in ,

Safári na Índia – Onde ver o Tigre-de-Bengala

Safári na Índia onde ver o Tigre-de-Bengala

Quando se fala em safáris as pessoas já pensam logo na África. O que poucos sabem é que também existe Safári na Índia, e são incríveis. Foi em três Parques Nacionais da Índia onde eu puder ver de pertinho o famoso Tigre-de-Bengala. Um dos maiores felinos do mundo mora na Índia, na região de Madhya Pradesh.

Grande santuário da vida selvagem, a Índia é a segunda nação mais populosa do planeta e onde se encontra a maior concentração desse magnífico felino. Se você procura um lugar onde ver o Tigre-de-Bengala, certamente é em um Safári na Índia que irá conseguir ter essa experiência.

Organize aqui a sua Viagem para a Índia

+ Leia todos os posts da Índia
+ Encontre Hotéis na Índia com promoções de até 80%
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia
+ Alugue um carro na Índia em reais, sem IOF e em até 12x
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na Índia

São mais de uma centena de Parques Nacionais na Índia, a maioria deles com o objetivo de proteger o animal símbolo do país: o Tigre-de-Bengala, também conhecido como Tigre-Indiano. Essa é uma das 6 subespécies de tigre restantes no mundo, sendo a segunda maior dentre elas, ficando atrás apenas do Tigre-Siberiano (que eu também sou louco para ver).

Para ter uma melhor experiência nos safáris da Índia é preciso acordar bem cedo. Todos os safáris que fiz tivemos que levantar por volta das 4:30 da manhã para entrar na fila de carros dos parques. Existe um limite diário. Todos oferecem café da manhã em uma área segura do parque por volta das 8hs. Daí o tour continua até umas 11 ou 12hs.

Madhya Pradesh – A casa do Tigre na Índia

Ao se planejar onde ver o tigre-de-bengala na Índia, leve em conta visitar os principais parques de vida selvagem da Índia Central, principalmente no estado de Madhya Pradesh. Eu cheguei do Brasil em Délhi e fiz uma conexão para Raipur. De lá rodei de carro por 3 parques nacionais, Kanha, Bandhavgarh e Satpura, e finalizei a viagem em Bhopal. Veja o roteiro no mapa abaixo.

Eu fiz tudo com uma agência local e apesar de adorar dirigir achei o trânsito bem caótico na Índia. A todo momento achava que ia morrer, mas é incrível como existe uma certa ordem em meio ao caos. Sinceramente, você pode até alugar um carro na Índia, mas eu achei mais seguro viajar com o apoio de uma agência, no caso a Travel Inn, que organizou todo o roteiro do início ao fim.

Parques Nacionais na Índia – Qual devo visitar?

Enquanto a floresta densa predomina em Kanha National Park, trechos de florestas mistas com extensões de campos e bambuzais em Bandhavgarh National Park atraem uma vida selvagem extremamente rica na Índia. Ambas as áreas são reservas naturais do Tigre-de-Bengala podem ser exploradas de forma organizada com veículos de safári.

+ NÃO ESQUEÇA de contratar um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia

O Safári na Índia oferece oportunidades maravilhosas de se aproximar da vida selvagem. Não há escassez de presas nestas reservas para os tigres e leopardos que nela habitam. O cervo e outras espécies de veados e antílopes são encontrados em abundância variada, além de javalis, cães selvagens, ursos-preguiça, e muitos outros.

Se o seu objetivo for exclusivamente ver o Tigre-de-Bengala, recomendo passar mais dias nos arredores do Kanha National Park e contratar 2 safaris por dia, um pela manhã e outro a tarde. Foi em Kanha onde eu vi mais vezes o tigre e onde dizem ter a maior concentração deles em toda Índia.

Nos foi dito que o Satpura National Park é o lugar perfeito para avistar os leopardos e ursos-preguiça. Porém, infelizmente não conseguimos ver nenhum. Ao contrário, vimos uma presença incrível e diversificada de aves. Descobrimos que o local é perfeito para Birdwatching (observação de aves).

Safári não é zoológico!

Vale lembrar a todo instante que safári não é zoológico. Ou seja, os animais não estarão lá esperando por você. Muito menos fazendo pose para você tirar uma boa foto. Saiba que é realmente RARO ter um encontro com um tigre, pois eles são animais bastante tímidos. Os gatos selvagens e leopardos são ainda mais raros.

Independente disso, saiba que irá viver uma experiência incrível. A adrenalina de saber que atrás de um arbusto tem uma mamãe tigre com seus filhotes é algo indescritível. Sim, eu vivi isso. Ouvi a respiração deles, os movimentos, os miados, mas infelizmente esse grupo eu não consegui ver.

É importante dizer que ali é a casa deles. Somos nós quem devemos pedir licença para entrar. E devemos estar sempre prontos para ver os animais em seu próprio habitat, interagindo segundo as leis da natureza e o ciclo da vida. Minha dica é ficar sempre com a câmera a postos, e dar a sorte de estar com a lente certa no momento do encontro também.

Quer mais aventura? Experimente fazer um safári a pé, de caiaque ou de bike. Em alguns parques indianos existem essas opções. Qualquer que seja a sua escolha, os visitantes estarão sempre acompanhados por guias naturalistas especializados na fauna e a flora da região. Eu fiz dois safáris a pé e um de caiaque. A adrenalina de encontrar algum animal na trilha é indescritível.

E se você não conseguir ver os animais, fique tranquilo. Tinha uma placa em todas as saídas dos parques que dizia: “Não fique triste se você não viu os tigres. Tenho certeza que eles te viram”.

Infraestrutura dos hotéis e eco-lodges

Assim como no continente africano, o turismo focado na vida selvagem alavancou o desenvolvimento de hospedagens luxuosas nos arredores das principais Reservas e Parques Nacionais da Índia. No melhor estilo “luxo rústico”, os eco-lodges de alto padrão são verdadeiras experiências de glamping durante os Safári na Índia.

Vejam abaixo os hotéis que ficamos em Kanha, Bandhavgarh e Satpura. Eles mesmos fazem as reservas dos safáris sempre com guias naturalistas. Os valores variam de acordo com as hospedagens.

Shergarh Tented Camphttp://www.shergarh.com/

Singinawa Jungle Lodgehttp://www.singinawajunglelodge.com/

Bandhav Vilashttp://www.bandhavvilas.com/

Forsyth Lodgehttps://forsythlodge.com/

Os hotéis estão diretamente ligados ao ecoturismo, mas também ajudam a promover atividades culturais. Em todas as hospedagens que ficamos tivemos a oportunidade de visitar aldeias nos arredores, interagir com moradores e presenciar apresentações de danças típicas com trajes locais.

+ NÃO ESQUEÇA de contratar um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia

Isso sem falar na rica gastronomia oferecida nas hospedagens, com pratos típicos e garantia de segurança nos alimentos cozidos ou frescos. Eu mesmo comi diversas vezes saladas e tomei sucos de frutas, e não tive nenhum problema.

Tem dúvidas sobre Safári na Índia?

Esqueci de mencionar algo sobre isso? Tem pouco tempo e quer saber qual Safári na Índia deve escolher? Quantos “game drives” deve fazer? Por favor, deixe suas dúvidas nos comentários abaixo que terei o maior prazer em respondê-las.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Roteiro de Israel - Na estrada para o Mar Morto

Roteiro de Israel e Jordânia em 10 dias – Parte II: Jerusalém, Palestina, Massada e Mar Morto

Seguro Viagem – Cupom de desconto pro Dia das Mães até 20%