in

O que fazer em Delfim Moreira – MG

Vamos falar agora um pouco dos passeios e das oportunidades de esportes existentes na região. Veja abaixo:

CAVALGADA

Fazenda JB Duarte – No bairro do Rosário visita a Fazenda JB Duarte Pode se apreciar um belo bosque de Oliveiras. Tucanos, animais silvestres (contando com um pouco de sorte) e um belíssimo por do sol com vista para o vale do Paraíba. Passeio pode ser feito à cavalo (também de jipe, moto ou trekking).

Rancho Wind Inn – A 2,5 km de Delfim Moreira – Casinha da Roça, leite ao pé da vaca, queijos mineiros por encomenda, pão feito na roça. Passeio a cavalo.

MOUNTAIN BIKE

Trilha do Mosteiro – Foi o tempo em que o barulho estridente da locomotiva rasgava a Serra da Mantiqueira. Assim foi por quase um século, até que os trens praticamente sumissem do mapa. A Rede Ferroviária foi desativada, os trilhos retirados e a região outrora cortada pelos trilhos da estrada de ferro deu lugar às magrelas do mountain bike.

O início desta pedalada é bem em rente a antiga estação ferroviária de Delfim Moreira. Zere o hodômetro e siga em direção a Itajubá pelo antigo leito da Estrada de Ferro. Por este trecho são quase 12 km por uma leve descida e como cenário uma paisagem deslumbrante. Chega-se então em um pequeno bairro rural, conhecido como Água Limpa. Alguns botecos dão movimento ao local e servem para um rápido abastecimento, pois daí em diante o bicho vai pegar devido às subidas que estão por vir. Siga placa “Mosteiro de Santa Clara”.

A subida já começa forte. Jogue a primeirinha e não desanime. A cada Km percorrido a paisagem maravilhosa da serra da Mantiqueira da mais ânimo para seguir em frente. Lá pelo km 19, as subidas parecem ter chegado ao fim. Ao passar pela fazenda Santa Clara a impressão que dá é de estarmos no topo da serra. É só impressão, pois tem mais subida, com algumas pequenas descidas descidas para aliviar até o Bairro de São Bernardo no Km 26. Passando o pequeno vilarejo, percorremos mais 1 km até a tão esperada descida. Descemos forte por quase 5 km até chegar novamente ao antigo leito da estação ferroviária. Só que agora seguimos em direção a cidade. O passeio termina em frente ao ponto de saída, a antiga estação, após 35 km de pedaladas.

Trilha do Barão – O nome do roteiro é em homenagem ao Barão da Bocaina, desbravador da região e fundador da Vila de São Francisco dos Campos, em 1894, a primeira estância climática do Brasil.

O inicio do roteiro fica distante 12 km do centro da cidade, e a melhor maneira é seguir de carro. Siga pelo asfalto em direção ao Vale do Paraíba, até o Posto da barreira, quase na divisa dos estados de Mina e São Paulo. Zere o hodômetro e siga ainda pelo asfalto em direção a São Paulo. Em menos de 2 km chegamos ao estado de São Paulo e um pouco mais à frente ao inicio da estrada de terra bem ao lado do posto da Polícia Rodoviária.

Zere novamente o hodômetro e suba em frente pela estradinha. Prepare-se porque a subida é longa. Logo à frente, uma parada obrigatória na rampa de asa delta. Dalí é possível ver algumas cidades do vale do Paraíba e também ter a ideia da altitude – em algum trecho chegamos a quase 2 mil metros.

Seguindo em frente, a estrada praticamente abandonada em alguns trechos vira um single track de deixar qualquer um maluco, tamanha a beleza do local. Grande parte do caminho segue beirando a Serra. Em alguns trechos do início, onde a mata estiver mais aberta, dê uma olhada para trás e preste a atenção na sequencia dos Picos. Os principais, Pico dos Marins e Prateleiras, são bem visíveis em tempo bom. Seguindo nossa pedalada, uma erosão no km 2,32 força qualquer um a empurrar as bikes. Em alguns trechos não se assuste com enormes montes de pedra de pedra ou terra do barrando que veio abaixo, dando a impressão de final de pedalada. Fique tranquilo, pois todos esses trechos possuem caminho pedaláveis ou empurráveis. Depois de muita subida, a descida parece lá pelo km 7. A estrada até melhora, pois logo à frente descobrimos o motivo: este trecho é o acesso a uma torre de Tv instalada no pico do morro, a uns quase 2500 metros. Se estiver com fôlego e pernas, vale a pena subir até lá. Descendo em frente, lá pelo km 10, observamos sinal de vida em algumas casas. Tem até uma pica d’água onde é possível reabastecer as caramanholas.

Mais descidas e chegamos a uma bifurcação no km 11,50. Seguindo em frente, a estrada passa pela abandonada Vila de São Francisco e uns 40 km dali a cidade de Campos do Jordão . Zeramos o hodômetro e seguimos em sentido contrário, entrando à direita em direção à ponte. A partir daí são quase 3 km de subida, não tão pesada como as anteriores. Depois de longa subida vem o prêmio: uma longa descida de mais de 6 km. Só cuidado com as curvas fechadas e não esqueça de parar na cachoeira no km 6,25. A pedalada termina no mesmo local de saída, no Posto Barreira, após 21 km.

Delfim-Moreira-6

OFF-ROAD

Pico dos Marins – Passeio de 1 dia. 25km de jipe ou carro. A trilha é de razoável nível de dificuldade, logo no começo o primeiro Morro é o Careca, acima a trilha se torna mais difícil nos 15 minutos seguintes devido à mudança de altitude, também devido aos enormes paredões de pedra. Do Careca ao cume a caminhada pode durar de 2 a 5 horas. O Pico do Marins está a 2.422m de altitude. É o segundo ponto mais alto do Estado de São Paulo. A maior proximidade e o acesso são por Delfim Moreira. A vista é deslumbrante, pode-se enxergar bairros de Delfim Moreira, Cruzeiro, Lorena, Guará, Aparecida do Norte (a cúpula da basílica), Pindamonhangaba, Cachoeira e muitas outras.

Santo Cruzeiro:
Bairro de São Bernardo Saída da Pousada ao Santo Cruzeiro 9km que podem ser feitos à cavalo ou jipe. Existe também a trilha para se fazer trekking, estamos à 1207m de altitude e chegaremos à 1800m pela mata.

Charco – 25km. Pesqueiro, Indústria de trutas Wenceslau Braz (BR 459) sentido a Campos do Jordão com muitas fazendas, vales e morros. Vários lugares para Pescaria nativa.

TRILHAS EM DELFIM MOREIRA

Fazenda Boa Esperança: da fazenda sequem as seguintes trilhas:

  • Trilha do Lú – Saída às 10.00 hs em sentido a Cachoeira Belíssima. São 45 minutos de caminhada. Pode ser feita a decida de rapel pela lateral da cachoeira. Breve decida de tirolesa. A caminhada de volta pode ser feita por dentro do rio;
  • Trilha do Marlon – Travessia através de uma ponte de três cordas sobre a Cachoeira da Lena. Nessa trilha com variadas quedas são encontrados poços para um bom banho de cachoeira. Pode se fazer um piquenique sobre uma imensa pedra já no fim da trilha. Neste passeio são encontradas várias espécies de orquídeas e bromélias. 30 minutos de caminhada pela trilha;
  • Da sede a São Francisco dos Campos – Caminhada de 4 km pela mata, passando por várias cachoeiras, como a do Tatu por exemplo, chegando No Alto da Bocaina a 2013m de altitude. Passeio Belíssimo!!! Neste lugar encontramos a Casa do Barão de Bocaina. Dizem que exatamente neste lugar deveria ser construído O hospital que foi feito em Campos do Jordão, mas o governo de Minas Gerais na época não permitiu. Um longo passeio proporcionando uma boa caminhada em um ambiente relaxante. Os passeios também poderão ser feitos á cavalo, que a própria fazenda oferece. Existe uma cachoeira próxima ao restaurante da Fazenda que é iluminada durante a noite, junto dela uma vegetação muito alta, com destaque a uma araucária também iluminada. Encontramos muitas araucárias no nosso município. Pode-se deitar a beira da fogueira, que é preparada pelo pessoal da fazenda, para quem quiser contar as mil estrelas no céu ou curtir uma bela noite de luar observando o contorno da enorme vegetação;

Parque Cruz das Almas – 1,5 km de Caminhada. Vista para a cachoeira do Itajyba Trilha para o parque do Itajyba.

Cachoeira do Itagyba – Distância 1 km Pode caminhar da pousada até a cachoeira. Formada pelo rio Taboão, é subdividida em duas quedas que formam corredeiras ao longo do rio em uma extensão aproximada de 300m. Uma de suas quedas tem 40m de altura. A cachoeira fica dentro do Parque de Itagyba.

Booking.com

Cachoeira do Túnel – Pequena queda de água cristalina sobre a antiga passagem da ferrovia. O passeio pela água é feito por dentro do túnel.

Cachoeira do Buriqui – Formada por várias quedas de água que caem das rochas, possui um poço favorável ao banho. A vegetação ao redor é formada por mata de grande porte como pinheiros e altos arbustos cobertos de flores. Seguindo o curso do rio pelas corredeiras existentes, tem-se a possibilidade de pesca de trutas.

Cachoeira do Rosário – Distância 3km Cachoeira do Rosário possui este nome por originar-se no rio do Rosário. Em seu curso encontrar-se grandes formações rochosas com largura de aproximadamente 30 metros.

Cachoeira Ninho da Águia – Em Delfim Moreira, parada obrigatória para quem quer conhecer a região é a Cachoeira Ninho da Águia. O local possui acesso fácil, com trilhas e acessos pavimentados (você quem escolhe). Além disso, há uma infraestrutura para receber o turista. O local fica na rodovia que interliga Delfim Moreira a Itajubá no Km 4, a 11 km do centro de Delfim.

Cachoeira do Areião – Cachoeira que tem a formação de um lago bom para o nado. Possui também um restaurante.

Mosteiro de Serra Clara – Distância 15 km. Estilo monástico. Voto de pobreza. Habitado por Monges Beneditinos que mantém seus hábitos reservados.Bela vista panorâmica. Missas aos Domingos às 9.00hs.

Cadeia Marins-Itaguaré – Oculta na Serra da Mantiqueira a cadeia Marins-Itaguaré faz divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, tendo nesta cadeia seus dois portais para o céu, o Pico dos Marins com seus 2.422 mts e o Pico do Itaguaré a 2.308 mts. Dentro desta magnifica cadeia montanhosa existem três roteiros interessantes:

  • I – Conquista do Pico dos Marins:
    A conquista do Marins se faz com um pernoite em cima do cume, é possível admirar os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua trilha foi classificada com um nível médio durando em torno de 3:30 hs para sua ascensão.
  • II – Travessia Marins-Itaguaré:
    Essa travessia é feita com dois pernoites, um na água (30 min do cume do Marins) com ascensão rápida do Marins no primeiro dia, o segundo pernoite é feito próximo ao Itaguaré após ter passado pela Pedra Redonda registrando o nome do grupo no livro e fazendo a ascensão do Itaguaré no outro dia. O grau de dificuldade dessa travessia é considerado como difícil, onde é indicada para pessoas com um bom preparo físico, pois além dos vários desníveis existentes, a maior parte do trajeto não se encontra água.
  • III – Marins-Redonda:
    Caminhado pela crista do Marins você pode chegar ao marco mais conhecido da Travessia Marins-Itaguaré a Pedra Redonda. Este roteiro foi preparado para quem quer algo mais que a conquista do Pico dos Marins. Neste roteiro será montado um acampamento na Agua (30 min do cume do Marins) com ascensão do Marins nesse mesmo dia sem mochilas e voltando para o pernoite, no próximo dia será feito uma caminhada até a Pedra Redonda passando pelo Marinsinho e voltando após ter feito uma refeição leve e assinando o livro. Este nível de trekking foi classificado como médio, porém não abrindo mão de um bom preparo físico para conquista.

VÔO-LIVRE

Bicas – Sentida Fazenda Boa Esperança 12km. Para quem gosta e entende de pescaria de Trutas. Barreira 10 km -Rampa de Asa Delta.Existe uma excelente rampa para a prática do voo livre. Já existe vários grupos vindos de toda parte para a prática do esporte. Acesso a Campos do Jordão 25km até o Vale de São Francisco na Casa do Barão de Bocaina. Nesse caminho, considerado um dos mais exuberantes encontra-se vários picos. Passeio recomendado com 4×4.

Delfim-Moreira-3

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Ola mauricio,
    Agradeço pelas ótimas dicas em Delfim Moreira.
    Gostaria de dizer que passei o ano novo no Mosteiro, hoje ele é chamado Antigo Mosteiro da Serra Clara. O mosteiro foi vendido em 2005 para uma família que mora e desenvolve eventos e programas como retiros, casamentos etc.
    Vale a pena seguir no face e tb fazer um visita.
    Seria bom atualizar na sua praia.
    Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Onde ficar em Delfim Moreira – MG

Saiba mais de Gonçalves – MG