in

Saiba mais de Gonçalves – MG

Em 1878, Policarpo Júnior doou seis alqueires de terra da fazenda Rio Manso situada na divisa do estado de Minas e São Paulo para a construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores em cumprimento a uma promessa. Vinte anos mais tarde, por discórdia entre os herdeiros da fazenda, a capela foi transferida para as margens do Rio Capivari, local da atual matriz. Residiam no local três colonos de sobrenome Gonçalves que legaram o nome ao povoado que foi se formando ao redor da capela.

O povoado começava a crescer e já contava com alguns estabelecimentos comerciais quando em 1909 o Capitão Antonio Carlos elevou Gonçalves a Distrito de Paz, trouxe agência dos Correios e o cartório de Registro Civil, além de lavrar em ata a fundação da Lira Nossa Senhora das Dores que existe até hoje.

O povo de Gonçalves a partir de então passou a lutar pela emancipação política, visando o desligamento do município de Paraisópolis. Em 30 de dezembro de 1962 foi concedida a autonomia a diversos municípios mineiros, entre eles Gonçalves. Finalmente em Primeiro de Março de 1963, deu-se a instalação oficial do novo município de Gonçalves.

Com uma economia basicamente agropecuária, hoje o município se destaca como polo turístico da Serra da Mantiqueira, devido ao seu agradável clima subtropical de altitude, suas belíssimas cachoeiras e suas características interioranas que não se perderam com o passar dos anos.

* Histórico extraído da publicação ListAtiva 99/2000.

Cultura Local

Várias expressões culturais são encontradas em Gonçalves, tais como: escultura em madeira e móveis artesanais. Além disso Gonçalves foi adotado como lar por artistas plásticos e artesãos que vieram aqui se inspirar.

A culinária regional também merece atenção especial. Receitas tradicionais Sul Mineiras como tutu de feijão, broa de milho e queijo fresco podem ser apreciadas em vários restaurantes e pousadas, preparadas em antigos fornos e fogões a lenha, como manda a tradição…

Gonçalves sempre teve característica artística proeminente, garantida por sua secular tradição musical, perpetuada através dos tempos pela excelência de sua banda municipal. Não é raro ver apresentações da Banda no coreto da praça central ainda hoje, como há mais de 100 anos, compondo uma bucólica atmosfera.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

O que fazer em Delfim Moreira – MG

Mapas de Gonçalves – MG