, desenvolvimento, organização política, religiosidade e ostentação na antiguidade. Certamente, Cairo, Luxor e Alexandria é um dos roteiros que ficará para sempre na minha memória, e que indico tranquilamente como um dos locais essenciais para um viajante e “conhecedores do mundo”.

Dicas pra economizar no Egito

Pesquise e reserve hotéis no Egito com descontos de até 80%
Faça um orçamento do seguro viagem obrigatório
Tenha internet 4G no Egito com chip internacional
Alugue um carro com desconto no Egito
Reserve os melhores passeios no Egito

Próxima parada: Emirados Árabes Unidos, descobrindo Dubai e Abu Dhabi em 4 dias.

Pulando nas Pirâmides de Gizé no Egito

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Gil Cavalcante

Gil Cavalcante é pernambucano, administrador de empresas, professor, e viajante do mundo. Coleciona ímãs de geladeira das cidades por onde passa, e tem como meta: visitar e conhecer cada cultura deste planeta a fora. Sigam meus passos também no Instagram: @gilcav

Comentários

Deixe um comentário
    • Jo,
      Obrigado pelo elogio! Fico extremamente grato em contribuir para que todos possam conhecer mais sobre a cultura do mundo afora, a principio virtualmente. Bem como, alimentar mais ainda o desejo para que todos possam também angariar tamanha conhecimento cultural, indo in loco.
      Aguarde a publicação do próximo destino, está no forno.
      Bem vinda ao Trilhas e Aventuras.

  1. olá….
    Irei para o Egito dia 14 de dezembro, saindo pela Grecia. Ainda não tirei o visto, pois tinha olhado em vários blogs que poderiam tirar dentro do aeroporto.
    você sabe se posso ir assim mesmo?
    obrigada

    • Olá Talita,
      Antes realmente podia ser tirado o visto na chegada no aeroporto (meu caso), mas agora precisa realizar o pedido com antecedência. O link está no início do texto. 😉

  2. Parabens pela matéria , Lindo tudo magnifico adorei. Meu sonho desde criança é conhecer o Egyto.abraço
    Obrigada pela matéria fiz uma viagem admirando mentalmente tudo kkkkk amei.

    • Orla Cynthia, esta foi uma viagem de 40 dias por 16 cidades em 9 países. Difícil mensurar separadamente. Mas tirando o custo com aéreo (só acompanhar promoções), o custo com hotéis e passeios no sudeste asiático é bem baixo. Bem mais em conta que nosso país. A grande dica é barganhar tudo que te oferecem. Acho que quando se planeja uns 15 dias, tenha em mãos ao menos 12 mil reais (incluindo aéreo aqui).

  3. Olá!
    Mto boa a matéria, parabéns!
    Tenho uma dúvida e talvez possa ajudar, um dia inteiro somente em Luxor dá para conhecer e fazer tudo (voo de balão, vale dos reis e templos)??

    Grato desde já.

    • Olá Lucas,
      Obrigado. Fico feliz que tenha gostado. Um dia é realmente bem corrido, mas como o passeio de balão é super cedo para assistir o nascer do sol, sobra a manhã para o vale dos reis e a tarde para conhecer o templo de Luxor e de Hatshepsut, passando pelo Colosso. Caso queira fazer com muita calma ou adicionar algo mais, sugiro adicionar mais um dia. Ou seja, é necessário chegar na noite anterior, dormir para acordar cedo para realizar os passeios.
      Um abraço

  4. Oi. Parabéns pelo relato com tão boas dicas, estou planejando ir, quem sabe algum dia. Não tenho carro e nem dirijo mais por isso não posso alugar carro (isso é indispensável?) e também por motivos de segurança, NUNCA habilito roaming do chip porque instantaneamente marca onde estou; moro sozinha e se bem fica gente cuidando a minha casa, não preciso facilitar (isto também é indispensável? Não há lanhouses ou wifi no Egito?). Obrigada…

    • Olá Ivette,
      Utilizamos o wifi de hotéis e restaurantes. Não é qualquer local que possui wifi, mas como não fico conectado full time, uso wifi qdo retorno ao hotel. Eu gosto muito de aproveitar a viagem e esqueço a internet quando estou em tour.
      Sugiro comprar um chip na chegada no aeroporto. Pareceu-me bem tranquilo usar internet de dados no país.
      😉

  5. Olá Gil,

    Muito obrigado pelas dicas. Uma coisa: esse teu roteiro de 4 dias já inclui o tempo gasto com translado? Eu achei que ficou bem apertado o tempo em Luxor.

    Grato,

    Rafael

    • Olá Rafael,
      Este roteiro sugerido é realmente bem corrido, destinado a quem tem pouco tempo no Egito, como eu.
      Esse tempo não inclui translado. Eu viajei de Cairo a Luxor de avião. E a sugestão é a partir da sua disponibilidade já após acomodações no hotel.
      Um abraço

  6. Olá Gil; excelente as dicas…você pode indicar algum motorista que fale em português que pode fazer todo o trajeto indicado (eu e minha esposa)? Você não fez o cruzeiro no Nilo ?

    abraços
    PEDRO LUIZ

    • Ola Pedro,
      Obrigado. ☺️
      Sobre o motorista, infelizmente não tenho indicação, consegui um através do hotel que me indicou.
      Sobre o Cruzeiro, também não. Fiquei devendo esta experiência. Super recomendo. Não percam.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Washington, Oregon e Califórnia em uma viagem de carro pela costa oeste dos EUA

Roadtrip na Califórnia em uma das estradas mais belas do mundo