in

Tulum: guia prático para se aventurar no México

O famoso templo de Tulum, no México

Uma coisa é fato: Tulum ganhou corações mundo afora e hoje coleciona uma galeria de frequentadores famosos que, estação após estação, voltam ao balneário mexicano para curtir atrações, atividades e paisagens desse paraíso caribenho. O fato também foi apontado pelo trendsetter site TripAdvisor, considerado atualmente o maior e mais influente endereço de consulta para os viajantes na web. O destino está no topo do ranking mundial como “Destinos em alta para 2016”e é bem fácil entender o porquê.

A areia branca e fina e o mar de águas cristalinas já formam uma dupla e tanto.  Somado a isso, sítios arqueológicos e cenotes (cavernas naturais subterrâneas com água corrente – rios e lagos – formadas pela eclosão de um meteoro), tanto à beira mar quanto em sua proximidade, encantam visitantes tanto por sua história como pelo seu cenário deslumbrante.

Tulum tem uma vibe diferente de Cancún e Playa del Carmen, destinos já famosos e no México. Aqui o clima é mais eco-friedly e hippie-chique, tudo com muito charme. Aulas de yoga, atividades físicas, comida natural, meditação e coisas do gênero são práticas comuns no destino.  Não espere também por mega hotéis e resorts, daqueles com 500 quartos. No local, alguns hostels, hotéis menores, acampamentos e pequenas pousadas – algumas superluxuosas, algumas com conceito eco e yoga – dividem espaço com restaurantes com menu assinado e pequenas lojas que comercializam produtos grifados. Mas tudo na linha rústico chique. Aqui exclusivo é a palavra de ordem.

Vista aérea da zona arqueológica de Tulum
Vista aérea da zona arqueológica de Tulum

 

Entenda Tulum

Tulum está dividida basicamente em três partes: a cidade, a praia e as ruínas. Com cerca de 30 mil habitantes, a cidade carrega ares interioranos. Localizada aproximadamente a 10 minutos da praia, ali alguns hotéis e restaurantes saem mais em conta do que os da praia.

As praias são ótimas para nadar, com água morna e cristalina. A orla com dez quilômetros de extensão não chega a ficar superlotada, então pode ser uma boa pedida para quem busca um lugar mais tranquilo para tomar sol e se refrescar. Além disso, a área de hotéis é menos desenvolvida do que a de Cancún, por exemplo, mas há muitos hotéis boutique para agradar quem busca algo mais luxuoso na região.

Vista aérea da zona arqueológica de Tulum
Vista aérea da zona arqueológica de Tulum

Já as ruínas são paradas obrigatórias de quem visita Tulum. O principal cartão postal do destino é a estrutura chamada “O Castelo”, localizada em um escarpado a beira do mar, que certamente é o lugar mais fotogênico da região.

Outras atrações

Não espere encontrar em Tulum grandes shoppings ou magazines, como em Cancún ou grandes centros mexicanos. Aqui o luxo artesanal é o ponto alto. Destaque para as boutiques que estão na avenida principal da praia, como Caravana Montaecristo (roupas e acessórios), Mr. Blackbird (joias), La Tente Rose (bebidas e especialidades mexicanas) e Josa Tulum (roupas). Também não deixe de visitar o centro de yoga Maya Tulum, há 30 anos na região e com diferentes tipos de modalidades.

Outro ponto alto do destino é a gastronomia, que se desenvolveu muito no decorrer dos anos. Com pegada mais saudável e orgânica, restaurantes como Zamas, Restaurare (vegano) e Hartwood, fazem a alegria dos turistas. Para quem gosta de agito, o café Gitano é parada obrigatória. O bar especializado em mezcal costuma trazer os melhores DJs do mundo para agitar as noites tranquilas desse paraíso.

Área dos hotéis e resorts em Tulum
Área dos hotéis e resorts em Tulum

A Península de Yucatán foi o centro da civilização maia, e esta região é repleta de relíquias históricas. Não é preciso ir muito longe para visitar templos sagrados, pirâmides e altares de sacrifício, por exemplo. O visitante pode fazer um tour pelos sítios arqueológicos de Cobá e Chichen Itzá.  Amantes da natureza podem explorar a Sian Ka’na Biosphere, uma reserva ecológica protegida que conta com lagoas, praias e recifes de coral. Outra opção é mergulhar no Gran Cenote – uma espécie de caverna subterrânea de águas cristalinas. Curte andar a cavalo? Então o Rancho Baaxal é a pedida para um passeio pelo paradisíaco cenário de Tulum cavalgando.

Cobá: Ainda em processo de descobrimento da totalidade de sua riqueza, esta cidade – que teve seu período de esplendor ao redor do ano 623 d.C. – possui uma beleza surpreendente e inigualável, com o centro religioso mais antigo do estado. O complexo se destaca por sua beleza incrível, pelos seus antigos caminhos e também por sua localização estratégica entre lagos, que fizeram com que Cobá se tornasse também um importante centro comercial. A Soma desses elementos trouxe para este território o poder e a influência em grande parte do Estado de Quintana Roo. As pirâmides e inscrições ali preservadas, ainda guardam muitos segredos à espera de serem revelados.

Ruinas de Cobá, no México
Ruinas de Cobá, no México

Tulum/ El Castillo: Tulum é um antigo porto comercial e cidade murada que foi construída, em sua maioria, durante o período Pós-clássico. Entre outras funções, foi um importante centro de observação astronômica, e ainda hoje é um cenário privilegiado para observar as estrelas ou celebrar os equinócios e solstícios. Aqui vale a pena apreciar a diversidade de flora e fauna, bem como a areia branca, que enquadra o edifício principal da imponente zona arquitetônica, conhecida como El Castillo: esta construção funcionava como um farol, cujo objetivo era ajudar aos comerciantes, que viajam pelo mar, a esquivar-se dos arrecifes de corais nas proximidades. Outro edifício notável é o Templo del Dios Descendentes, divindade que pode ser vista aqui em várias inscrições.

Sian Ka’na: Esta reserva da biosfera, Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1987, é uma área protegida entre o mar e a lagoa, a região mais úmida do País, com uns 530 mil hectares de extensão. Seus arrecifes de corais, cenotes, mangues, praias e lagoas criam um ecossistema único, ideal para inúmeras espécies de aves. Em frente à sua costa há o Sistema de Arrecifes Mesoamericano – o segundo maior do mundo- umas das áreas mais impressionantes da reserva, que abriga desde cavalos-marinhos e estrelas do mar até caracóis e espécies raras de tartarugas. Alguns vestígios arqueológicos testemunham a cultura maia na região de 2.300 a.C.

Praia de Tulum
Praia de Tulum

Quando ir?

O perfeito clima de férias faz com que a Riviera Maya seja atrativa o ano inteiro, mas nos meses de maio e junho você verá menos pessoas na praia e encontrará preços mais em conta. Já o período de dezembro a abril é considerado alta temporada. Julho e agosto são meses agitados e de boa procura também. Em setembro e outubro você pode pegar uma temporada de chuvas, quando a água fica um pouco mais turva.

Leia também

Onde ficar na Riviera Maya – Cancun, Tulum ou Playa del Carmen?

Xcaret, Xel-Há e Xplor: Qual o melhor parque em Cancun e Riviera Maya?

Tour para Chichén Itzá (All Inclusive)

Roteiro de 1 dia em Isla Mujeres: dicas do que fazer e onde ficar

Informações úteis

Código do país: 52
Fuso: atualmente – 3  horas, horário de Brasília
Visto: Brasileiros não precisam de visto para estadias de até 90 dias, mas o passaporte precisar estar válido por mais de seis meses.
Dica: Muitos lugares aceitam apenas dinheiro; carrega sempre pesos mexicanos com você. As lojas abrem de manhã e fecham próximo às 21h, com siestas (13:00-02:00 e 16:00 e 17:00).

Fonte: Assessoria.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Mergulho na Tailândia

Curso de Mergulho Open Water na Tailândia vale a pena?

Dicas para escolher o Camping ideal para a sua viagem

Primeiro Acampamento: Escolhendo o Camping e Planejando a Viagem