in , ,

Termos técnicos usados na escalada

Agarra: saliência na pedra utilizável como apoio para pés e/ou mãos durante a progressão da escalada.

Ancoragem: Fixação a prova de bomba utilizada para instalar um rapel ou um sistema de segurança. Pode ser feita em grampo, nut, chapeleta, friend, em locais fixos, como uma árvore ou uma pedra. Necessita de dois pontos de fixação potencialmente seguros, além do back up.

Ascenção: técnica usada para para subir por uma corda. Normalmente utilizada por praticantes de exploração em cavernas.

Back up: ponto extra de ancoragem que só entra em ação se um dos pontos da ancoragem principal se soltar.

Bivaque: no montanhismo em geral é a técnica de pernoite sem barraca. Na escalada é pernoite na parede.

Chaminé: fenda na rocha tão larga a ponto de um escalador entrar nela por inteiro.

Conquista: nova via a ser escalada de baixo para cima com segurança feita por baixo. Pode apresentar diferentes níveis de dificuldade técnica e é batizada por quem a conquistou primeiro. Uma conquista pode levar anos para ser concluída e, eticamente, outra pessoa não pode terminá-la sem a autorização do escalador que a iniciou.

Croqui: é um mapa da rota escrita de maneira detalhada com todo o percurso da via.

Crux: movimento mais dificil de uma via.

Guia de cordada: é o escalador que vai à frente levando a ponta da corda e montando o sistema de segurança. Geralmente é o mais experiente, pois é o que corre maior risco.

Via: rota de escalada definida, já feita por alguém.

Portaledge: espécie de maca suspensa especialmente projetada para ser instalada no meio da parede, é usada para pernoites em escaladas de vários dias. Pode ser com ou sem sobreteto.

Grampear: instalar um grampo em uma rocha.

Negativo: inclinação na rocha maior do que 90º. Geralmente encontrada em vias difíceis, que exigem muita técnica do escalador.

Solo: escalada sem corda de segurança, onde uma queda provavelmente levaria à morte.

Top-rope: escalada em que a corda passa por uma ancoragem no topo da via, tornando a atividade muito mais segura.

Encadenar: completar a via do início ao fim guiando, sem cair e sem parar para descansar.

Equalização: associação de pontos de ancoragem de modo a distribuir a carga entre eles.

Booking.com

Estribo: apetrecho usado para escaladas artificiais, similar a uma escada, em que o escalador apoia os pés (geralmente feito de fitas).

Head Lamp: lanterna que fica presa à cabeça ou ao capacete, deixando as mãos livres.

Limpar a via: recolher o material de proteção instalado na via. É executado geralmente pelo último escalador da cordada.

Retezar: recolher a folga da corda para evitar uma queda maior e de alto impacto.

Tirolesa: Travessia horizontal em corda fixa suspensa do solo.

Lagartixa: também conhecido como “escalador”. Recebe este nome os esportistas que adoram subir pelas paredes.

Rapelar: descer por uma corda utilizando técnicas de Rapel.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0
Escalada

Quem pode praticar escalada

Escalada

A escalada e suas variações