in , , ,

Roteiro de 5 dias no Atacama – Chile

Lar de formações rochosas incríveis e do céu mais estrelado do mundo, o Deserto do Atacama, no Chile, é um dos destinos mais cobiçados do mundo. Quem pretende conhecer a região precisa usar o vilarejo San Pedro de Atacama como base. Ali há lojas, restaurantes, hotéis de todos os tipos e diversas agências que organizam tours rumo aos belos lagos, cânions, vulcões e gêiseres da região. O Rota de Férias, parceiro do Trilhas e Aventuras, foi conhecer essa maravilha da natureza chilena de perto. Inspire-se nesse roteiro da viagem de 5 dias no Atacama e aproveite as dicas:

1º dia: San Pedro de Atacama e Vale da Lua

Os brasileiros que pretendem conhecer o Atacama devem desembarcar no aeroporto de Santiago e, em seguida, seguir de avião para Calama, já que San Pedro de Atacama fica a 80 quilômetros de lá. A forma mais prática de chegar à base do deserto é contratando serviços de traslado de operadoras e agências de viagem.

Nos primeiros dias, é preciso pegar leve para que o corpo se adapte à altitude e aridez da região. Conhecer o clima hippie, as casas rústicas e as ruas de terra de San Pedro de Atacama é uma boa opção. Vale a pena visitar o Museu Padre Gustavo Le Paige para aprender mais sobre a história do Atacama. A igrejinha da vila, construída em 1774, também chama a atenção.

No final do dia, vá ao Vale da Lua para assistir ao pôr do sol. O local, que fica nos arredores do vilarejo, conta com uma série de formações rochosas que se parecem com o solo lunar. Um dos pontos mais legais do pedaço é a Pedra do Coyote, que oferece uma vista privilegiada para a cordilheira de sal.

Aproveite para tirar fotos de formações rochosas como o Anfiteatro, a Quebrada de Cari e as Três Marias. Feche o dia com uma caminhada pelo Vale dos Mortos. O local ganhou este nome porque várias pessoas das antigas civilizações da região foram enterradas por lá.

2º dia: Laguna Cejar e Salar do Atacama

Um dos passeios mais bacanas nos arredores de São Pedro de Atacama é a Laguna Cejar. Vale a pena mergulhar na água clarinha, que não deixa ninguém afundar. O fenômeno acontece por causa da alta concentração de sal na água.

Depois de curtir o lago, programe-se para dar um pulo no Salar do Atacama, que fica a 85 quilômetros de San Pedro de Atacama. Antes de chegar à planície de sal, as operadoras de viagem costumam parar na Laguna Chaxa. Lá vivem diversos flamingos, que encantam quem passa pelo local.

O céu do Atacama é o mais bonito e limpo do mundo. Aproveite para ver um por do sol incrível e colorido no salar. Depois, tire um tempo para observar as estrelas e siga para o hotel para dormir cedo. Você vai precisar de muita energia para o dia seguinte!

3º dia: Gêiseres del Tatio e Termas de Puritana

No terceiro dia, programe-se para conhecer os famosos Gêiseres del Tatio. É preciso chegar cedo, já que os jatos de água fervente de origem vulcânica só dão as caras nas primeiras horas da manhã. Vale salientar que o clima é bastante gelado no começo do dia, por isso, não se esqueça dos agasalhos, gorros e cachecóis.

As vans que levam os visitantes ao local passam nos hotéis por volta das 4h da manhã e o percurso dura aproximadamente duas horas. Cerca de 80 gêiseres ficam espalhados ao longo de duas áreas. A primeira abriga os gêiseres pequenos e permite que a galera chegue bem perto para ver o fenômeno. Os mais fortes ficam na segunda, que é protegida por muros baixos.

Na volta, descanse um pouco no hotel para recuperar as energias. Se quiser relaxar de vez, siga para as Termas de Puritana, cânions que abrigam lagoas e cachoeiras termais. Vale a pena curtir o resto do dia em uma das oito piscinas quentinhas (a temperatura da água é de 33,5°C). Na volta para o hotel, alguns motoristas param em Guatin, região cheia de cactos e ótima para fotos.

4º dia: Lagunas Altiplânicas

Comece o dia acordando cedo para visitar as Lagunas Altiplânicas, que ficam a quatro mil metros acima do nível do mar. As duas lagoas do local (Miscanti e a Miñiques) chamam a atenção dos visitantes por conta da tonalidade azulada da água. De lá, também é possível observar alguns vulcões da região, como o Licancabur.

O passeio é bastante cansativo por conta do ar rarefeito e algumas pessoas até precisam do auxílio de balões de oxigênio. Por isso, tire um tempinho para descansar quando voltar ao hotel.

Depois, saia pelas ruas do vilarejo para fazer compras na feirinha de artesanato e curtir um dos restaurantes de San Pedro de Atacama. Os principais ficam na Calle Caracoles.

5º dia: Salar de Tara

No último dia de viagem, siga para o Salar de Tara, que fica a 140 quilômetros de San Pedro de Atacama. Antes de chegar lá, as vans fazem uma parada nos Moais de Tara, região que abriga uma série de pedras enormes esculpidas pela força dos ventos. Também conhecido como Sentinelas de Tara, o local é perfeito para tirar altas fotos.

Chegando ao Salar de Tara, o turista dá de cara com um cânion que desemboca em um lago. O visual é de tirar o fôlego. Explore o pedaço durante o dia e retorne ao vilarejo para curtir a última noite de viagem relaxando na piscina do hotel.

Dicas de restaurantes

ADOBE

Com um belo salão a céu aberto, oferece bons pratos, com destaque para a apresentação. Há bons grelhados no cardápio.

LA ESTAKA

Tem massas, carnes, sopas e uma boa carta de vinhos. O ambiente é bem bacana.

TIERRA, TODO NATURAL

Uma opção gostosa e com preços em conta. Serve pizzas, massas e crepes.

Dicas de hospedagem

TIERRA ATACAMA

Com decoração deslumbrante, fica quase que escondido em meio às paisagens atacamenhas. Oferece tours repletos de regalias e conta com spa e uma piscina com vista maravilhosa.

KIMAL

Fica bem localizado, no centrinho de San Pedro de Atacama, e é uma boa dica para quem busca conforto sem enviar o pé na jaca no orçamento.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Paulo Basso Jr.

Paulo Basso Jr. atua como jornalista de turismo desde 2000, com textos publicados em veículos como Viaje Mais, Viaje Mais Luxo, UOL Viagem e O Estado de S.Paulo. À frente da agência de comunicação Entre Aspas, já esteve em mais de 40 países e 400 cidades de todos os continentes. Exerce as funções de editor-chefe do site Rota de Férias, fundado em 2016. Siga no Instagram: @rotadeferias

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Club Sens, melhor balada na Cidade do México

As melhores baladas na Cidade do México

TuffGong Studio of Bob Marley - Kingston, Jamaica

Guia da Jamaica: O que fazer em Kingston, a capital da ilha