Roteiro de 4 dias pelo Deserto do Atacama





Uma viagem totalmente diferente de todas que eu já tinha realizado e um sonho antigo realizado. O destino? O deserto mais alto e seco do planeta, por isso, se é aventura que você procura, chegou no lugar certo e tenho certeza que não irá se arrepender. Partiu Deserto do Atacama!

O Deserto do Atacama fica ao norte do Chile, fazendo fronteira com a Bolívia e Argentina. Para chegar em San Pedro de Atacama é preciso pegar um vôo para a cidade de Calama, saindo de Santiago. Na saída do aeroporto de Calama você pode comprar seu transfer nos guichês (comprando ida e volta tem desconto), e percorrer um pouco menos que 100km até San Pedro.

A  cidade possui muito mais Hostels do que Hotéis, seja qual for a sua opção, tente escolher na região central perto das ruas Caracoles, Toconao e Tocopilla, na volta dos passeios as agências costumam nos deixar por ali. San Pedro de Atacama é agradável com suas ruas de areia, coloridas apenas pelo artesanato local, movimentada por gente do mundo todo e com muitos restaurantes, bares, lojinhas e agências de turismo oferecendo seus passeios.

Preparados para uma experiência com paisagens exóticas, onde faz frio, faz calor e no fim do dia suas roupas estão cheias de areia? Mas, não se preocupe! Ao final deste roteiro de 4 dias pelo Deserto do Atacama, duvido você não ficar morrendo de vontade de embarcar no primeiro avião. Bora lá?

1º Dia – Lagunas e Valles

Reserva Nacional Los Flamencos Laguna de Chaxa

Laguna Altiplanicas Miscanti e Muniques

Valle de La Luna e Vigilante Três Marias

Reserva Nacional Los Flamencos Laguna de Chaxa

Como chegamos de noite, fechamos nossos passeios ainda no Brasil com um guia que conheci em minha primeira viagem a Santiago e que agora trabalha em San Pedro de Atacama. Confesso que minha preocupação foi não perder um minuto e já acordar partindo para a minha primeira aventura, mas não se preocupe, você pode fechar os seus assim que chegar, no centrinho existem muitas agências oferecendo o serviço.

Mesmo sendo um deserto, o Atacama além de possuir paisagens surpreendentes, de um lado as montanhas dos Andes com vulcões e de outro as lagoas de água salgada, conta também com uma vida selvagem composta por lhamas, alpacas, viscachas, inúmeras espécies de aves e os famosos flamingos que você encontra nas lagoas da Reserva Nacional Los Flamencos.

Laguna Miscanti Y Miñiques, não parece uma pintura?

Ainda no mesmo passeio você vai perder o fôlego com a laguna Miscanti Y Miñiques, nem todas as imagens do mundo são capazes de descrever o que os nossos olhos são capazes de capturar, a guia teve que nos buscar pelo braço, eu não queria mesmo ir embora deste lugar fantástico.

Neste primeiro dia chegamos a 4.200 metros do nível do mar, algumas pessoas se preparam ingerindo chá de folha de coca para não enjoar, eu não achei necessário e não senti nada, a falta de ar ficou somente por conta de tanta beleza mesmo.

Valle de La Luna e seus paredões de rocha

Na parte da tarde, partimos para o Valle de La Luna que é formado por rochas de sal, o passeio começa às 16h e se encerra por volta das 19h com o pôr do sol na Pedra do Coiote, vale tentar ser um dos primeiros da fila para uma belíssima foto, infelizmente, não tive essa sorte. O Vale está a 2.500 metros acima do nível do mar, por isso, não estranhe se você se sentir ofegante na caminhada de acesso à grande duna, seu corpo também vai sentir falta de água, por isso, vá preparado, não existem vendedores nos 20 minutos de subida.

Três Marias e eu querendo ser a quarta no Valle de La Luna

2º Dia – Geiser e Dunas

Geyser del Tatio

Valle de La Muerte

Prepare-se pois é preciso acordar muito cedo e quanto mais cedo, mais frio, a temperatura pode chegar a -15 graus, dependendo da época do ano, meia calça, calça, segunda pele, blusas, casaco, touca e cachecol são mais que bem vindos. Os gêiseres se formam quando rios gelados subterrâneos entram em contato com rochas quentes, seu vapor pode chegar a 6 metros de altura e atingem até 85ºC. No local, é possível entrar em uma piscina de água quente, então, não esqueça sua toalha e roupa de banho.

Geyser e seus gases quentes

Como o passeio para o Geyser é muito cedo, aproveitamos o resto do dia para ir até o Valle de La Muerte de bike, que alugamos facilmente na cidade com direito a um mapinha, é bem fácil de chegar e fica apenas 3km das ruas principais de San Pedro. A paisagem é intercalada por dunas de areia e montanhas, dizem que o vale recebe este nome, porque de tão seco nada nasce ali, em alguns trechos enfrentamos uma areia fofa que dificultou a passagem das bicicletas, mas nada que atrapalhasse o passeio.

O pessoal aproveita para praticar sandboarding nas dunas, se você for adepto, com certeza vale à pena se aventurar. Lá em cima venta muito, por isso vá com óculos escuros para proteger os olhos e preparado para voltar com areia da cabeça aos pés.

No topo da Duna do Valle de La Muerte os adeptos de sandboarding se preparam para a descida no Deserto do Atacama – Chile

3º Dia – Lagoas de água doce e salgada

El Pukará de quitor

Laguna Cejar

Ojos del Salar

Laguna Tebinquince

El Pukará de Quitor foi outro passeio que fizemos de bike, Pukará é uma fortaleza de pedra que está localizada a 3km da cidade e foi proclamada monumento nacional em 1982.  Para explorar as ruínas é preciso enfrentar uma subida longa, deixando a bike na entrada, por isso vá com calçado adequado para caminhada, o esforço vale a pena pela vista, onde é possível enxergar o famoso vulcão Licancabur.

Ruínas de El Pukará de Quitor

Você já pensou em estar em uma lagoa que de tão salgada não te deixa afundar? Esta é mais uma experiência que o Deserto do Atacama tem para oferecer. A Laguna Cejar em si é fechada por causa das formações de sal que podem cortar e machucar, mas bem próximo existe a Laguna de Piedra, com 80% de sal em sua composição, nem mesmo estando com uns quilinhos a mais se consegue afundar nesta lagoa que é mais salgada que o Mar Morto e tem 10 vezes mais sal que a água do mar.

Evite o contato da água com olhos, lábios e cabelo, ao sair poderá notar seu corpo branquinho de sal, mas fiquem tranquilos, o local possui estrutura com chuveiros para lavar o corpo com água doce. Não tem desculpa para deixar de viver algo único em sua vida, não é mesmo?

Laguna Cejar somente para fotos

Ainda neste passeio, conhecemos Los Ojos del Salar, que são dois poços de água doce no meio do deserto. Como isso é possível? Confesso que eu não sei.

A última parada do dia é na Laguna Tebinquinche, um enorme lago de sal com o pôr do sol ao fundo, é de arrancar suspiros… e para melhorar, petiscos com direito a degustação da famosa bebida chilena pisco sour, melhor impossível. Um brinde ao Deserto do Atacama!

Laguna Tebinquinche, o Deserto só nos surpreende

4º Dia – Relaxamento total

Termas Puritama

Termas Puritamas

Deixamos as Termas Puritamas para o último dia, depois de tantos passeios cansativos, a intenção era relaxar, já que nosso vôo de volta seria naquela noite (todas choram!). Pudemos nos deliciar com 8 piscinas de águas termais que chegam a 35 graus Celsius e te fazem perder a noção do tempo, pela beleza e pela sensação de relaxamento que a água quentinha proporciona. Foi realmente para fechar a viagem com chave de ouro!

Uma das 8 piscinas e a difícil missão de ir embora

Espero que este post tenha passado um pouquinho do quão maravilhoso é o Deserto do Atacama e possa te ajudar na organização da sua viagem. Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para deixar um comentário logo abaixo ou fazer contato direto comigo. Terei o prazer em ajudar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Janaína Santos: Janaína Santos é paulista, balzaquiana, jornalista e marketeira de mudança para Dublin, na Irlanda. A vida é muito curta para morar em um só lugar. Ama viajar, escrever, pôr do sol, fotografia, cultura e boa comida. Sempre em busca do que faz as veias pulsarem, os olhos brilharem e experiências para compartilhar. Siga no Instagram: @janassantos

Ver Comentários (35)

Posts Relacionados