in

Turismo religioso em São Lourenço, local sagrado para tradições espiritualistas

O estado de Minas Gerais traduz com perfeição a relação do brasileiro com o seu lado espiritual. A multiplicidade da expressão da fé está presente em todo o território. Inúmeras igrejas barrocas nas cidades históricas fazem contraponto com a igreja assinada por Oscar Niemeyer em Belo Horizonte.

A cidade de São Lourenço, homenagem ao mártir católico que viveu no século III, também oferece inúmeras possibilidades aos turistas que procuram vivenciar experiências místicas, momentos de reflexão e encontro com seus valores sagrados. Quatro igrejas católicas são referência no sul de minas. A igreja Matriz do município, em homenagem ao padroeiro da cidade, é o primeiro ponto a ser visitado, com seus vitrais temáticos.

No Parque das Águas, principal ponto turístico da cidade, a Gruta Nossa Senhora dos Remédios é um local de oração onde todo o dia 06 de cada mês acontece a Bênção das Águas, em que o pároco da cidade abençoa garrafas de água, seguida de uma missa na Igreja Ermida Bom Jesus do Monte – a primeira igreja de São Lourenço. O edifício foi construído no final do século XIX e possui uma réplica do Santo Sudário para visitação.

Capela Nhá Chica_São Lourenço

Devotos da Nhá Chica podem visitar a capela construída pelo artista plástico Marco Aurélio Rua Dias, como agradecimento a uma graça alcançada e uma homenagem a essa grande mineira, a primeira negra beatificada no Brasil. Composta por várias esculturas feitas pelo próprio artista , lembra a obra de Gaudí e é ponto de encontro para a tradicional peregrinação, realizada todos os anos no dia 1º de maio, que sai da Igreja Matriz da cidade de São Lourenço até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Igreja de Nhá Chica) na cidade de Baependi.

Trata-se de 33km percorridos por milhares de fiéis da filha de escravos, que ergueu, ela própria, com seus recursos, uma igreja para Nossa Senhora, a quem chamava respeitosamente de “minha sinhá”. Mulheres que desejam ser mães e possuem dificuldades para engravidar, recorrem às bênçãos de Nhá Chica no mês de maio, dedicado às genitoras.

Benção das Águas na Gruta N.S. dos Remédios

São Lourenço é também palco do nascimento da Sociedade Brasileira de Eubiose, fundada por Henrique José de Souza (1883-1963) no ano de 1921, com inúmeros seguidores em todo o mundo. A doutrina da Eubiose propõe a vivência em perfeita harmonia com as leis universais, definindo-se como a ciência da vida, a sabedoria das idades. O movimento inspirou e influenciou uma série de outros grupos e colégios iniciáticos. O templo, per si, é um local a ser visitado pelo turista pela sua criatividade arquitetônica. Usando como referência templos gregos e egípcios é aberto ao público todos os sábados, das 14 às 20h.

Outro local importante para visitação é a Montanha Sagrada, onde o fundador da Eubiose vivenciou uma experiência epifânica. Além de servir como ponto de partida para inúmeros esportes radicais, como o parapente, é considerado um portal para dimensões distintas e um caminho curto até a cidade inca Machu Picchu.

Beata Nhá Chica

As cachoeiras do Gamarra, Matutu e São Thomé das Letras, próximas a São Lourenço, as paisagens de tirar o fôlego e a natureza intacta atraem também inúmeras sociedades alternativas interessadas em uma nova era e relação com meio ambiente.

Para o numerólogo e conselheiro do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, Gilberto Gonçalves, “a grande explicação para a vocação de São Lourenço como destino espiritual se dá pelo potencial de cura de suas águas e a própria história de Minas Gerais, berço de irmandades e movimentos religiosos desde o século XVII”.

Fonte: Assessoria.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Emirados Árabes: Descobrindo Dubai e Abu Dhabi em 4 dias

8 Atrações para aproveitar a Primavera na Holanda