Trekking passando pelo Rio Piracicaba e Estrada de Ferro Campinas/Limeira – SP





Iniciamos a caminhada as 8:00hs. O dia era de céu aberto, com poucas nuvens e um sol que aos poucos ia aquecendo nossa manhã, fazendo com que nossa caminhada se tornasse a cada momento mais extenuante.

Partimos da antiga estrada de terra que liga Campinas a Limeira, porém a menos de 1km a frente já tomamos outro caminho, deixando a estrada principal de lado e seguindo por trilhas mais tortuosas e com maior grau de dificuldade para a caminhada. Nosso destino agora era alcançar por estradas rurais a margem da estrada que liga Limeira à Cosmópolis. Chegando nesta marginal logo avistamos a Via Anhanguera, a qual atravessamos logo depois de reencontrarmos o caminho correto, pois pegamos a trilha errada e andamos sem rumo por aproximadamente meia hora, somente depois seguimos até o bairro rural de Tatuibi/Limeira-SP, onde iniciamos caminhada pela estrada de ferro.

Acreditem ou não, mas andar sob os trilhos do trem não é nada animador. Pior ainda quando se sabe que terá que fazer isto pelas próximas 3 horas. Aos poucos esquece-se do sofrimento e vislumbra-se a paisagem que se revela aos poucos a frente de nossos olhos. São áreas de mata nativa, rios, nascentes e uma natureza que muito pouco se vê próximo a grandes centros. Chegamos então à ponte de ferro sob o Rio Piracicaba, de onde tivemos uma visão que poucos conseguem ter, o rio e a mata que o envolve. Ao chegar no outro lado da margem fomos obrigados a fazer uma parada de alguns minutos e aguardar a passagem do trem. Aproveitei para fazer algo que muita criança tem curiosidade em fazer: coloquei uma moeda no trilho do trem e esperei até que o mesmo passasse. Passado o último vagão, peguei minha então “amassada moeda” e seguimos adiante.

Infelizmente este é mais um dos rios paulistas que encontra-se em situação precária devido a poluição gerada principalmente pelo esgoto doméstico e por resíduos das indústrias. Espero um dia poder ver este e outros tantos rios de nossa região do jeito que eram a quinhentos anos atrás, quando isso ainda era fonte de vida para os que aqui habitavam. Mais uma cena que me deixou profundamente triste foi a queimada que avistamos à beira da estrada de ferro pela qual andávamos. Aos poucos o que era verde, se tornava cinza, sombrio, inóspito.

É uma pena que ainda existam pessoas sem um pingo de amor à natureza. Aproveito e deixo uma pergunta a vocês: Quem mais, além do próprio “SER HUMANO” consegue ser insano o suficiente a ponto de destruir seu próprio habitat? O que você tem feito para melhorar o nosso mundo? Bem, com dor no coração encerramos nossa caminhada. Tristes pelas cenas vistas, porém alegres em saber que o milagre da vida se renova a cada momento, e que cada um de nós pode auxiliar na construção (construção VERDE) de um mundo melhor.

Autor: Ricardo Siebert
E-mail: rsiebert@pop.com.br

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Ver Comentários (1)

  • Olå.
    Os seus relatos de caminhadas sāo muito legais. Porém,para que se tornem úteis para os seus leitores, você deveria publicar um roteiro detalhado das mesmas.
    Abs

Posts Relacionados