Trekking até a represa do Rio Piripitingui – SP





O que significa Trekking?

Origem linguística: Africâner, com influência holandesa;
Significado: Carregar a casa nas costas;

O significado da palavra se deve principalmente aos nômades que viajavam dias a fio em busca de alimento e pontos para um novo acampamento, carregando todos os seus pertences para onde fossem, ou seja, “carregando a casa nas costas”. Devido a este fato podemos dizer que os primeiros “trekkers” da história foram os nômades dos tempos passados.

Assim como os nômades muitos de nós gostamos de percorrer longas distâncias mesmo nos dias atuais, seja por bel prazer ou em busca de nossos limites.

A viagem

Com este espírito gostaria de lhes narrar e lhes apresentar de forma breve um trajeto de quarenta e quatro quilômetros percorridos em dez horas e vinte minutos. Partimos do centro da cidade de Americana – SP com destino ao chamado Paredão (queda de água ao fim da represa do rio Piripitingui) no município de Cosmópolis – SP.

O início parece ser tranquilo, porém digo-lhes que é justamente a parte mais difícil do trajeto pois é nela que encontramos grande tráfego de veículos nas ruas da cidade. Apenas uma hora e cinquenta minutos após o início de nossa jornada chegamos ao trecho de terra, e por este percorreremos os próximos vinte e seis quilômetros.

A manhã era de muita neblina, mas logo que chegamos ao Sobrado Velho (um dos mais antigos bairros da cidade, situado na zona rural) o sol começou a exibir-se e já era visto que teríamos calor e tempo claro durante todo o dia.

Com quatro horas de caminhada já cruzávamos a ponte de ferro do rio Jaguari. Decidimos então seguir até o Paredão, onde foi possível termos uma visão muito boa da represa e da queda de água ao fim desta, e só no retorno parar para um lanche na mata à beira do rio. (Em alguns pontos deste rio não é aconselhável o banho, pois nele é possível encontrar vários poços fundos onde muitos já morreram – durante o almoço conversamos com um pescador, pessoa humilde com cerca de 60 anos que nos narrou a morte do próprio filho de 21 anos em um desses poços).

Após o lanche, como já é de costume em todas as nossas andanças pegamos as sementes de árvores nativas que havíamos levado na mochila e as espalhamos por covas (pequenos buracos abertos no chão com a ajuda de um graveto ou faca) ao longo da mata que ainda resta à beira do rio, e ficamos com a esperança de que daqui cinco ou dez anos possamos revê-las fortes e robustas.

Ao fim, retornamos para casa pelo mesmo trajeto. Mas não ache você que é assim fácil. Só pessoas com preparo físico adequado devem realizar tais caminhadas.

Se deseja ser um trekker comece caminhando em trajetos menores, coisa de 20 a 25 km e vá aumentando com o tempo. Nunca ande sozinho e sempre calce um bom par de tênis.

Aqui vai mais uma dica: sempre que realizar esportes de aventura ou qualquer atividade que seja em contato direto com a natureza, evite deixar lixo “não orgânico” espalhado por onde passa, pois alguns destes levam dezenas, as vezes centenas ou até milhares de ano para se decompor. Leve sempre consigo uma sacola onde possa depositar este lixo, dando a ele destino certo.

Autor: Ricardo Siebert
E-mail: rsiebert@pop.com.br

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados