in ,

Capadócia na era da pedra

Este cenário já foi palco de guerras, cruzadas e rota das caravanas comerciais vindas do oriente trazendo as preciosas especiarias que seriam trocadas a peso de ouro na Europa. Passou por invasões, saques, abrigou refugiados e apesar de tudo isto, foi capaz de preservar suas riquezas culturais e é hoje um interessante destino que abre caminho à Ásia.

Estamos falando da Capadócia, localizado a cerca de 400 Km ao leste de Istambul , esta região é capaz de surpreender os mais experientes viajantes. A pequena cidade de Gorëme é o ponto de partida para explorar esta região. Encravada em um vale, Gorëme foi construída a partir de escavações nos pequemos montes de arenito que compõe o relevo da região. A pesar de algumas facilidades modernas, as pessoas vivem literalmente na era da pedra, já que suas casas são cavadas dentro das rochas de uma maneira bastante funcional, com portas, janelas, chaminés. Este é apenas o começo de uma viagem que esconde mistérios de séculos de história.

mario_capadocia01 mario_capadocia02

Caminhando-se a algumas horas de Gorëme, chega-se a um cânion que esconde centenas de grutas cavadas a dezenas de metros de altura, feitas para abrigar pequenos templos Bizantinos. A primeira vista, parecem apenas buracos no meio dos paredões rochosos, porém seus interiores altamente decorados com motivos religiosos e preservados por séculos mostram o poder que a fé exerceu sobre o poderoso império Bizantino que dominou esta região.

Sem dúvidas esta região já foi palco de muitas guerras e invasões, chegando ao ponto de obrigar seus moradores a construir uma cidade subterrânea para se refugiarem durante os períodos incertos que poderiam durar dias ou meses. Na mais impressionante construção subterrânea é possível caminhar por horas embaixo da terra em galerias e túneis que compõe uma complexa rede de salões, chaminés para entrada de ar, fluxos e água e vias de fuga.

mario_capadocia03 mario_capadocia05 mario_capadocia04

A vida em baixo da terra era bastante estruturada, com locais para animais que serviriam como fonte de alimentos, grandes salões para o convívio e pequenos leitos que serviriam para abrigar famílias inteiras. Estima-se que mais de uma centena de pessoas era capaz de se alojar nestas residências e passar várias semanas até que os ânimos se acalmassem do lado de fora.

Atualmente, a incrível hospitalidade das pessoas que habitam a Capadócia, tornam-a um fascinante destino e o portal de entrada para os mistérios do oriente.

Autor: Mário Neubern
E-mail: [email protected]
Site: http://www.marioneubern.nafoto.net

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Uma inusitada lembrança do continente Africano

O desafio do Pico da Neblina