in

Saiba mais sobre São Thomé das Letras – MG

São Thomé das Letras é considerada um local sagrado. Os moradores do lugar garantem que estão constantemente em companhia de seres extraterrestres. Todos os cultos e credos convivem em São Tomé. É gratificante conversar com os moradores com suas histórias extraordinárias. Mas quem sabe se são verdadeiras mesmo? A explicação para tanto misticismo é porque a cidade foi construída em cima de uma rocha de quartzito que armazena energia cósmica e telúrica. São Thomé é considerada uma das sete cidades sagradas do mundo.

A cidade é simples e rústica. Tem pouco mais de 5000 habitantes. Como a região fica em cima de uma grande formação rochosa é tudo feito a base de pedra. Desde as ruas, casas e igrejas. O clima é frio, devido a altura. Mesmo no verão é conveniente levar vários agasalhos para a noite.

Um dos principais atrativos é a subida até a pirâmide, no lado alto da cidade. Trata-se de uma construção sobre uma rocha. Ninguém sabe ao certo quem construiu. Dizem até que foi feita para pouso de OVNIs. Mesmo que você não acredite muito nessas histórias, vale a pena mesmo que seja pela vista: um espetáculo, principalmente no pôr-do-sol.

Outra vista fantástica da região é no Cruzeiro, uma grande cruz no topo de uma montanha, de onde se tem uma visão panorâmica de toda a região.

Durante o dia, uma boa opção é curtir as cachoeiras, como a bela VALE DAS BORBOLETAS que recebeu este nome devido a centenas de borboletas coloridas passearem por lá, principalmente durante a primavera. Outra bela cachoeira, a DA EUBIOSE fica pertinho, a cerca de 3km na estrada de Caxambú. Saindo um pouco da luz do dia, vale explorar a Gruta de São Tomé, onde diz a lenda, o próprio santo teria escrito algumas palavras.

A cidade possui poucos restaurantes, (fora das estação alguns não abrem à noite). Um boa opção é Restaurante das Magas, num ambiente com salões dentro de uma casa de pedra. (35/237-1240) São Tomé é a cidade das lendas, dos misticismos, das pedras e paisagens infinitas onde um povo alegre e simples nos faz esquecer de qualquer problema do dia a dia.

Um pouco de História

João Antão, escravo da Fazenda Campo Alegre, resolveu fugir e se esconder em lugar seguro após descoberto um caso que tinha com a irmã de seu senhor. Abrigou-se então em uma gruta no alto da serra, alimentando-se de frutos e raízes, caça e pesca. Certo dia, apareceu ao escravo um senhor de vestes brancas, que lhe escreveu um bilhete, dizendo-lhe que entregando ao seu amo, este o perdoaria. Ao ler o bilhete o fazendeiro lhe ordenou que o levasse até a gruta. Lá chegando encontraram em seu interior uma imagem de São Thomé, entalhada em madeira. Por ser de profunda religiosidade, João Francisco Junqueira levou a imagem para a sua casa. Esta, por sua vez, sumiu e reapareceu na gruta; e assim por várias vezes. Acreditando ser um milagre, o fazendeiro mandou erguer uma capela onde mais tarde (1785) foi construída a Igreja Matriz. O senhor de vestes brancas acredita-se que era o próprio São Thomé.

ORIGEM DO NOME: Na gruta onde foi encontrada a estátua de São Thomé existem pinturas rupestres, daí a origem do nome da cidade São Tomé das Letras.

Misticismo: Você acredita em OVNIS?

Seus mais antigos moradores parecem não entender o que atrai tantos visitantes e seguem suas vidas despretensiosamente, tentando ser indiferentes ao frenesi dos turistas que chegam de todas as partes, principalmente nos finais de semana e feriados prolongados.

Visitantes mais insólitos também têm presença garantida dentro deste mosaico que forma a mística São Thomé. Várias aparições de OVNIs e/ou contatos telepáticos, inclusive com intraterrenos, foram experimentados por estudiosos e esotéricos, que buscam na paisagem montanhosa o cenário perfeito para essas manifestações. Para Oriental Luiz Noronha, que estuda o misticismo da região e mora em São Thomé, o pico das aparições se deu em 1982 e 1986. Ele mesmo relata um em livro o contato com extraterrestres, além de ter documentado algumas aparições em fotos e vídeo.

Muitos grupos esotéricos têm sede em São Thomé das Letras, compartilhando a crença de que a cidade tem uma energia especial e será testemunha de grandes transformações na virada do novo milênio: o advento da era de aquário. De acordo com Ana Branco, da Sociedade Brasileira de Eubiose, por volta de 2005 haverá a manifestação Avatárica. Avatares são seres que trazem ensinamentos importantes, como foi o caso de Buda, Cristo, Maomé, Krishna etc. “São Thomé é um dos sete chacras (pontos de entrada e saída de energia) do planeta, que atualmente estão vibrando em 8 cidades do sul de Minas”. Além da Eubiose, existem também outros grupos de estudiosos na região: Fundação Harmonia, Movimento Gnóstico etc.

Há quem diga que é preciso separar o que pode ser verdade daquilo que é pura mentira, imaginação. Esta afirmação parece até lógica a quem nunca visitou a cidade. Aos que voltam ou resolvem ficar nesta pacata cidade resta a pergunta: será que isto é realmente possível em São Thomé das Letras?

Lendas e Histórias

No que diz respeito ao surgimento da cidade, a lenda corrente diz que o escravo João Antão, após fugir da fazenda Campo Alegre, da família Junqueira, se refugiou em uma gruta. Lá passou alguns anos, se alimentando de frutas, da caça e da pesca, fartos naquela segunda metade do séc. XVIII. As razões da fuga não são bem esclarecidas, uns afirmam ser pelos maus tratos e outros defendem que o escravo mantinha um caso com a irmã do proprietário da fazenda, João Francisco Junqueira, que mandou matá-lo.

Seja como for, certo dia um velho muito apessoado e de vestes brancas apareceu diante de João Antão e, após ouvir sua história, lhe entregou uma carta. Recomendou ao escravo que a deixasse com o patrão e assim seria perdoado. A ordem do velho foi acatada. Ao ler a carta, Junqueira ficou impressionado com a boa caligrafia, redação e qualidade do papel, fatores inusitados naquele tempo. Além de perdoar João Antão, o fazendeiro organizou uma visita à gruta, na esperança de encontrar tal velho. Chegando lá a única coisa que encontrou foi uma imagem em madeira que acreditaram ser do apóstolo São Thomé.

Ao lado dessa gruta o capitão Junqueira mandou elevar uma construção que viria ser a Igreja Matriz (1785), com a pintura do teto hoje atribuída a José da Natividade, discípulo de Aleijadinho. Há quem diga que a construção da Igreja se deve às frustradas tentativas do capitão em levar a imagem para a fazenda. Como que por encanto ela sumia e só era reencontrada na gruta.

Em compensação, na gruta de São Thomé, onde foi encontrada, ainda podem ser vistas algumas inscrições indecifráveis, meio apagadas pelo tempo. São esses desenhos os responsáveis pela denominação “das Letras”. Como não poderia deixar de ser, são também alvo de controvérsias. Provavelmente foram feitas pelos índios cataguases, antigos habitantes da região. Entretanto, segundo algumas pessoas, não passam de fungos ou caprichos geológicos da natureza.

As inscrições também são encontradas em outros locais como, por exemplo, nas proximidades de Shangri-lá, vale do Canta Galo etc. Foram pouco estudadas por especialistas, o que dá margem a todo tipo de interpretação, inclusive a de que sumérios e fenícios seriam autores de algumas delas. A imaginação vai mais alto: existe uma que lembra, sem muito esforço, a figura de um tucano, uma cobra e um OVNI. Esta inscrição, aliás, foi criminosamente pichada por vândalos, que pintaram sobre ela o número da chapa de um político local.

Onde os Deuses se escondem

Deitada sobre uma imensa reserva de quartzito, em rochas metamórficas do período pré-cambriano, São Thomé vista de longe parece uma miragem, uma montanha nevada que se distingue das demais. Isso se deve às extrações do quartzito, que descascam a montanha e deixam à mostra a rocha esbranquiçada.

Todos os anos toneladas e mais toneladas da pedra – usada em revestimentos, beiradas de piscinas etc – partem para todos os recantos do mundo, de tal forma que ela já ficou conhecida nacionalmente como “pedra de São Thomé”. O material é tão farto que serve para calçamento de ruas, passeios, no artesanato e até caracteriza uma arquitetura típica, que tanto fascinou os primeiros visitantes. A igreja Nossa Senhora do Rosário (séc. XVIII), mais conhecida como “igreja de pedra”, representa muito bem o exotismo da cidade. Infelizmente a alvenaria tem tomado conta das construções, por ser mais barata e menos úmida que as casas de pedra, o que não deixa de ser uma pena. Mais de 70% dos 5700 habitantes trabalham direta ou indiretamente com a extração do quartzito.

Na busca de uma explicação para o fascínio de São Thomé, a composição geológica, de uma forma ou de outra, é uma constante. É ela a responsável pelos encantos naturais da região: cachoeiras, grutas, inscrições e a energia que alimenta os esotéricos. Segundo Daniela Aggio, da Fundação Harmonia, o quartzito está disposto em camadas com a mesma inclinação. “Essas placas se alternam (positiva e negativamente) como as de uma bateria, gerando um campo magnético”.

As cachoeiras são um capítulo à parte. Agradam a todos os gostos e necessidades, de um simples banho a uma bela fotografia. São mais de 30, das quais se destacam a Véu da Noiva, Paraíso, Shangri-lá, Eubiose, Flávio, Vale das Borboletas, Gêmeas, da Lua etc. Quem tiver disposição pode ir até o Pico do Gavião e suas formações rochosas. O acesso é difícil e a visita restrita, uma vez que o local é área de exercícios militares.

São Thomé encanta por sua beleza e exotismo. Representa um rincão perdido no mapa, que vem sendo invadido desde que os primeiros forasteiros chegaram, na década de 70. Vieram esotéricos, hippies, ecoturistas e muitas outras pessoas. Todos em busca de um sonho especial e movidos, quem sabe, por uma crença: de que em São Thomé mito e realidade se misturam a todo momento.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Mapas de São Thomé das Letras – MG