in ,

A cidade dourada de Jaisalmer e o Deserto de Khuri, na Índia

Chegamos a Jaisalmer, estado do Rajastão, no final da tarde. O tempo estava bom e a temperatura amena. Logo que chegamos, vimos o porquê da denominação – “Golden City”. Um castelo de areia gigantesco (com 80m de altura!) situado no morro “Trikuta” chama a atenção devido a sua presença única.

O Lonely Planet diz que nenhum outro lugar evoca o esplendor do antigo deserto e das exóticas rotas de comércio. A cor do castelo e sua grandiosidade fazem com que definitivamente, voltemos aos tempos dos marajás.

A cidade está situada no deserto de Thar e faz parte do enorme deserto indiano. A população é de 58.286 habitantes.

A cidade dourada vive basicamente, da atividade turística, já que possui diversas estruturas artísticas e monumentos locais de importância histórica.

O Forte foi criado em 1156, por Jaisal – um rajput (grupo de descendentes de dinastias de guerreiros indianos. Em tempos remotos, o filho de um rei era denominado de rajput) – e serviu de cenário para muitas batalhas.

O Forte é, sem dúvida, um local muito interessante. Uma atração singular devido ao seu comércio repleto de lojinhas que vendem roupas, livros, souvenirs, artefatos dos mais diversos; templos; monumentos; hotéis; casas particulares; entre outros. Todos com o toque indiano que lhes dá vida própria.

antonella_jaisalmer01 antonella_jaisalmer02 antonella_jaisalmer03 antonella_jaisalmer04

Há muitas pessoas que vivem no local (diz-se que aproximadamente ¼ da população vive lá!), mas as casas “juntadas” fazem com que não saibamos distinguir onde começa e onde termina uma residência porque não há divisões e nem números (é tudo grudado!). Gostaria de saber como os carteiros fazem para entregar as cartas (…).

Há muitas atrações e infra-estrutura turística no local. Muitos restaurantes, cafés, hotéis, hostels, e serviços turísticos. Os highlights do Forte são: Raj Mahal que é o palácio real; o templo hindu Laxminath; e os templos Jainistas (o Jainismo é uma das religiões mais antigas da Índia. Seus seguidores acreditam que a liberação pode ser alcançada através da completa pureza da alma. O princípio da conduta correta e da não-violência ou ahimsa são essenciais para com todos os seres vivos, segundo os jainistas).

Obviamente, você encontrará outras atrações que são tão importantes e tão legais quanto as que eu citei. A cultura indiana, por si só, já é um atrativo singular e tudo que é oriundo da mesma incita curiosidade.

antonella_jaisalmer05 antonella_jaisalmer08

Uma outra atração imperdível é o antigo cemitério de Jaisalmer que detém uma beleza austera ao entardecer. Muitos turistas vão para lá no final da tarde para passear pelas pequenas fortificações esculturais e aproveitar o pôr-do-sol que é simplesmente indescritível.

Acho que nem preciso comentar sobre essas fotos… Este lugar é realmente incrível e a vista, magnífica. Também há algumas apresentações de danças folclóricas em um palco que há no local.

A próxima atração é o Rio Gadi Sagar que é “breathtaking” (…). Antigamente ele era usado como reservatório de água da cidade, mas hoje funciona como um centro turístico de recreação. O local é muito bonito e romântico. Há muitos templos e altares em volta do reservatório que fazem com que a paisagem se torne ainda mais bela.
Você pode alugar um pedalinho ou barcos a remo. O aluguel é barato e você pode ficar meia hora curtindo o cenário (andar de pedalinho durante 30min não passa tão rápido, mas tudo bem! hehe).

antonella_jaisalmer09 antonella_jaisalmer10

E agora… ano novo em Khuri! Este pequeno vilarejo está situado no deserto de Thar a 40km de Jaisalmer. O local é propício para vislumbrar o horizonte, as dunas douradas e a vida no deserto.

Se você quer visitar um lugar exótico para fazer um “safári com camelos” você tem que ir a Khuri, definitivamente. Chegamos ao pequeno vilarejo na parte da tarde, deixamos nossas coisas em uma “casinha” típica com uma cama (apenas isso!) e fomos passear de camelo.

Eu já havia andado de camelo em outra viagem, mas nada como “experienciar” essa aventura novamente. Fora que dá um pouco de medo (que exagero!) quando ele levanta, mas tudo bem. Acho que nem 10 vidas para acostumar com essa “subida”.

Booking.com

Fomos até as dunas conferir o pôr do sol no deserto. Definitivamente, “an experience of a lifetime”. Aí voltamos ao local onde deixamos nossas coisas e começamos a nos preparar para a festa de ano novo. Música folclórica do Rajastão com uma bandinha típica e dançarinas indianas alegraram diversos estrangeiros durante o jantar.

A festa foi regada à luz do luar e de algumas velas, com muita música indiana e estrangeiros interagindo uns com os outros. Quando deu meia noite, todos se cumprimentaram e continuaram festejando em um clima especial de paz e harmonia que só o deserto poderia suscitar.

antonella_jaisalmer12 antonella_jaisalmer13

Próxima parada… a cidade vermelha de Jaipur, a capital do Rajastão. E quem sabe, a cidade azul de Jodhpur. Aguarde!!!

Autora: Antonella Satyro
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

As cidades mágicas do Rajastão – Mandawa e Bikaner

A cidade azul de Jodhpur e Pushkar, lugar de peregrinos e santos