in

Você é um viajante sustentável?

Para celebrar o Dia da Terra em 22 de abril, a Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares incríveis para ficar, divulgou os resultados de seu mais recente Relatório de Viagem Sustentável global.*

O relatório indica que a tendência de viagem “verde” continua a ganhar força, já que 94% dos brasileiros afirmam desejar viajar de forma mais sustentável em 2018, um número maior que a média global (87%) . Cerca de um terço (35%) dos viajantes brasileiros confirmam que frequentemente ou sempre conseguem fazer esse tipo de viagem. Contudo, mais da metade (59%) indica que nunca, raramente ou apenas de vez em quando consegue viajar de maneira sustentável, sugerindo que, mesmo com os avanços promissores para um futuro mais sustentável, ainda há muito espaço para transformar as intenções em ações.

A sustentabilidade começa onde você se hospeda

O termo ‘viagem sustentável’ é subjetivo, e tem várias conotações para diferentes pessoas. Entretanto, para quase metade dos viajantes globais (46%), ‘viagem sustentável’ significa ficar em acomodações verdes ou ecologicamente corretas, liderando a lista do que as pessoas pensam quando ouvem o termo. Em meio aos brasileiros, os principais motivos pelos quais os viajantes escolhem esses lugares ecologicamente corretos para descansar são para ajudar a reduzir o impacto ambiental (48%), ter uma experiência localmente relevante (36%) e o desejo de se sentir bem em relação a uma escolha de acomodação (36%).**

Olhando para o futuro, 8 em cada 10 brasileiros (85%) pretendem ficar em uma acomodação sustentável em 2018, um panorama ainda mais animador em relação a 2017 (83%) e 2016 (80%). Além disso, o percentual de viajantes que não considerou estadias sustentáveis porque desconheciam sua existência continua a diminuir, sendo 30% este ano, em comparação aos 41% de 2017.

Inspiração sustentável

Quando se trata do que inspira as pessoas a viajar de forma mais sustentável, parece que a viagem em si é o maior motivador. Cerca de 8 em cada 10 viajantes (81%) relataram que as impressionantes paisagens naturais visitadas nas últimas viagens foram suas inspirações para viajarem de maneira mais sustentável, enquanto pouco mais de dois terços (64%) disseram que perceberam o impacto visível que o turismo pode ter nos destinos, e isso serve de inspiração.

Fatores que inspiram a viagem sustentável

Viajantes brasileiros que se inspiraram – %

Impressionar-se pela paisagem natural durante sua própria viagem (ex. recifes de corais, florestas tropicais)

81%

Perceber um impacto visível do turismo nos destinos visitados

64%

Perceber o impacto positivo do turismo

sustentável nos residentes locais

72%

Perceber os efeitos não sustentáveis do turismo

em seu país de origem

59%

Sentir culpa pelo impacto no ambiente causado por suas férias

40%


Superando eco-barreiras

Enquanto o custo adicional percebido ainda continua sendo a principal barreira para os viajantes brasileiros interessados em um turismo mais sustentável, 76% deles estariam dispostos a gastar pelo menos 5% a mais em suas viagens para garantir um baixo impacto no ambiente sempre que possível. Os indianos se mostram os mais dispostos, com cerca de um terço (32%) declarando que pagariam 15% ou mais, seguidos dos brasileiros (21%) e dos chineses (18%).

Além disso, a pesquisa indica que a falta de informação e de certificação confiável representa um obstáculo significativo para a viagem sustentável do brasileiro (32%), assim como na Índia, China e Japão, onde os viajantes mencionaram essa questão muito mais como uma barreira do que como um custo adicional.

Principais obstáculos dos brasileiros para viagens mais sustentáveis

Custos – sem condições de pagar despesas adicionais

43%

Informações/Falta de certificação – não saber como tornar minha viagem mais sustentável

32%

Tempo – a viagem sustentável consumiria muito tempo

23%

Destino – a viagem sustentável limitaria a viagem a destinos menos interessantes

21%

Luxo/conforto – a viagem sustentável não atende ao nível de luxo/conforto usual

19%

Com o crescente interesse por viagens sustentáveis, os viajantes brasileiros ainda buscam maneiras mais fáceis de realizar esses desejos. Para 47%, os sites de reservas on-line poderiam oferecer um filtro para opções sustentáveis ou ecologicamente corretas, enquanto 31% ainda buscam um padrão internacional para identificar acomodações ecologicamente corretas.

Como parte desse compromisso em melhorar as formas de descobrir e compartilhar os esforços sustentáveis de seus próprios parceiros de acomodações, a Booking.com está fazendo uma parceria com organizações como a Green Key, um rótulo ecológico reconhecido internacionalmente, com critérios de premiação exigentes, e que honra o gerenciamento ambiental positivo. Como destaque, a Green Key premiou acomodações como “sustentáveis” em seu site.

Fonte: Assessoria.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Copa do Mundo 2018 na Rússia

11 regiões dos jogos na Copa do Mundo 2018 na Rússia

Paisagens de tirar o folego no Alentejo_Crédito - Live Love Ride

Portugal – Tour de Bike no Alentejo