in ,

Solar do Cosme: uma guest house no coração do Rio de Janeiro

Guest House Solar do Cosme no Rio de Janeiro - Crédito Travel Tall

Para muitos, viajar é mais do que descobrir novos lugares. É uma oportunidade única de conhecer outras culturas. E é essa a proposta dessa guest house no Rio de Janeiro, a Solar do Cosme, na zona sul. O casarão do século XIX, localizado aos pés do Cristo Redentor, no bucólico bairro do Cosme Velho, aposta neste conceito de hospedagem onde o viajante pode usufruir do aconchego de uma casa local e ainda trocar experiências e novos hábitos.

Cercado pelo silêncio da Floresta da Tijuca, essa guest house no Rio de Janeiro conta com dois andares no estilo neoclássico e dez quartos intimistas, com detalhes rústicos e artísticos. Restaurado para o conforto dos hóspedes, o casarão manteve sua clássica estrutura arquitetônica com enormes janelas coloridas, pisos de madeira e paredes de pedras. Macaquinhos e pássaros também são visitantes frequentes na região, tornando o ambiente ainda mais mágico e acolhedor.

Pesquise hotéis com até 50% de desconto no Rio de Janeiro

Roteiro básico para conhecer o Rio de Janeiro em 3 dias

32 lugares no Rio de Janeiro para conhecer de graça

As acomodações estão localizadas no térreo da casa, com vista para o jardim, ou no segundo andar, próximo a varanda externa – sempre com opções de quartos duplos, triplos e quádruplos. Para grupos maiores ou famílias que desejam mais privacidade, a sugestão são os dois quartos com copa e banheiro compartilhados, localizados no prédio anexo ao casarão e com vista para a floresta.

O conceito dessa guest house carioca é que o viajante se sinta em um ambiente familiar, onde os hóspedes se encontrem e interajam nos espaços de convivência. E tudo no Solar do Cosme foi pensado para que isso aconteça. Há vários lounges com mesas comunitárias espalhados pelo casarão, além de duas salas de estar e uma biblioteca em vários idiomas, ambientes compartilhados para proporcionar essa troca multicultural.

A alma por trás do negócio é a sócia Márcia Barbosa, de 57 anos. Apaixonada por viagens e por novas experiências, seu grande sonho sempre foi abrir uma guest house no Rio. Elogiada por todos que já se hospedaram no Solar do Cosme, Márcia está sempre interessada em conhecer seus viajantes e ajudá-los com a sua estadia pela cidade. Os hóspedes ainda podem ser surpreendidos por mimos da anfitriã, que vão desde mapas personalizados até comes e bebes. Segundo a sócia, “essa receptividade é importante para aproximar o hóspede e criar um laço de confiança e amizade”.

E é na base dessa confiança que, inclusive, é cobrado o consumo na cozinha comunitária. Onde mais você verá isso em outra guest house no Rio de Janeiro? Não é permitido cozinhar no local, mas a proprietária sempre deixa à disposição dos viajantes água (à vontade), sucos, vinhos, cervejas, queijos e até lanches rápidos de forno. O hospede anota o que consumiu para ser cobrado no final da estadia.

A diária no Solar do Cosme ainda dá direito a um café da manhã, que pode ser apreciado na sala de estar ou nos varandões da casa que dão vista para o jardim ou para a piscina. Pães variados, geleias e bolos caseiros, bebidas quentes e geladas, todas as delícias servidas em mesas comunitárias.

Melhores bairros para se hospedar no Rio de Janeiro

Roteiro de 3, 5, 7 ou mais dias no Rio de Janeiro

Day-Tour nas Praias Selvagens do Rio de Janeiro

Para os apaixonados por animais, o casarão também é pet friendly, ou seja, permite a estadia de hóspedes que estejam acompanhados por seus animais de estimação. As portas do Solar do Cosme estão sempre abertas para todos os pets de pequenos e médios portes. Ótima dica de guest house no Rio de Janeiro.

Além das hospedagens, o Solar do Cosme também está disponível para locações, sejam elas festas particulares, workshops, ensaios fotográficos ou gravações. O silêncio do bairro e os pequenos encantos da arquitetura neoclássica do casarão já atraíram equipes de moda para finalização de coleções, encontro de influenciadores e até pequenas feiras culturais. O pacote pode incluir apenas o espaço ou também o de catering, de acordo com a necessidade do cliente.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Alugar um carro de luxo no exterior é mais barato do que no Brasil

Roteiro de 10 dias na Chapada dos Veadeiros

Conheça TODA a Chapada dos Veadeiros em 10 dias – GO