in ,

Como chegar no Canal do Panamá e o que esperar da visita

Canal do Panamá, o mais impressionante do mundo

O Canal de Panamá é o grande atrativo turístico e econômico do país. Motivo de orgulho para o povo panamenho. Você ouve a história de sua construção sempre que quiser, de taxistas ou moradores com quem tiver contato.

Ele, que é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, interliga os oceanos Pacífico e Atlântico cortando o istmo do Panamá e é uma obra gigantesca de 81Km, que foi iniciada em 1880 e terminou em 1914. Já completou mais de 100 anos!

Para uma vista de toda a obra, você deve ir até o Centro de Visitantes Miraflores, que possui Museu, Restaurante, loja com diversos produtos interessantes com a imagem do canal, Wi-fi liberado e um mirante bacana. Tive a sorte de chegar bem na hora de passagem de um Cruzeiro e um Navio Cargueiro na eclusa. Uma experiência incrível.

Como chegar no Canal do Panamá

Formas tradicionais

Existem os famosos ônibus vermelhos turísticos no Panamá: City Sigthtseeing. Os passes de 24hrs ou 48hrs permitem subir e descer em qualquer ponto, inclusive o Canal – A partir de $29.

Outro meio comum para chegar ao Centro de Visitantes, que fica 25km distante do centro é combinar um valor com o taxista que fica esperando para o retorno. O valor fica em torno de $25.

Forma Econômica

Eu, mochileira aventureira que sou, resolvi economizar e ganhei histórias para contar, rs.

A forma alternativa escolhida foi seguir de taxi até o famoso shopping Allbrook ($3) e de lá tomar um ônibus (daquele modelo americano antigo colorido) com destino a Gamboa/Miraflores. Para chegar no ônibus tem de passar por uma catraca com um cartão, estilo os nossos de recarga, mas que ninguém conseguia me explicar como adquiria. Minha salvação foi um senhorzinho simpático que viu a cara de interrogação da turista aqui e me emprestou o dele.

O ônibus tem aqueles bancos únicos, sem divisão, para 2 pessoas em que eles sabiamente sentam em 3, e o restante se aperta em pé. Até aí bem conhecido nosso.

Após quase uma hora e muita conversa com os locais, cheguei no ponto de Miraflores e quando fui saltar, o motorista veio cobrar a passagem. Ou seja: paga pra entrar (cartão de recarga) e paga para sair (direto ao motorista). Mas bem barato, coisa de centavos.

Chegando no ponto de Miraflores você tem certeza que foi trolado, já que não existe nenhuma indicação de nenhum canal por perto. Mais uma vez minha cara de turista perdida me salvou, e uma moça que estava no ponto indicou o outro lado da rua e mandou seguir por um portão que parecia de uma indústria qualquer.

Fui entrando na caruda, e seguindo uma seta desenhada no chão rezando para ser a certa. Ninguém a vista. Após cerca de 1km de caminhada e algumas placas de “cuidado com crocodilos” (!?) cheguei finalmente no Centro de Visitantes.

Resumindo: Taxi ou ônibus até Allbrook Mall. Ônibus para Miraflores. Pede ao motorista para deixar no ponto do Canal. Atravesse a Rua e siga por um portão com setas pintadas no chão cerca de 1km. Custo: +/- $4

Valores e Horários de Visitação

A entrada apenas para o Mirante custa $5 inteira e $3 para estudantes ou $8 para o mirante e museu. O Centro de Visitantes do Canal do Panamá está aberto diariamente, das 9hrs as 17hrs. A Bilheteria fecha as 16:30hrs.

Por conta do tempo corrido, resolvi aproveitar toda a travessia do Transatlântico, e não assisti ao vídeo informativo nem visitei o museu, mas recomendo que você o faça se tiver a oportunidade, pois as explicações são escassas em todo o centro.

Outras formas de visitar o Canal do Panamá

  • Para quem tem tempo, curiosidade e uma grana a disposição, pode fazer um passeio de helicóptero.
  • Diversas empresas também oferecem passeio de barco pelo Canal, podendo percorrer os 80km ( 9hrs – $165 por pessoa) ou apenas um trecho dele. ( 4:30hrs – $ 115 por pessoa ).
  • No Rio Changres é possível fazer rafting e no Parque Soberania tem trilhas.
  • Essas empresas operam os passeios alternativos, caso você queira pesquisar mais sobre algum deles: Panamá Yacht Tours, Canal and Bay Tours e Gamboa Resort (nesse Resort existe um teleférico).

Vale a pena conhecer o Canal do Panamá?

A primeira impressão não foi boa. Como assim a maior atração turística do país não tem uma placa de indicação de caminho ou portaria? Mesmo assim vale a visita. Depois que você está lá, se encanta com a grandiosidade do lugar e tira altas fotos, mas tem de ter paciência pelos melhores ângulos. O Mirante do Canal do Panamá está sempre abarrotado de turistas.

Depois da visita, até para ganhar tempo, pegamos um taxi de volta por $10 e continuamos o passeio por Casco Antiguo.

Foram horas agradáveis no Mirante… recomendo o passeio, sem dúvida!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Cinthia Monaco

Cinthia Monaco é formada em Educação Física e viajante viciada assumida. Sempre que possível cai na estrada com uma mochila na costa, curtindo um bom livro e buscando novos destinos, culturas, trilhas, paisagens e esportes na natureza. Ajudar a viajar é um prazer... acompanhe suas andanças também pelo Instagram: @ci_mochileira

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Intercambio aos 30 - Sim, é possível

Intercâmbio aos 30 e poucos anos… sim, é possível

As praias estão entre os passeios imperdíveis em Ubatuba

5 passeios imperdíveis em Ubatuba