in

Técnicas e manobras nos Canyons

Técnicas de progressão para transposição de obstáculos

  • Rapel: Descida em corda com o uso ou não de aparelhos. O rapel pode ser em meio aquático ou aéreo. No aquático, os cuidados devem ser multiplicados e a técnica e a aparelhagem poderá variar. O rapel poderá ser guiado: que é um desvio diagonal de sua trajetória para evitar uma forte torrente vertical, e poderá ainda ser fracionado, isto é, dividido em vários rapéis menores procurando um caminho mais seguro.
  • Tirolesa: Travessia por uma corda presa em duas extremidades. As transposições podem ser feitas usando um mosquetão preso a um “cabo-solteira” e conectado à cadeirinha, ou ainda, preso a uma roldana, que dará mais velocidade à travessia.
  • Water trek: Caminhada ou marcha pelo leito do rio, normalmente em sentido da corrente e onda haja pouca profundidade. Evita-se subir pelas pedras, pois aumenta o risco de acidentes.
  • Natação: Em trechos profundos e usando a mochila com apoio flutuante.
  • Floating: técnica de natação em águas vivas, onde os pés se postam em sentido da corrente (rio abaixo) e sentado e de braços abertos se deixa levar por ela.
  • Tobogã: Em posição ligeiramente deitada e com os braços cruzados sobre o peito para evitar bater com os cotovelos em saliências.
  • Saltos: A técnica varia de acordo com a altura do salto e da profundidade do poço receptor. Verifica-se sempre, mesmo em locais já conhecidos, se não há novos obstáculos (árvores ou rochas) no poço.

Sistema de Fixação e Ancoragem

O sistema de fixação e ancoragem é o responsável pela segurança da descida, por isso tem de ser feito com muito critério e conhecimento. Existem muitas variações, equipamentos (cordas, grampos, mosquetões, ferramentas), dependendo do lugar, tipo de rocha, vegetação.

Na Europa onde a vegetação é escassa, predominam rochas, por isso usa-se mais grampos. Já no Brasil a vegetação é mais abundante, portanto não há necessidade de grampear, usa-se mais cordas. O local determina os equipamentos adequados.

Para os iniciantes, é recomendável realizar várias simulações em local controlado (casa, terreno baldio, sítio), participar de várias descidas em condições diferentes com equipe experiente, até adquirir confiança. O número mínimo de integrantes de uma equipe para uma descida é de 3 pessoas.

Curiosidade

O maior desafio de canyonismo realizado no Brasil foi a descida da Cachoeira da Fumaça, localizada na Chapada Diamantina (BA), em janeiro de 96, pelos canyonistas da H2Omem. Também conhecida como salto Glass, essa cachoeira tem 340 metros de queda livre e é considerada uma dos maiores desafios dos amantes do rapel.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

O que é Canyoning?

Dicas de onde praticar Canyoning no Brasil