in , ,

Quem pode praticar escalada

Para chegar ao cume de uma montanha, é imprescindível ter força física, equilíbrio psicológico e muita técnica. A escalada teve início em meados do século XVIII, com a conquista do MontBlanc (4.807m), nos Alpes.

Mas foi em 1953 que a maior montanha da Terra, o Monte Everest (8.848m), foi vencida. Hoje, os equipamentos são muito mais evoluídos. Entre os apetrechos, além de cordas e cinto-cadeirinha, destacam-se o magnésio (um pó branco que absorve o suor das mãos do escalador para manter a aderência às pedras) e as sapatilhas de borracha, que aumentam a sensibilidade e aderem com mais facilidade às rochas.

A escalada segura também depende de todo um treinamento básico, de muita prudência, de suas qualificações técnicas e principalmente de seus limites.

A escalada é sempre praticada em duplas. O primeiro escalador sobe e recebe segurança do parceiro abaixo. Depois, de cima, ele dá suporte ao companheiro.

A escalada exige uma certa atenção e cuidado. Por ser um esporte onde o risco está sempre presente, acidentes não são raros e muitos deles podem levar à morte, por isso são indispensáveis uma segurança competente e o uso adequado do seu equipamento. Não aconselhamos que a prática seja feita sem um curso básico ou no acompanhamento de um guia experiente. Um cursinho básico é feito em 2 finais de semana com atividades práticas e algumas horas de teoria.

A idade mínima aconselhada para se iniciar ao esporte é de 8 anos, pois exige o praticante ser capaz de entender e assimilar o motivo e a responsabilidade da segurança. Qualquer pessoa pode aderir à escalada. E é necessário comprar a sapatilha para iniciar.

Duração de uma escalada

A duração de uma escalada vai depender muito do condicionamento físico dos participantes e do guia, quanto de outros fatores exógenos que serão de grande importância , como as condições atmosféricas, proteções longas, etc…

Então, a calma e a tranqüilidade em uma escalada sem pressa são fundamentais para sua segurança, e para a realização de uma excelente escalada.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Carta para os montanhistas sobre o bom uso da Pedra do Baú

Escalada

Termos técnicos usados na escalada