in

Saiba mais sobre Ibitipoca – MG

Conceição do Ibitipoca é considerado um dos mais antigos povoados de Minas. A mineração fez surgir o lugarejo que, em 1764, recebeu a visita do governador da capitania em uma longa viagem de inspeção. Na fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a data de construção, 1768, é tomada como um marco histórico. Entretanto, a referência mais antiga do arraial é a bandeira do então vigário de Taubaté, padre João de Faria Fialho, que menciona um “Monte de Ebitipoca” no roteiro das minas de ouro, ainda em 1692.

Já não se fala mais do arraial como um presépio encravado nas montanhas, pois logo no primeiro olhar, avista-se aglomerados de casas que não existiam, expandindo tanto a parte alta como a parte baixa do arraial. Sua população, com alguns resquícios da economia agrícola de subsistência, vive de atividades relacionados ao turismo. Ora são funcionários do Instituto Estadual de Florestas, ora mexem com comércio: como donos de mercearia, bar, loja de artesanato, pousada, restaurante ou camping.

Apesar de ter se tornado praticamente a única fonte de trabalho para a população, o turismo não tem o seu fluxo controlado e causa impacto sobre o Parque. A sua capacidade ambiental é menor que a “infra-estrutura” oferecida pelo conjunto Arraial, Parque e arredores, assim, o número de trilhas vem aumentando espontaneamente, e com isso plantas e animais estão sendo cada vez mais confinados e a desagregação das superfícies recebe maior impulso, ocorrendo sulcos e ravinamentos nas trilhas oficiais e nas trilhas espontâneas.

Com o objetivo de auxiliar a administração na gestão do seu território e desenvolver atividades turísticas em coerência com a capacidade e os atrativos locais, foi encomendado pela SEPLAN um Plano Diretor para Conceição do Ibitipoca. O Plano, que está em andamento, prevê atuação conjunta da Fundação João Pinheiro (BH) e especialistas em Turismo e Comunidade, envolvidos em um processo participativo.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Trilhas e cachoeiras em Gonçalves – MG

Mapas de Ibitipoca – MG