in ,

As cidades mágicas do Rajastão – Mandawa e Bikaner

Prontos para embarcar no estado dos reis, das cores, das fábricas de tecidos e das cidades mágicas? Então, bem vindos ao Rajastão!

Voltamos a Délhi e embarcamos em uma viagem por terra ao estado do Rajastão. Nosso motorista, o Lazard, mal mal falava inglês e a comunicação era através de mímicas e ruídos. Imaginem que beleza!

O Rajastão é dominado pelo passado, pois este é um estado feudal com uma população majoritariamente rural. A terra não é tão produtiva e as secas são frequentes. O estado é 50% desértico.

A primeira parada foi a cidade de Mandawa que não é muito conhecida, mas paramos para dormir. Ficamos em um hotel maravilhoso e que remonta a época dos Príncipes Rajputs que dominaram o estado por muito tempo. Estes faziam parte de um clã de guerreiros oriundos do sol, da lua e do fogo que controlaram esta parte da Índia por mais de 1.000 anos.

antonella_rajastao01 antonella_rajastao02

Quando entrei no hotel, me “teletransportei” à época dos marajás, a recepção era muito bonita e com as paredes todas pintadas com desenhos temáticos (indianos e indianas, elefantes, marajás, etc) e o quarto era gigantesco e tinha objetos diferentes e coloridos. Vale a pena visitar o hotel só para conferir a decoração.

A cidade que é repleta de Havelis (casas da época dos Rajputs). Você pode caminhar pela cidade e visitá-las, mas obviamente você tem que pagar algumas poucas rúpias (de 20 a 50, dependendo do que você quer dar). A cidade parece estar parada no tempo (…)

antonella_rajastao03 antonella_rajastao04 antonella_rajastao05

Rápida retrospectiva histórica – O império dos Rajputs perdurou por muito tempo, mas teve alguns conflitos com o império Mughal. Com o declínio deste último, os Rajputs foram restabelecendo a sua independência gradualmente, até a chegada dos britânicos. Mas, este clã de guerreiros foi inteligente e se aliou aos britânicos para que pudessem continuar como um estado independente. Obviamente, os britânicos impuseram algumas regras políticas e econômicas aos príncipes guerreiros e estes as aceitaram para manter-se no poder.

Após percorrer as ruas de Mandawa, voltamos ao nosso veículo da montadora automobilística “Tata” e embarcamos em uma bela viagem pelas estradas estreitas do estado dos marajás. A paisagem é sem dúvida, um dos atrativos mais belos da viagem, mas prepare-se para enfrentar as peculiaridades das estradas indianas. Estas são tão estreitas que parecem ter apenas uma via, então imagine um caminhão e um carro passando pela mesma mão. É uma beleza!

A viagem terrestre (alugar um carro com um motorista) é com certeza, a melhor opção para transitar pelo Rajastão, principalmente se você quer visitar várias cidades. É uma saída econômica, fácil e que facilita o aproveitamento (nem pense em dirigir na Índia, você só terá dores de cabeça).

A mesma vale a pena pelas paisagens coloridas e pela atmosfera fantástica. Não se esqueça da trilha sonora que deve ser 100% de músicas indianas. Desta forma, o clima fica completo!

antonella_rajastao06 antonella_rajastao07

Próxima parada… cidade de Bikaner! Chegamos a Bikaner no final da tarde e fomos ao Forte Junagarh que foi construído entre 1588 e 1593 pelo general Raja Rai Singh. O mesmo é muito bonito e detém interiores muito bem decorados e coloridos.

Após a visita ao expressivo forte, fomos ao Templo de Karni Mata que está a 30km ao sul de Bikaner e é um dos mais famosos da Índia, pois é onde peregrinos provenientes de todo o país adoram milhões de ratos sagrados. Para os indianos, estes são considerados sagrados, pois são encarnações da Deusa Durga.

antonella_rajastao08 antonella_rajastao09 antonella_rajastao10

Como em todos os templos indianos, você tem que tirar os sapatos, então uma dica: leve meias! São milhões de ratos perambulando pelo chão e passando a milímetros dos nossos pés (ou até encostando neles!). É com certeza, uma sensação diferente. E o mais incrível é ver que os indianos brincam com eles e os alimentam (…) eles dão leite para os ratinhos.

Diz a lenda que se um rato passar pelos seus pés, é boa sorte. Os indianos não têm problemas de saúde relacionados com os ratos, mas lembre-se que os mesmos transmitem muitas doenças e vivem, principalmente, com pombas, muitas pombas. Então, cuide-se!

Booking.com

Vídeo – Entrada no Templo Karni Mata

Vídeo – Peregrinos indianos no Templo de Karni Mata

Crédito dos vídeos – Marcel Vincenti.

Mais uma jornada completa, espero que vocês tenham aproveitado. Próxima parada… cidade dourada de Jaisalmer!

Autor: Antonella Satyro
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Incredible India – Uma Abordagem “Holística” da Caxemira

A cidade dourada de Jaisalmer e o Deserto de Khuri, na Índia