in , , ,

Dicas para curtir um final de semana em Lumiar – RJ

Panorâmica do Encontro dos Rios em Lumiar
Panorâmica do Encontro dos Rios em Lumiar

Lumiar tem um clima agradável, com temperaturas que variam entre 10 e 36 graus, com altitude média de aproximadamente 650 metros acima do nível do mar. O destino é perfeito para quem busca interagir com a natureza. Trata-se de uma região montanhosa com formação de cachoeiras, rios, corredeiras e mata a sua volta.

Mesmo morando no estado do Rio de Janeiro, pouco havia escutado sobre Lumiar e me surpreendeu bastante positivamente. Lumiar é o 5° distrito do município de Nova Friburgo, RJ, na região serrana do estado, situando-se a 150 km (cerca de 2,5 horas de carro) do centro do Rio e a 35 km (cerca de 40 minutos de carro) do centro de Nova Friburgo.

Fomos em 2 grupos de 4 pessoas, o que diminuiu os custos individuais com veículo e hospedagem em pousada em Lumiar.

Encontro dos Rios (Lumiar)
Encontro dos Rios (Lumiar)

Dicas do que fazer em Lumiar

1º dia – Sexta-feira (Chegada)

Saímos umas 17h do Rio de Janeiro e com pouco trânsito chegamos por volta de 20:30 em Lumiar. A cidade é bem calma à noite, há uma pracinha central e alguns bares e restaurantes próximos. Ficamos no “Lumiar Bier Pub”, um ambiente bem legal com uma música ao vivo tocando MPB, porém como o objetivo era curtir mais as manhãs, não demoramos muito.

2º dia – Sábado (Cachoeiras da região da Boa Esperança)

Acordamos e fomos às cachoeiras na região da Boa Esperança na seguinte ordem e no mesmo caminho: Poço Belo (4km do centro de Lumiar), Cachoeira do Indiana Jones e Cachoeira São José (Ambas com 7 km de distância). Primeiro, como é no caminho das demais, paramos no Poço Belo, que faz jus ao nome. Ficamos lá por uns 20 min, foi suficiente.

Poço Belo
Poço Belo

Após o Poço Belo, seguimos por cerca de 2 km até uma bifurcação que ao lado direito segue 1 km para a cachoeira Indiana Jones e ao lado esquerdo segue a 1 km para a cachoeira de São José.

Seguimos em direção à cachoeira Indiana Jones, que é excelente pra quem curte aventura. A queda-d´água fica escondida atrás de uma formação rochosa que lembra os cenários dos filmes de Indiana Jones. Nela, é preciso atravessar um corredor estreito entre dois paredões de pedra, entrar no córrego com água até os joelhos, subir em pedras e curtir um belo visual que se assemelha também a uma caverna.

Posteriormente voltamos 1km até a bifurcação e fomos para a lado de cachoeira de São José. Nele paga-se 3 reais para entrar, e além da pequena cachoeira, tem piscina e um bar com petiscos muito bons, cerveja gelada ou drinks com um ótimo preço. A ordem das cachoeiras foi importante, pois se fôssemos a esta antes da anterior, depois de sentar e pedir uns petiscos, haveria o risco da preguiça tomar conta do grupo e desanimar para seguir a aventura.

Cachoeira de São José
Cachoeira de São José

Voltamos à Pousada e ao anoitecer saímos pra comer pizza com massa de mandioca na “Pizzaria Girassol da Terra”. Pedi a pizza de calabresa com alho na massa de mandioca, certamente a mais gostosa que já comi. A Pizzaria funciona Sexta!

Vista de uma das pracinhas de Lumiar a noite
Vista de uma das pracinhas de Lumiar a noite

3º dia – Domingo (Encontro dos rios)

Último dia, acordamos cedo e fomos ao encontro dos rios Bonito e Macaé, pegamos uma estrada, onde é possível observar a Pedra Riscada, por uns 15 min e encontramos este lugar incrível. Pode-se estacionar antes ou após a ponte de madeira que há.

O problema é que a ponte é mão dupla e só passa um carro por vez, o que dificultas as manobras com carros chegando e saindo. De resto, o local é incrível e bem grande. Há opção de fazer rafting, pular no riacho ou apenas curtir a bela paisagem. Super recomendo!

Encontro dos Rios em Lumiar
Encontro dos Rios em Lumiar
Encontro dos Rios em Lumiar
Encontro dos Rios em Lumiar

Depois fomos ao Poço Feio, fica a 1km do centro de Lumiar. É preciso pagar uma taxa de 10 reais por pessoa para entrar, mas acho que só valeria a pena se for com criança. Na entrada, há cartazes com as informações: Estacionamento grátis; Não é possível entrar para olhar o local sem pagar a taxa; Não é permito fazer churrasco, levar isopor ou similares e a circulação de animais na areia.

Na cachoeira há uma placa proibindo subir nas pedras. Há apenas uma espécie de piscina natural formada pela cachoeira. Há um bar, sauna e uma tirolesa, porém tudo bem simples. Se não for com criança, há lugares bem mais interessantes de visitar e de graça.

Poço Feio
Poço Feio

Depois, fomos almoçar em São Pedro da Serra, a 5 km de Lumiar – RJ, que possui características semelhantes, simplicidade, rusticidade cercada de verde, restaurantes e lojinhas charmosas e muitas opções de atividades em meio à mata como: caminhada, rapel e passeios de jipe, a cavalo ou de bike. Almoçamos no restaurante Truta da Pedra, um barzinho de rock retrô, bem interessante.

Restaurante Truta na Pedra
Restaurante Truta na Pedra

Onde ficar em Lumiar – RJ

Ficamos na “Pousada Lumiar” com 2 diárias com café da manhã por R$300 para 2 pessoas. Recomendo a pousada, principalmente pelo bom custo benefício. Quarto apesar de compacto e simples, mas com uma boa infraestrutura e tudo muito limpo. Localização a cerca de duas quadras da praça principal da cidade, cerca de 3 minutos andando. Café da manhã simples, mas atendeu às vontades. Na Pousada Lumiar eles possuem um viveiro com várias espécies de passarinhos e também uma gaiola de uma espécie parecida com porquinhos da índia. Bem bacana acordar o som dos passarinhos pela manhã. Excelente custo x benefício. Mais informações: www.pousadalumiar.com

Booking.com

Dica: Aproveite para pesquisar preços de outras pousadas em Lumiar – RJ

Algumas dicas antes de ir para Lumiar – RJ

1) Verificar a previsão do tempo. Quando chove, continua a ter um clima aconchegante, mas restringe os passeios ao ar livre.

2) Não fechei nenhum pacote, fui de carro e consegui curtir sem pressa de tempo e ir a todos os lugares que me propus. Para quem gosta de ir com guia, as pousadas geralmente possuem telefones para passeios de jipe por volta das cachoeiras, dentre outras atrações. Vi também um cartaz sobre www.lumiaraventura.com.br, onde é possível reservar uma série de atividades e me pareceu bem interessante.

3) Se tivesse um dia a mais, ou me planejado mais, teria feito o Rafting no encontro dos rios e conhecido a Cachoeira Toca da Onça, ambos foram bem recomendados. Portanto, esta é uma ótima justificativa para voltar em breve.

Encontro dos Rios em Lumiar
Encontro dos Rios em Lumiar

Este roteiro é apenas uma das muitas opções que se pode fazer em Lumiar – RJ. O importante é aproveitar o que há de melhor para cada um. Excelente viagem!

Dúvidas ou outras sugestões e dicas, deixe aqui nos comentários.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Escrito por Carlos Innecco

Carlos Innecco é engenheiro por formação e nas horas vagas fotógrafo de paisagens, trilheiro e viajante. Atualmente morador de Niterói - RJ. Para mais fotos/vídeos de trilhas, paisagens e viagens, siga meu perfil no IG @inneccophotos

15 Comentários

Deixe um comentário
  1. Oi Carlos!!! Quero conhecer Lumiar em breve, mas quero acampar. Seu post está sendo uma ajuda enorme para eu montar meu roteiro!! Obrigada!!!!

  2. Carlos seu carro é 4×4? Tenho um HB20 seria possivel ir até indiana jones com ele ou seria melhor ir de jipe? Agradeço se puder me dar essa dica. E parabéns pela publicação peguei mts dicas boas! 😉

    • Natalia, desculpe a demora.
      Apenas a trilha até a cachoeira Indiana Jones que requer mais atenção. A trilha em si é pequena, mas tem que passar por um corredor subindo e descendo em pedras. As demais atrações que fizemos neste roteiro basicamente foi estacionar o carro e aproveitar.

  3. Bom dia, Carlos, suas dicas foram muito importantes para escolher a estadia.
    Gostaria de um esclarecimento, será que chegando lá é fácil encontrar vagas nesta Pousada ou você orienta fazer a reserva antecipada? É válido fazer passeios privativos ou vale mesmo a pena encarar os desafios sem saber precisamente onde ficam “os tesouros”?Nosso carro é 1.0., fica fácil chegar até lá? Não tenho muita habilidade em caminhos “mais rústicos”, seria aconselhável contratar passeios? Penso somente que perdemos a privacidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pôr do sol em Évora

Roteiro de viagem com crianças pelo Alentejo, em Portugal

O que fazer em Huilo Huilo no verão - Chile

O que fazer em Huilo Huilo no verão – Chile