in ,

Intercâmbio aos 30 e poucos anos… sim, é possível

Intercambio aos 30 - Sim, é possível

Eu poderia estar casada, com filhos, trabalhando em uma multinacional, esperando ansiosamente pelas próximas férias, pensando no que cozinhar para o jantar enquanto estou presa no trânsito caótico de São Paulo, mas não, eu resolvi fazer um intercâmbio aos 31 anos.

Uns me chamam de corajosa, outros dá pra perceber que me acham louca, não os recrimino e tão pouco me importo com a opinião, afinal de contas, ir contra tudo o que a sociedade te impõe nem sempre é fácil e largar a sua zona de conforto para se aventurar pelo desconhecido, também não.

A verdade é que nem tudo é tão lindo como as fotos do Instagram mostram, não é nada fácil largar nossa casa, nosso salário certinho todo mês, carro, cachorro, as coisas que juntamos ao longo da vida, as pessoas que amamos, nossa língua nativa e a comida que estamos acostumados.

A minha vida de intercambista não tem glamour, não tem papai mandando grana, mas tem pés cansados de tanto andar, unhas roídas, moedinhas sendo contadas, tem lágrimas, casaco molhado de tanta chuva e suor mesmo em dias frios. Se jogar no mundo do intercâmbio, seja com 18, 25, 31 ou 40 e poucos anos é lidar com a vida te colocando o tempo todo à prova, provas que nem sempre são fáceis e flexíveis e é preciso ter muita certeza do que se quer, para não pegar o primeiro avião de volta para a nossa pátria amada.

Eu sempre me culpei por não ter vindo antes, e desta vez me dei o ultimato de que era agora ou nunca mais. Eu não tinha noção do quanto respeitar o próprio timing era importante. Agora estando aqui, sei que vim no melhor momento e que não existe regra para tentar. Sei exatamente o que quero, e embora o visto de estudante não te ofereça muitas possibilidades, eu vim com o coração aberto, aceitando viver as oportunidades que a vida me apresentar.

Intercambio aos 30 - Parque St Stephen´s Green
Intercambio aos 30 – Parque St Stephen´s Green

Sou jornalista e formada em propaganda e marketing, mas estou correndo atrás de um emprego como waitress, minder, floor staff... E quando rolar eu sei que vou comemorar feito final de campeonato com o meu time campeão. Para onde toda essa experiência vai me levar? Eu não sei. Se eu mudar de ideia amanhã tudo bem também, eu não sou mesmo a mesma todos os dias.

Mas, por enquanto sigo comemorando cada pequena vitória. Não se perder pelas ruas tão parecidas, conseguir ajudar alguém com alguma informação, comprar uma bicicleta, entender aquele sotaque mais carregado, reconhecer os caminhos pelos quais já passei, ir bem naquela prova, voltar do supermercado com as sacolas cheias com apenas 15 euros ou conseguir uma entrevista de emprego. E comemorar, comemorar tomando uma pint, conhecendo um novo parque, fazendo novos amigos, experimentando uma nova comida, tirando alguns minutos para apreciar o cantor de rua ou comprando um objeto de decoração para o novo cantinho.

Dias ruins sempre passam e coisas melhores vêm. Você nunca saberá que oportunidade pode encontrar se não tiver coragem de dar o primeiro passo. Ir embora não é fácil, nem nunca vai ser, mas do outro lado de um oceano pode existir uma vida maravilhosa esperando por você… navegue!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Janaína Santos

Janaína Santos é paulista, balzaquiana, jornalista e marketeira de mudança para Dublin, na Irlanda. A vida é muito curta para morar em um só lugar. Ama viajar, escrever, pôr do sol, fotografia, cultura e boa comida. Sempre em busca do que faz as veias pulsarem, os olhos brilharem e experiências para compartilhar. Siga no Instagram: @janassantos

Comentários

Deixe um comentário
  1. Muito bom o texto, um dia, em breve, espero estar nesse lado do “intercambista doido”…

    Boa sorte nessa nova etapa da vida que, com certeza, será sua melhor etapa!!!

  2. É isso mesmo amiga! Não desista nunca de tudo isso que faz seus olhos brilharem, sempre enfrentando tudo que possa dificultar seus caminhos!
    Que vc seja muuuuito feliz!!!!!
    Amo vc!! Saudades!!!!

  3. Parabéns pelo texto! Sempre maravilhosos e cheios de energia boa! Boa sorte ? e que Deus nunca deixe de te proteger e abençoar! Felicidades sempre!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Parque Nacional Torres del paine, no Chile

12 dicas para economizar durante seu próximo mochilão

Canal do Panamá, o mais impressionante do mundo

Como chegar no Canal do Panamá e o que esperar da visita