City Tour em Cusco – Melhores passeios, o que fazer e onde ficar

Plaza de Armas em Cusco





O Peru é um país rico em opções turísticas, mas sem dúvida é a região de Cusco, seu Vale Sagrado e suas ruínas Incas como Machu Picchu e Choquequirao, que atraem a maior parte dos visitantes. É a melhor base para quem pretende desbravar os arredores.

Foi lá que mudei minha opinião sobre City Tours. Nunca fui muito fã desses passeios determinados, mas em Cusco, até o tradicional vale a pena ser conhecido. É possível ter uma ideia de tudo o que fazer em Cusco e muito mais.

Aconchegante, muito bem conservada e com ótimas opções de passeios culturais, museus e igrejas para agradar o visitante mais histórico. Ótimos restaurantes e bares/baladinhas animadas garantem as noites na cidade. Cusco encanta e merece alguns dias da sua viagem para curtir as atrações da cidade e seu entorno.

Guia de Destinos: Cusco

Compre um Seguro Viagem e fique tranquilo!

Alugue um carro em Cusco

Planejando sua viagem a Cusco

QUANDO IR

A época de chuvas está entre Dezembro e Março. Entre Abril e Outubro, as temperaturas são mais baixas, porém a garantia de dias bons é maior. A semana de 24 de Junho é a mais famosa, pela Festa Inti Raymi (Festa do Sol), tão importante pra eles como o carnaval para os brasileiros.

CÂMBIO

O real é facilmente trocado nas casas de Câmbio da Plaza de Armas, e a cotação gira em torno de 1 por 1. O dólar tem uma cotação ligeiramente melhor e é possível trocar em qualquer loja também.

MAL DE ALTITUDE E CHÁ DE COCA

Por estar a 3400m de altitude, muitas pessoas podem sofrer com o soroche, o famoso e temido mal de altitude, que causa náuseas, dor de cabeça, cansaço excessivo, tonturas e falta de ar.

Recomendo após chegar a cidade, ficar um tempo tranquilamente para se acostumar e sempre haverá um chá da folha de coca para aliviar os sintomas acima, servido como cortesia nas hospedagens. E sim, funciona. Abençoada cultura inca!

Se nem o chá aliviar, existem as famosas Soroches Pills, pílulas vendias em todas as farmácias que ajudam na recuperação, mas eu já estive duas vezes em Cusco e em outras cidades de maior altitude e nunca senti nada, portanto não se preocupe tanto, cada pessoa reage de uma forma. Apenas fique atento e se aclimatize antes de começar a passear.

BILHETE TURÍSTICO DE CUSCO

Todos os pontos de interesse em Cusco e arredores cobram entrada, portanto a aquisição do bilhete turístico é uma ótima pedida. Ele dá direito a entrar em 16 atrações entre sítios arqueológicos, igrejas e museus.

Na época que fui, outubro/2017, estava custando 130 soles o bilhete que vale por 10 dias. Estudantes pagam 70 soles, e também por 70 soles existe a opção do bilhete válido apenas para um dia (veja se vale a pena pra você).

O bilhete turístico pode ser adquirido nas principais atrações ou na tenda de informações turísticas em Cusco.

Plaza de Armas de Cusco com a Catedral e a Companhia de Jesus ao fundo

O que fazer – City Tour em Cusco

Vou contar um pouco de cada lugar que visitei em sequência no city tour em Cusco que durou cerca de 3hrs. Gostei muito do passeio e ele pode ser adquirido em seu hotel ou qualquer agência na cidade. Para entrar em todas as atrações usei o bilhete turístico de 10 dias.

PLAZA DE ARMAS

A tradicional Plaza de Armas é um charme. Lá está a Catedral, ícone das fotos de quem vai a Cusco, a Companhia de Jesus e tudo o que você precisa pra curtir a cidade: hostels, diversos restaurantes e bares, lojinhas, casas de câmbio, caixas eletrônicos, agências de viagens, etc.

O desfile militar ao redor da praça é interessante, vale a pena assistir se acontecer durante sua estadia. É daqui também que partem as vans que levam para os passeios mais tradicionais.

SACSAYHUAMÁN

É uma fortaleza Inca impressionante, localizada a 2km ao norte de Cusco onde até hoje se realizam festas e celebrações.

Apenas 20% da construção ainda resta, mas é suficiente para você gastar vários minutos (ou horas) admirando as formações extraordinárias e a vista incrível que se tem de Cusco. Grande parte das pedras usadas pelos espanhóis para construir as igrejas após a invasão foi retirada de Sacsayhuamán.

Estima-se que cerca de 20.000 homens trabalharam em sua construção e como levaram aquelas pedras enormes, de encaixe perfeito, até os 3700m de Sacsay é a pergunta pela qual ouvimos várias teorias, mas nenhuma certeza.

Esse passeio faz parte do city tour em Cusco, mas também é possível chegar caminhando por uma via de pedestre desde Cusco, ou com vans bem em conta que te deixam na entrada.

Sacsayhumán, as lhamas e Cusco ao fundo
A impressionante Sacsayhumán

Q’ENCO

Um sítio arqueológico com grandes pedras que eram usadas para celebrações e sacrifícios e um labirinto numa caverna com altares e setores provavelmente usados para cirurgias.

TAMBOMACHAY

Era o local de fornecimento de água para o império Inca e por isso mesmo ali foi construído o Templo da Água, um dos importantes deuses da cultura. Também era local de descanso para o chefe do império.

PUKA PUKARA

Era um ponto estratégico de controle e observação de toda Cusco.

MUSEU KORIKANCHA

Um pequeno porém interessante museu com peças originais que fica de frente para a belíssimo Convento e Igreja de Santo Domingo que foi construído por cima do Templo do Sol ou Korikancha.

Sítio Arqueológico de Q'enco
Tambomachay - Templo da Água
Centro de Controle Puka Pukara
Korikancha - Museu, Convento e Igreja

Outros passeios pelo Vale Sagrado

Cusco também é base para visitar locais mais afastados no Vale Sagrado que podem ser visitados em passeios de 1 dia inteiro. Veja abaixo algumas opções que eu recomendo.

OLLANTAYTAMBO

Esse é outro local de tirar o fôlego de quem decide admirá-lo. É a única cidade inca ainda habitada e muito bem preservada. Está a 70km ao sul de Cusco e também faz parte dos passeios comprados nas agências. Por conta, é possível chegar de ônibus ou trem… aliás, daqui também parte o famoso trem que leva a Machu Picchu.

Vale a pena andar pelas íngremes trilhas e curtir o Templo do Sol e seus gigantescos monólitos. Depois rola uma feirinha de artesanato com várias opções. Foi um dos lugares que mais gostei de conhecer.

Ruinas de Ollantaytambo
"Moradores" das ruinas de Ollantaytambo

PISAC

É uma cidade bem bacana, com população de descendência inca e colonial, que faz parte do passeio do Vale Sagrado e vale uma visita com calma também.

Cidade pequena, mas com opção de hospedagem. Sua feira de artesanato é bem completa e existe um observatório astronômico. Também possui ruínas e terraços que valem a pena a visita. As vistas do vale são lindas.

As ruinas de Pisac, em Cusco

SALINAS DE MARAS E MORAY

Esse foi meu passeio preferido. Não consigo escolher se gostei mais da história dos terraços agrícolas de Moray ou de ver de perto a vida que ainda se desenvolve graças a extração de sal nas antigas Salinas de Maras.

Esse tour de Maras e Moray pode ser feito tanto de van, quadriciclo, bicicleta ou por trekking. Fui de bike e adorei, mas essa história merece um post só para ela aqui no Trilhas e Aventuras. Aguardem.

Visual do Tour de bike em Maras e Moray - Peru
Em uma das trilhas para Maras e Moray no Peru

Onde ficar em Cusco: hotéis para todos os bolsos

A melhor localização turística sem dúvida é estar perto da Plaza de Armas. A maioria dos Hostels e Hotéis em Cusco ficam nas ruas que a circundam.

Na minha primeira vez em Cusco fiquei no Inka Club Hostel que está a uma pequena caminhada da Plaza de Armas e é ótimo. Tem um ambiente comum descolado e os quartos são espaçosos e limpos. O café da manhã está incluso e o staff sempre disposto a ajudar. Custo-benefício excelente.

Minha segunda hospedagem foi no Hilton Garden Inn Cusco que está a 1km da Plaza de Armas e possui uma linda vista da cidade. Quartos grandes, limpos, banheiro ótimo, amenities da Neutrogena, café da manhã delicioso e variado, spa, espaço para prática de yoga e wi-fi grátis funcionando perfeitamente em todas as dependências do hotel.

Quarto do Hilton Garden Inn - Cusco
Quarto do Hilton Garden Inn - Cusco
Banheiro do Hilton Garden Inn - Cusco

Voltar para o conforto do Hilton Garden Inn depois de 5 dias de trekking até Choquequirao foi fabuloso.

Finalizando, Cusco é uma das melhores bases turísticas que já conheci. Não separe menos de dois dias inteiros para conhecê-la, mas pode ficar uma semana que atrações não faltarão. Você recomenda mais algum passeio pra fazer em Cusco para completarmos esse post? Deixe nos comentários para a gente conhecer também numa próxima viagem.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Cinthia Monaco: Cinthia Monaco é formada em Educação Física e viajante viciada assumida. Sempre que possível cai na estrada com uma mochila na costa, curtindo um bom livro e buscando novos destinos, culturas, trilhas, paisagens e esportes na natureza. Ajudar a viajar é um prazer... acompanhe suas andanças também pelo Instagram: @ci_mochileira

Ver Comentários (2)

Posts Relacionados