in ,

De Bike a Pampa – Porto Alegre a Buenos Aires

Apesar de nenhum pingo d’água ter caído na minha cabeça durante os 11 dias de viagem, vou chover no molhado: a riqueza natural brasileira é realmente marcante.

Percorri grande parte do litoral uruguaio e as paisagens de lá são muito bonitas, mas monótonas. Pássaros e patos de diversas espécies, lagartos, capivaras e até tartarugas que eram abundantes no trecho brasileiro, praticamente desapareceram ao cruzar a fronteira.

Saí de Porto Alegre rumo ao litoral e desci pela estreita faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos. Os 20km de areião que restam da Estrada do Inferno – paraíso dos jipeiros – estão com seus dias contados. As máquinas estão na pista e o asfalto deve ligar o Rio Grande à capital gaúcha ainda este ano. Alguns moradores estão ansiosos por isso há tempos. Eu digo que vale a pena a visita antes da invasão de algum resort espanhol.

As estradas estão muito boas. Alguns poucos buracos que incomodam apenas os automotores. Mesmo depois de Rio Grande, seguindo para o Chuí, o movimento é bem pequeno tornando a região ideal para o cicloturismo.

Comecei com o pé direito a minha primeira experiência pedalando fora do Brasil. “Vocês no seu país são apenas um número. Todos nós aqui nos conhecemos…” me disse um uruguaio. E não é para menos: são apenas 3,5 milhões de pessoas vivendo no país sendo que metade delas está na capital. Ou seja, você pedala por longos trechos sem postos de gasolina, restaurantes, nem casas!

Nessa minha segunda viagem – a primeira foi em 2004 para Brasília – encontrei um alemão que me fez companhia por 5 dias. O Kristian é um cicloturista experiente e depois de bastante papo fica claro que não existe limite de distância em cima de uma bike.

A idéia de viajar foi uma extensão natural do uso da bicicleta como meio alternativo de transporte em São Paulo. Sendo bastante objetivo: uso a bike na cidade porque ela é mais rápida e econômica que um carro ou ônibus. A diversão é um dos bem-vindos efeitos colaterais da prática.

Relato completo e fotos das viagens no site: www.1000kmdepedal.cjb.net

Autor: Eduardo Speeden.
E-mail: [email protected]
Cidade/UF: Porto Alegre – RS

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Caminhando com saúde na Lapinha – PR

Trilha do Morro das Andorinhas em Niterói – RJ